Ano 2 – nº 049 / sexta-feira, 06 de junho de 2014

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 09 de junho de 2014
Todas as segundas-feiras, das 20h00 as 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. Para o próximo programa de rádio, convidamos a professora da Faculdade de Educação da UFMG,Maria de Fátima Almeida Martins (EduCampo), que vai comentar sobre o “Projeto Político Pedagógico do Lecampo”. Além da agenda educativa, sorteio de livros e muito mais! Você pode ouvir pela internet acessando AQUI.

Ouça o programa “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” da última segunda-feira, dia 02 de junho de 2014
Tema: “Sorria meu bem, sorria: no ar, o Cassino do Chacrinha!”
Entrevistado: Elias Santos

O indígena na UFMG: reflexões sobre a inclusão – Boletim da UFMG
A inclusão dos estudantes indígenas na Universidade é uma ação afirmativa, pois, por meio de um conjunto de medidas ou ações, promove o resgate histórico ou contribui para a desestruturação das relações assimétricas entre os grupos sociais envolvidos.

Inovação em Minas – Portal Pensar a Educação em Pauta – Jornal O Estado de Minas
O IBGE publicou a 5ª edição da Pesquisa de Inovação, Pintec 2011, no final do ano passado. O levantamento realizado a cada três anos, constitui a única fonte oficial de dados sobre inovação tecnológica das empresas brasileiras.

Ministro da Educação pede criação de órgão para avaliar a educação superior – Portal UOL Educação
O ministro da Educação, Henrique Paim, pediu ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que incluísse na pauta desta semana o Projeto de Lei 4372/12, do Executivo, que cria uma autarquia específica para avaliar e supervisionar a educação superior no Brasil.

‘Cultura sem Fronteiras’ vai bancar intercâmbio na Europa para aluno de Humanas – Portal Último Segundo
Antes barrados pelo programa Ciência Sem Fronteiras (CsF) – que dá bolsas de estudos para universitários brasileiros de Exatas e de Saúde estudarem no exterior -, agora os alunos de Humanas terão acesso a um programa similar também do Governo Federal: o Cultura sem Fronteiras. 

Câmara conclui votação do PNE e texto segue à sanção presidencial – Portal EBC
A Câmara dos Deputados concluiu hoje (3) a votação dos destaques do Plano Nacional de Educação (PNE). O plenário rejeitou os destaques que questionavam artigo relacionado ao financiamento da educação e decidiu que as instituições privadas serão beneficiadas pelo aumento gradativo da participação da educação pública.

Enfim, Plano Nacional de Educação vai para sanção presidencial – Revista Veja
A Câmara dos Deputados votou na tarde desta terça-feira os últimos destaques do Plano Nacional de Educação (PNE), documento que estabelece vinte metas e mais de 200 estratégias para o setor no Brasil nos próximos dez anos). O projeto de lei segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Os avanços do PNE são conquistas da sociedade civil, mas dependem de controle social – Portal da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Fruto de um intenso processo de construção democrática, o texto que segue para a sanção presidencial é bem melhor do que a versão encaminhada pelo Poder Executivo ao Parlamento. .

Mais de 700 municípios têm mais da metade dos alunos em atraso escolar – Jornal da Ciência
São estudantes com pelo menos dois anos de atraso escolar. Na outra ponta, 217 de um total de 5,5 mil municípios têm menos de 10% de estudantes nessas condições.

Mensalidade na USP – Jornal Folha de São Paulo
A Folha desta segunda-feira (2) deu destaque à informação de que, segundo critérios do ProUni, 64% dos alunos de graduação da USP deveriam estar a pagar mensalidade.

Estado deve bancar apenas curso estratégico, afirma ex-ministro – Jornal Folha de São Paulo
Para Cristovam Buarque, aluno poderia pagar por vaga em universidades públicas, como a USP. Proposta de cobrança de mensalidade é criticada por docentes, para quem a medida fere direito à educação.

A reveladora crise da USP – Jornal O Globo

A Universidade, por má gestão, gasta 106% dos seus recursos em salários. Se fosse uma instituição privada, teria falido. O modelo de governança precisa ser debatido.

Projeto ensina o que é política para jovens – Portal Porvir
A partir do Recife, em Pernambuco, uma iniciativa apartidária de politização pretende aumentar a participação dos jovens brasileiros nos processos democráticos. O principal objetivo do projeto Politiquê? é criar espaço para debates sobre o que é e como é feita na prática a política.

“Escola não está conseguindo responder desafios do Séc. XXI” – Jornal GGN
Um a cada quatro estudantes abandona a escola antes de chegar na última série do ensino fundamental. O dado foi destaque no Relatório de Desenvolvimento produzido pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), divulgado em 2013, que posicionou o Brasil como o 3º país com a maior taxa de evasão escolar entre 100 países.

Professores da rede estadual decidem suspender a greve – Jornal O Tempo
Professores da rede estadual de educação decidiram suspender a greve durante assembleia realizada nesta quarta-feira (4), na praça da Assembleia, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Reunião entre professores municipais e PBH termina sem acordo – Jornal O Tempo
Terminou sem acordo a reunião realizada nesta quarta-feira (4), entre Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e representantes dos professores da rede municipal, para a apresentação de uma nova proposta à categoria.

O “professor-pesquisador” e os arquivos virtuais – Revista História, Ciência, Saúde, Manguinhos
A primeira vez que ouvi a expressão “professor-pesquisador” foi em uma palestra de Selva Guimarães, lá por 1996. Na época, eu estava descobrindo que ser professora era muito mais do que estar numa sala de aula.

Comissão de Educação debaterá base nacional comum para o ensino básico – Jornal Correio Braziliense
A Comissão de Educação promove audiência pública hoje para discutir a criação de uma base nacional comum para o ensino básico do Brasil.

Governo sanciona lei que cria curso pré-vestibular – Jornal Diário do Amapá
O governador do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB) sancionou a Lei 0.0039/2014, que autoriza o Poder Executivo, através da Secretaria do Estado de Educação (Seed), a criar o ‘Curso pré-vestibular gratuito’ para alunos de famílias de baixa renda.

Educação ambiental: um dos desafios da Sustentabilidade – Jornal O Estado do Ceará
Dona Enedna Lima, 66, não aguenta mais. O lixo jogado no açude João Lopes, no Monte Castelo, atrai mosquitos e mau cheiro para a casa da aposentada. 

Professor da Educação Física aborda esporte e Copa do Mundo em debate no Espaço do Conhecimento – Boletim da UFMG
A prática do esporte na contemporaneidade, em nível amador e profissional, envolve uma gama enorme de serviços, investimentos, ações de marketing e de mídia, pesquisas etc. Mas se mantém a paixão dos atletas e de milhões de torcedores.

Apenas quatro países destinam 10% do PIB para a educação – Jornal Folha de São Paulo
A meta para o gasto público brasileiro em educação aprovada nesta terça-feira (3) pelo Congresso está bem acima do padrão seguido pelas principais economias mundiais.

Moção de apoio à greve dos profissionais da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte – Portal Gestrado UFMG
O Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) declara apoio e solidariedade aos trabalhadores da educação.

– PESQUISA EDUCACIONAL EM PAUTA – 

A inclusão do aluno surdo no ensino médio e ensino profissionalizante: um olhar para os discursos dos educadores – Fagner Michel Mallmann; Juliana de Conto; Maria Fernanda Bagarollo; Denise Maria Vaz Romano França
O objetivo desse trabalho foi investigar, a partir do olhar da equipe educacional, as práticas pedagógicas no Ensino Médio e Ensino Profissionalizante quando tem em sala de aula alunos surdos. Foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa e a coleta de informações ocorreu a partir de uma entrevista não estruturada com dois professores, dois pedagogos e um intérprete de Libras que atuam na educação de três alunos surdos do ensino regular.  A pesquisa foi realizada em uma escola estadual, considerada referência para educação de surdos, de uma cidade de médio porte do interior do Paraná. O conjunto de dados foi dividido em eixos temáticos e analisados a partir do conteúdo. Os eixos temáticos norteadores da discussão são: aspectos positivos e negativos – inclusão do aluno surdo no ensino regular; metodologias de ensino usadas em sala de aula com o aluno surdo; o intérprete de Libras na escola regular. Conclui-se que a inclusão do aluno surdo está sendo realizada, mas que essa inclusão não está garantindo o acesso às aprendizagens, pois há dificuldades de comunicação entre professor e aluno surdo, falta de conhecimento sobre a surdez e adaptações metodológicas isoladas na sala de aula.  Espera-se que esse estudo movimente discussões acerca da inclusão do aluno surdo no ensino regular, possibilitando a essa população um ensino que respeite a peculiaridade da surdez e dê condições para que esses sujeitos se desenvolvam e participem efetivamente do meio social em que vivem.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

www.pensaraeducacao.com.br

www.facebook.com/pensaraeducacaopensarobrasil

twitter.com/pensareducacao

EQUIPE:

Coordenação: Luciano Mendes

Conteúdo: Isabella Brandão

Produção: Luísa Marques

Site: Sandra Ribas

Divulgação: Priscilla Bahiense e Marcella Franca

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