Ano 1 – nº 024 / sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação Pensar o Brasil” do dia 21 de outubro de 2013

Todas as segundas-feiras, das 20h00 as 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. No próximo dia 21 de outubro, o programa dá continuidade ao ciclo de debates dos candidatos a reitor da UFMG e contará com a CHAPA 3, composta pelos professores José Nagib Cotrim Árabe e Paulo Sérgio Lacerda Beirão..Além disso, teremos agenda educacional, sorteio de livros e muito mais! Você pode ouvir pela internet acessando AQUI.

 

Senado discute valorização do magistério no Plano Nacional de Educação – Portal EBC

No Dia do Professor, a valorização da carreira do docente foi um dos temas da audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, convocada para discutir o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2023, que tramita na Casa. A importância de cumprir o piso salarial da categoria e de incentivar a qualificação profissional como formas de contribuir para a valorização dos professores foram itens citados por participantes.

Dia do Professor: comemorar é preciso – Jornal da Ciência

Ter um dia para homenagear o professor é muito pouco e o dia do professor deveria ser um dia de muita festa, mídia escrita, falada e homenagens pelo que representa para a construção de uma sociedade soberana. Mas neste imenso Brasil de encantos mil, o dia do professor é mais um dia entre tantos.

Universidades brasileiras, em busca da excelência (Parte 1) – Jornal O Estado de São Paulo

Promover a internacionalização, valorizar o mérito, flexibilizar as regras e reduzir a burocracia. Essa é a receita básica que as universidades brasileiras precisam seguir se quiserem ficar mais parecidas com Harvard, Oxford, Stanford e outras instituições de ensino e pesquisa que aparecem no topo dos rankings internacionais, segundo especialistas ouvidos pelo Estado.

Universidades brasileiras, em busca da excelência (Parte 2) – O Estado de São Paulo

Número de trabalhos publicados. A principal métrica usada pelas instituições de ensino e pesquisa do Brasil para demonstrar sua produção científica não aparece em nenhum lugar nos sites do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) ou da Universidade Harvard – primeira e segunda colocadas no ranking de melhores universidades do mundo do Times Higher Education (THE).

Instituições privadas de ensino superior estão da mira do governo – Jornal O Globo

Depois de mirar setores como o de planos de saúde, de telecomunicações e bancário, o governo federal fechará o cerco contra as instituições privadas de ensino superior. A secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, afirmou nesta sexta-feira que assinará com o Ministério da Educação, ainda este mês, uma parceria para garantir a melhoria da qualidade do ensino superior no país, tanto no nível de graduação quanto de pós-graduação.

 

Professores encaram os desafios do século 21 – Jornal Zero Hora
No cinquentenário do Dia do Professor, os representantes da profissão têm encarado uma dura missão: ensinar aos alunos do século 21. Para vencer o desafio, é necessário inovar, algo como deixar de ser analógico e se tornar digital, nem que para isso seja preciso se disfarçar de princesa Fiona, como fez Maria Madalena Padilha dos Santos, uma professora de 47 anos de Capão da Canoa.

Uma data para reflexão – Jornal Tribuna do Norte

Ontem, 15 de outubro comemorou-se o Dia do Professor. Quem é professor nessa data, sempre, recebem cumprimentos, presentes, parabéns. O que é sempre bom, sem dúvida. Mas a data merecia ser motivo muito mais de reflexão, muito mais até que de comemoração em um país como o nosso.

“Salário de profissionais da educação cai em 2012”, diz Ministério do Trabalho – Jornal Correio do Povo

Os salários dos profissionais que prestam serviços em ensino – como professores, pedagogos, coordenadores, assistentes, vigilantes, secretárias, merendeiras, porteiros, entre outros – tiveram redução quantitativa e percentual de 2011 a 2012.

Valorizar o professor – Jornal Zero Hora

O Dia do Professor, lembrado hoje, suscita muitas reflexões em relação a essa atividade sem a qual não haveria educação de qualidade nem outros profissionais cuja formação exige um mínimo de frequência em sala de aula.

Por que as universidades brasileiras estão fora dos rankings mundiais – Jornal da Ciência

Em seu pronunciamento no Senado em 3 de outubro do corrente, o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), manifestando sua preocupação com a qualidade do ensino superior no Brasil em relação aos países desenvolvidos, sugeriu a realização de uma audiência pública na Comissão Senado do Futuro para discutir o problema (JC e-mail 4827 de 04 de outubro).

No Maranhão, professores se dedicam a melhorar a vida de comunidades quilombolas – Portal EBC

O acesso à educação foi uma conquista das comunidades quilombolas localizadas próximo a Codó, no interior do Maranhão. Em 2010, o ensino infantil chegou à comunidade Centro do Expedito. No mesmo ano, na comunidade vizinha, Santo Antônio dos Pretos, foi construída a primeira escola de ensino médio da região, o Centro Quilombola de Alternância Ana Moreira.

 

Dia do professor: O novo papel do profissional – Jornal Correio do Povo

Maior acesso ao conhecimento, oferta de vagas ampliada e avanço tecnológico – com influência nas mídias educacionais – são características do mundo atual que têm reflexos na escola.

Amadas mestras, amados mestres – Diário do Amapá

Consagrado nacionalmente como uma das melhores criações de Chico Anysio, o gênio nacional do humor, Professor Raimundo é a lídima expressão daquele mestre brasileiro muito paciente e prudente em suas argumentações e no trato com alunos sapecas e muitíssimos engraçados.

Educação ambiental – Sem informação, nada de sustentabilidade – Jornal O Estado do Ceará

Historicamente, o homem exerce uma pressão sobre os recursos naturais, e as interferências humanas sobre o meio ambiente são, ao longo do tempo, respondidas pela natureza.

Tempo para estudo e planejamento pode ser estendido a todos os profissionais da educação – Portal do Senado

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta quarta-feira (16) projeto que estende a todos os profissionais da educação básica pública o direito já assegurado aos professores de contar com um período da jornada reservado a estudos, planejamento, avaliação e participação na comunidade.

Estudo mostra necessidade de mestrado para os professores do interior do país – Tribuna da Bahia

Um dos desafios do programa Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), é atender o professor de matemática de pequenas cidades do interior do país, segundo o relatório Quem é o Professor de Matemática da Escola Básica?, realizado pela Sociedade Brasileira de Matemática.

Entenda como é realizado o Enem, da sua elaboração até a divulgação da nota final – Jornal R7

O Enem sofreu diversas mudanças nos últimos anos. Após o vazamento da prova de uma gráfica, em 2009, os critérios de segurança em todas as etapas se multiplicaram. Veja nas imagens a seguir um pouco mais sobre como o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ligado ao MEC (Ministério da Educação)

 

Reflexões revisitadas por ocasião do Dia do Professor – Jornal Campo Grande News

No dia 15/10/1827, D. Pedro I baixou uma lei criando o ensino elementar no Brasil. Muito tempo depois, na época do governo João Goulart, em 14/10/1963, por meio do Decreto Federal nº. 52.682, a data foi oficialmente reconhecida como feriado escolar para comemorar o dia do professor.

Educação é o melhor caminho para o Brasil, diz Dilma – Diário de Pernambuco

Durante a formatura de estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na cidade de Novo Hamburgo (RS), a presidenta Dilma voltou a dizer que a educação é essencial para o Brasil, que, para ela, só será grande se o seu povo crescer com ele.

Educação Inclusiva – Jornal Folha de Roraima

Os professores que integram o atendimento da Educação Especial e coordenadores das escolas municipais participaram nesta quarta-feira (09) da 1V Oficina de Educação Inclusiva com o tema: “Estratégias de Ensino na Alfabetização da Pessoa Cega e com Baixa Visão”.

Pesquisa educacional em pauta: Práticas pedagógicas reprodutoras de desigualdades: a subrepresentação de meninas entre alunos superdotados – Ana Paula Poças Zambelli dos Reis; Candido Alberto Gomes 

Muitos indicadores do Brasil e da América Latina mostram que ambos estão muito próximos da meta de paridade de gêneros da Educação para Todos. Entretanto, esmiuçando as estatísticas, encontram-se nichos nos quais as meninas são tratadas diferentemente, com base em preconceitos e estereótipos.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

www.pensaraeducacao.com.br

www.facebook.com/pensaraeducacaopensarobrasil

twitter.com/pensareducacao

EQUIPE:

Coordenação: Luciano Mendes

Conteúdo e Produção: Isabella Brandão

Editoração: Sandra Ribas

Divulgação: Hercules Santos e Marcella Franca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *