Ano 1 – nº 023 / sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação Pensar o Brasil” do dia 14 de outubro de 2013

Todas as segundas-feiras, das 20h00 as 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. No próximo dia 14 de outubro, o programa dá continuidade ao ciclo de debates dos candidatos a reitor da UFMG. Neste programa contaremos com a CHAPA 1, composta pelos professores Wander Emediato e Rosilene Tavares. Além disso, teremos agenda educacional, sorteio de livros e muito mais! Você pode ouvir pela internet acessando AQUI.

 

O papel da Escola e do Educador dos/nos tempos atuais – Jornal Diário Catarinense

O compromisso dos educadores vai além da simples necessidade de repassar conteúdos acumulados no decorrer da História e preparar os que estão sob sua responsabilidade somente para o mercado de trabalho, mesmo sabendo que vivemos numa sociedade capitalista onde o individualismo reina absoluto.

 

Educação esquecida – Revista Viver Brasil

O povo foi às ruas. Pediu redução das tarifas do transporte coletivo, melhoria na saúde e na educação… As passagens diminuíram, o governo trouxe médicos de fora do país para trabalhar no SUS.

Ensino superior na agenda de preocupações – Jornal O Globo

O Brasil, infelizmente, carrega a marca de ter uma das piores avaliações nos testes internacionais de qualidade do ensino básico (Pisa). Tem sido feito um grande esforço, desde a Era FH, para reverter este quadro.

 

Proposta para Lei de Responsabilidade Educacional é criticada em debate – Jornal Câmara Notícias

Representantes da área de educação dos governos estaduais, municipais e federal criticaram, nesta terça-feira (8), o projeto que cria a chamada “Lei de Responsabilidade Educacional” (PLP 15/11), que determina que os estados, municípios e DF têm que cumprir as uma série de medidas, sob pena de deixarem de receber as transferências voluntárias da União.

 

O valor dos professores – Jornal Zero Hora

Questão central quando o tema é qualidade do ensino, a necessidade de valorização dos professores volta a ganhar ênfase na mais nova etapa da campanha A Educação Precisa de Respostas.

 

Mulheres são maioria entre os candidatos ao Enem 2013

Dos 803,7 mil candidatos inscritos no Enem em Minas, 58,1% são do sexo feminino. Há 4 mil estudantes indígenas no contingente, no qual os pardos e negros somam 56,6%

 

PNE vai resolver problema de indicação de diretores de escolas públicas – Revista Educação Integral

Mercadante apontou que escolas que possuem gestores técnicos dedicados têm, de forma geral, desempenho superior às demais. Para ele, a aprovação do PNE pode pôr fim à indicação política de gestores, assegurando melhorias na qualidade da gestão escolar.

 

Causados por indisciplina, casos de violência em escolas chegam a 215 na Capital – Jornal Campo Grande News

A violência nas escolas de Campo Grande preocupa pais, educadores e autoridades. Nos últimos meses, casos brutais, como o da estudante Luana Vieira Gregório, 15 anos, esfaqueada em frente ao colégio em que estudava, chamaram a atenção da sociedade e despertaram debates.

 

Para valorizar o Enade – Jornal Folha de São Paulo

O programa Ciência sem Fronteiras concederá mais de 100 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos –os alunos de graduação devem alcançar nota mínima de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para desfrutar do benefício.

 

O recado do Enade – Jornal Zero Hora

Os resultados do último Exame Nacional de Desenvolvimento dos Estudantes (Enade 2012) indicam melhoras no ensino universitário em vários aspectos, mas também apontam um dado preocupante: quase um terço dos cursos superiores tem conceito insatisfatório, o que equivale à reprovação.

 

Democracia na USP – Jornal Folha de São Paulo

Na última semana, a Universidade de São Paulo foi objeto de várias notícias, desde sua queda brusca em um ranking internacional de avaliação até a invasão da reitoria por alunos.

Sem educação não se combate trabalho infantil, diz ativista indiano – Portal de Notícias do Senado

O indiano Kailash Satayarthi, criador da Marcha Global Contra o Trabalho Infantil e indicado ao Nobel da Paz em 2006, defendeu o investimento em educação como o mais importante meio de prevenir e combater a exploração ilegal de crianças e adolescentes.

Sociedade brasileira corre atrás de antigas metas para o ensino básico – Jornal da Ciência

Fundado em 2006, o movimento Todos pela Educação reúne diferentes setores da sociedade civil brasileira e tem como missão contribuir para que até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, o país assegure a todas as crianças e jovens o direito a Educação Básica de qualidade.

 

CE discute Plano Nacional de Educação – Portal de Notícias do Senado 

Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza, nesta terça-feira (8), audiência pública destinada a instruir o Plano Nacional da Educação (PLC 103/2012). A matéria, que exige a destinação, até o final do período de 10 anos, de pelo menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação.

