Ano 2 – Nº 51 / sexta-feira, 1 de agosto de 2014

EDITORIAL  

O PNE virou lei. E agora?

Todos que lutam por uma educação pública de qualidade estavam ansiosos para ver o Plano Nacional de Educação deixar de ser projeto e virar lei. Alcançado este objetivo com a publicação da  Lei nº 13.005, de 25.6.2014 , é preciso agora dar continuidade à mobilização e discussão públicas. E os desafios são muitos.  Aprovar a lei que estabelece 20 metas fundamentais para avançarmos rumo a uma educação de qualidade para todos foi apenas o primeiro passo. Leia mais.

               

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” retorna suas atividades dia 11 de agosto de 2014. Todas as segundas-feiras, das 20h00 as 22h00, o programa “Pensar a Educação Pensar o Brasil” vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. 

ENTREVISTA DA SEMANA 
Escola Pública, Política e Subjetividade – Luciano Mendes de Faria Filho

PENSAR INDICA
Um Grande Manifesto – Herbert Glauco de Souza – EXCLUSIVO

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A Greve nas Universidades Estaduais Paulistas: o que está em jogo? – Ana Luiza Jesus da Costa   EXCLUSIVO

O verdadeiro problema ortográfico – Sírio Possenti – Revista Ciência Hoje
“Problemas de escrita não podem ser controlados por lei”, defende o linguista Sírio Possenti

Presidente do INEP, Francisco Soares professor da UFMG defende a unificação dos currículos da educação básica em todo o Brasil. – Marcus Aurélio Taborda de Oliveira

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Sisutec: MEC divulga lista de candidatos pré-selecionados na primeira chamada – O Globo
Participantes deverão fazer matrícula entre os dias 30 de julho e 1º de agosto

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
Radio en la Escuela (Página 12, Argentina)
En Lomas de Zamora, desde la Mesa Local contra la Violencia de Género crearon un espacio en el que docentes, directoras, inspectoras y estudiantes del distrito comparten experiencias.

Leia mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Ciência Sem Fronteiras: avanços e recuos – Jornal da Ciência
Especialistas apontam os aperfeiçoamentos para o programa e estudantes relatam suas experiências acadêmicas e pessoais fora do País.

Para diretor do CNPq, patentear é mais urgente que publicar – Inovação Tecnológica
Para o diretor de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Paulo Sérgio Beirão, a resposta é clara: “Faça a patente antes da publicação”.

PESQUISA EDUCACIONAL
Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação – Dermeval Saviani
No texto que encaminhei como subsídio à preparação da Conferência Nacional de Educação (Conae), procurei reunir elementos teóricos e históricos que pudessem auxiliar na compreensão da temática central referente ao Sistema Nacional de Educação e ao Plano Nacional de Educação (PNE).

OPINIÃO DO LEITOR

Participe do nosso Boletim enviando sua opinião ou comentário para o e-mail: boletimpepb@gmail.com.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail:  – Telefone: (31) 3409-5313

Coordenação – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

EXPEDIENTE
Equipe Pensar a Educação em Pauta

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *