Ano 2 – nº 038 / sexta-feira, 14 de março de 2014

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 10 de março de 2014

Todas as segundas-feiras, das 20h00 as 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. No próximo dia 17 de março daremos continuidade à série dedicada a memórias dos 50 anos do Golpe de 64. Para o segundo programa da série convidamos o professor Felipe Zurita (Chile).Como sessão especial teremos Cinema Falado com professor Eugenio Magno, além da agenda educativa, sorteio de livros e muito mais! Você pode ouvir pela internet acessando AQUI.

Rádio UFMG Educativa faz série para relembrar os 50 anos do Golpe Militar no Brasil

Serão, ao todo, 50 programas que começam a ser veiculados no dia 10 de fevereiro e vão até 31 de março de 2014, data em que completam 50 anos do Golpe. Na página do projeto você poderá acompanhar todo o processo de produção, ouvir os cinquenta programas e ter acesso a material extra, como vídeos e imagens produzidas e recolhidas pela equipe. Acesse: www.50anosdogolpe.tumblr.com

Câmara aprova cuidador para alunos com deficiência nas escolas – Portal EBCA

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (12), em caráter conclusivo, medida que obriga as escolas regulares a oferecer cuidador específico para alunos com deficiência, se for verificado que o estudante precisa de atendimento individualizado. A iniciativa está prevista no Projeto de Lei 8014/10, do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que agora será analisado pelo Senado.

Docentes terão curso para ensino de alunos com deficiência – Diário do Sudeste

A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo inicia amanhã a formação continuada de 1.600 professores e gestores da rede pública de ensino voltada para a inclusão de alunos com deficiências físicas ou mentais. São sete cursos lato sensu elaborados em parceria com a Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) e a EFAP (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo).

O dilema da idade escolar – Folha de São Paulo

Em 2010, o CNE estabeleceu que, para o ingresso na pré-escola, a criança deve ter quatro anos completos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula. Para o ensino fundamental, a idade é de seis anos.

Homens lidam com estigma ao lecionar no ensino infantil- Jornal da Ciência

No país, entre os 443.405 profissionais contabilizados neste segmento do ensino pelo Censo da Educação Básica de 2012, apenas 13.516, ou 3%, eram homens. Enquanto alguns deles são bem aceitos em suas escolas, outros esbarram no preconceito de pais de alunos que não aceitam professores do sexo masculino dando aulas para suas crianças. Este desequilíbrio entre gêneros diminui bastante no ensino fundamental, no qual homens são 270.446 (19%) entre 1,1 milhão de docentes.

É preciso educar o sentimento – Jornal O Tempo

Como educar nossos filhos para que eles se tornem adultos fortes nesses tempos difíceis, em um mundo movido pela urgência, pelo individualismo e pelo consumismo? A resposta, segundo a pedagogia Etievan, é se relacionar com o outro como um ser integral que tem mente, corpo e sentimento.

Educação vista apenas como uma fase da vida acabou – Portal do Aprendiz

“Quando falamos em educação a gente pensa em professor, sala de aula e alunos. Eu passei a trabalhar com o conceito de Gestão do Conhecimento, algo muito mais amplo e que envolve deslocamentos profundos. A educação vista apenas como uma fase da vida acabou. Isso envolve cada vez mais gente, então temos que pensar o acesso e a interação com o conhecimento durante todas as fases da vida.

”Ler com pressa é pior do que não ler – Revista Época

Os defensores da leitura dinâmica parecem não se importar, e continuam criando os métodos mais heterodoxos para acelerar seus olhos. De todos os métodos que já me apresentaram, o mais curioso é também o mais recente. No fim de fevereiro, a startup americana Spritz anunciou uma tecnologia capaz de ensinar qualquer um a ler rápido instantaneamente, em qualquer tela de celular.

Mapeamento: olhar para a cidade é oportunidade de aprender – Centro de Referência em Educação Integral

Quando olhamos para nossa cidade a fim de registrar o que nela existe, exercitamos nossa percepção sobre o espaço, sobre as pessoas que nele habitam e sobre aquilo que há de bom ou de ruim em nossa sociedade. E é justamente esse o objetivo de um mapeamento com fins educativos. Mais do que encontrar pontos geográficos, o mapeamento fala da forma como nós nos relacionamos com as nossas comunidades.

PNE: Faltam 54 bilhões para as escolas públicas serem dignas – Portal UOL

Em 27 de fevereiro, o professor da UnB (Universidade de Brasília), Luiz Araújo, defendeu na Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo) sua tese de doutorado. Seu estudo calculou quanto o Brasil precisa investir para que todas as escolas públicas sejam dignas e garantam um padrão mínimo de qualidade. Conforme a pesquisa, em 2011, seria preciso que o país investisse cerca de 54 bilhões a mais nas escolas públicas de educação básica.

Deputados defendem mudanças no currículo e ensino integral no ensino médio – Revista Gestão Universitária

Comissão especial da Câmara propõe que ensino médio seja organizado por áreas de conhecimento – e não mais por disciplinas como acontece atualmente. O objetivo é a aproximação com o Enem, que já segue este critério na divisão da sua prova. A proposta apresentada pela comissão da Câmara também estabelece prazo de cinco anos para que as escolas tenham pelo menos 50% dos alunos no sistema integral. Confira as propostas da comissão no último capítulo da série sobre a reformulação do Ensino Médio, com Karla Alessandra, da Rádio Câmara.

Projeto busca despertar o interesse de meninas pelas ciências exatas – Portal Brasil

Aula inaugural no Auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), marcou o início do Projeto Meninas e Jovens fazendo Ciências Exatas. A iniciativa pretende incentivar alunas entre 15 e 16 anos do ensino médio a ter interesse nas ciências exatas e na divulgação da ciência, como também fomentar a vocação de mulheres para o ingresso nas carreiras de Ciências Exatas e Engenharias.

Cristovam pede apoio à proposta de federalização da educação – Portal de Notícias do Senado

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu em Plenário o apoio dos membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) à proposta de sua autoria que prevê a realização de plebiscito para decidir sobre a transferência para a União da responsabilidade sobre a educação de base no Brasil. Para o senador, a criança não tem culpa de nascer em uma cidade pobre e o desafio é espalhar escolas públicas federais pelo Brasil.

Ações para combater o analfabetismo devem ir além da escola – Tribuna da Bahia

Especialistas que acompanham as iniciativas já tomadas para acabar com o analfabetismo reconhecem os avanços já obtidos nos últimos anos – especialmente com a universalização do ensino básico – para garantir que os brasileiros saibam ler e escrever. No entanto, ressaltam que as ações precisam ir além da escola.

Alunos de todo país são chamados a trocar trabalhos – Portal Porvir

Um garoto da Bahia compartilha uma receita de Acarajé com um gaúcho que toma chimarrão. O estudante de uma comunidade ribeirinha da Amazônia assiste a vídeos com depoimentos de paulistas. Em Pernambuco, alunos leem artigos sobre mobilidade urbana e o uso da bicicleta no Paraná. Todas as trocas acontecem pela internet com a mediação de um professor. Essa é a ideia do Programa Aprender em Rede, uma iniciativa educacional do Instituto Crescer que irá promover o intercâmbio de experiências regionais e culturais entre alunos de escolas públicas e privadas. As inscrições para participar do projeto estarão abertas até o dia 31 de março.

Alunos da rede pública de SP terão aula de ensino profissionalizante – Portal G1

Chamado de “Via Rápida – Educação Integral”, o projeto vai oferecer 13 opções de formações diferentes como agente de turismo, gestor de projetos sociais, cuidador de idosos e organizador de eventos. As aulas com o foco no mercado de trabalho serão ministradas aos alunos do 3º ano do ensino médio, depois da grade regular de ensino, o que amplia a jornada dos estudantes na rede estadual.

Ouça o programa “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” da última segunda-feira, dia 10 de março de 2014

Tema:”O Golpe Militar e a Educação”

Entrevistado: Marcus Taborda

– RESENHA DA SEMANA –

Livro: A Arqueologia do Saber, de Michel Foucault

Resenhista: Alice Cristhófaro

– PESQUISA EDUCACIONAL EM PAUTA –

A escola de tempo integral: desafios e possibilidades – Adriana de Castro; Roseli Esquerdo Lopes

No estado de São Paulo, no ano de 2006, foram implantadas mais de 500 Escolas de Tempo Integral (ETIs), no ensino fundamental da rede pública estadual, com o objetivo de ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos. A jornada discente foi estendida e o currículo básico foi incrementado com as oficinas curriculares. Este artigo analisa a correlação entre os objetivos arrolados pela política educacional e os dados da experiência concreta, a fim de compreender os avanços, desafios e limites da proposição de uma educação pública de melhor qualidade, a partir da Escola de Tempo Integral. Trabalhou-se com dados coletados em um estudo de caso, analisado à luz das referências de Teixeira (1977), Gramsci (2004), Manacorda (1990), Paro (1988) e Cavaliere e Coelho (2002). Dentre suas principais conclusões, pode-se afirmar que a extensão da jornada discente não pode ser apenas uma questão de ampliação de tempo, mas de uma organização escolar que contemple e qualifique as atividades obrigatórias e as atividades de livre escolha do aluno.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

www.pensaraeducacao.com.br

www.facebook.com/pensaraeducacaopensarobrasil

twitter.com/pensareducacao

EQUIPE:

Coordenação: Luciano Mendes

Conteúdo e Produção: Isabella Brandão

Site: Sandra Ribas

Divulgação: Hercules Santos e Marcella Franca

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