 

Dia Mundial do Professor: busca por licenciaturas cresce menos de 1% – Portal Terra

A procura por cursos de licenciatura cresce em um ritmo muito lento no Brasil: o aumento do interesse na área entre 2011 e 2012 foi de apenas 0,8%. O baixo índice se reflete na educação básica da rede pública, que apresenta um déficit de 170 mil docentes.

Pesquisa mostra que Brasil tem pouco a festejar no Dia do Professor – Jornal O Globo

A entidade internacional analisou a forma como o docente é valorizado em 21 países, escolhidos segundo critérios de representação regional e de desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

Estratégia para democratização e interiorização do ensino superior – Jornal da Ciência

O sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), carro-chefe da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e as Instituições Públicas de Ensino Superior do país (Ipes) em prol da formação de professores no Brasil, foi o objeto de estudo dos professores Maria Renata da Cruz Duran, do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina (Uel) e Celso José da Costa, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

MEC reprova 30% dos cursos avaliados em 2012 pelo Enade – Jornal Gazeta do Povo

Cerca de 30% dos cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012 apresentaram resultado insatisfatório, com notas 1 e 2 (de um teto de 5), informou nesta segunda o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Brasil é o penúltimo país em pesquisa sobre valorização de professor – Portal UOL

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (3) mostra que, entre 21 países, o Brasil fica em penúltimo lugar em relação ao respeito e à valorização dos seus professores.

 

Cristovam Buarque critica insensibilidade do governo para assuntos da educação – Portal de Notícias do Senado

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) criticou, nesta quinta-feira (3), a indiferença do governo da presidente Dilma Rousseff com a educação. O senador lamentou que a presidente não tenha se pronunciado sobre os resultados do ranking da Times Higher Education (THE) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2012.

 

Novos professores com velhas metodologias – Jornal da Ciência

O Brasil assim como outros países, tem como prioridade desenvolver uma educação que promova a formação de um cidadão autônomo, capaz de tomar decisões e participar ativamente da sociedade.

 

Para Unesco, mundo vai precisar de 8,4 milhões de professores até 2030 – Portal Globo

Um estudo da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) aponta que até 2030 o mundo vai precisar de mais 8,4 milhões de professores.

 

Para melhorar a nova Lei do Estágio – Jornal Folha de São Paulo

Alguns meses depois da entrada em vigor, as empresas iniciaram um rápido processo de adaptação. Em menos de um ano, na maioria dos casos, a adequação foi facilitada pela compreensão de que boa parte das novas exigências já vinha sendo cumprida nos estágios administrados pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).

 

A função docente, desafios entre o cuidar, educar e até proteger – Jornal Tribuna do Planalto

Sim! Uma fala olho no olho com o leitor ao ver esse texto e com a mídia que o divulga. No dia 26 de setembro, uma grande tristeza aconteceu: uma linda menina, de 10 anos, morreu, ainda em situação a ser investigada.

 

Nem mágica, nem dom. Pedra a lapidar – Revista Ciência Hoje

Professores de ciências devem estimular diferentes habilidades nos estudantes de modo a auxiliá-los no desenvolvimento da criatividade. Segundo bióloga e educadora, é preciso valorizar a dedicação e o trabalho, mais do que simplesmente transmitir conceitos.

 

Cresce número de cursos superiores com notas satisfatórias no país, revela ENADE – Jornal Amazonas Notícias

O número de cursos superiores com notas satisfatórias no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o ENADE cresceu quase 20 por cento em 2012, no país, em comparação a avaliação de 2009.

 

Maceió terá projeto das Nações Unidas – Jornal Gazeta de Alagoas 

Na manhã de ontem, o prefeito Rui Palmeira (PSDB) participou de uma reunião com a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, e uma equipe do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD).

 

Pesquisa educacional em pauta: Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar – ESTEBAN, Maria Teresa

O artigo trata das políticas de avaliação da alfabetização com base na Provinha Brasil, para refletir sobre os sentidos que a avaliação vem adquirindo no contexto das políticas públicas e no cotidiano escolar. O trabalho desenvolve-se a partir de pesquisa com o cotidiano escolar articulada à pesquisa-ação participante. As relações estabelecidas entre os processos instaurados e resultados obtidos nas esferas macro e microestruturais tornam necessária a indagação das relações que se produzem entre as políticas instituídas e a construção de processos favoráveis às aprendizagens de todas as crianças. Com base na vertente crítica no campo da avaliação educacional e na teoria pós-colonial, problematiza a avaliação em larga escala, contrapõe exame a avaliação e discute processos que possam dar efetiva contribuição à alfabetização das crianças das classes populares.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
www.pensaraeducacao.com.br
www.facebook.com/pensaraeducacaopensarobrasil
twitter.com/pensareducacao

EQUIPE:
Coordenação:
 Luciano Mendes
Conteúdo e Produção: Isabella Brandão
Editoração: Sandra Ribas
Divulgação: Hercules Santos e Marcella Franca

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