Vol. 1, Nº 019 / Setembro de 2013 – sexta-feira, 13.

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação Pensar o Brasil” do dia 16 de setembro de 2013
Todas as segundas-feiras, das 20h00 as 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. No próximo programa, dia 16 de setembro, teremos uma entrevista exclusiva com Beatriz Cerqueira e Mônica Souza (SindUTE), que vão comentar a respeito do movimento de professores da Rede pública de Minas Gerais que estão acampados na porta da casa do Governador Antonio Anastasia, desde o dia 30 de agosto. Além do sorteio de livros, agenda da educação e muito mais! Você também pode ouvir pela internet acessando AQUI.

Concurso de ensaios: “Educação e Relações Étnico-Raciais nos Intérpretes do Brasil”
O Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022 e a Mazza Edições, de Belo Horizonte, lançam  o concurso nacional com o tema Educação e Relações Étnico-Raciais nos Intérpretes do Brasil. O concurso visa premiar os dois melhores ensaios escritos sobre a temática com valores de R$ 3.000 e R$ 2.000,00, respectivamente para o primeiro e segundo lugar, além da publicação dentro da Série Ensaios da Coleção Pensar a Educação Pensar o Brasil.

Dilma sanciona lei que garante 75% dos royalties para educação e 25% para saúde – O Globo
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira a Lei que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde afirmando, em cerimônia no Palácio do Planalto, que este é mais um passo rumo à redução das desigualdades no país. Ela destacou que as três últimas grandes descobertas de campos de petróleo foram todas no Brasil: Libra, Franco e Lula. Dilma afirmou que as prospecções dessa riqueza somarão U$S 112 bilhões apenas em royalties nos próximos dez anos e que somente o Campo de Libra gerará recursos de U$S 368 bilhões nos próximos 35 anos.

Lei cria dilema entre pais de crianças que cursam 1º período do ensino infantil – Jornal Estado de Minas
Escolas e pais de alunos do ensino infantil vivem um impasse: decidir o futuro das crianças que fazem 6 anos até 30 de junho. A Lei 20.817, publicada em 29 de julho, estipula que meninos e meninas tenham a idade completa até essa data de corte para se matricular no ensino fundamental. Quem completar 6 anos a partir de 1º de julho deve entrar na pré-escola, diz a lei estadual em vigor. 

Escolarizados e desempregados – Carta Capital
“Meu pai sempre falava: eu estudei até a sexta série, eu não quero isso pra vocês, então meu pai se esforçava muito pra dar educação pra gente.” O depoimento é de um jovem entrevistado pelo pesquisador José Humberto da Silva para sua tese de doutorado “Juventude trabalhadora: percursos laborais, trabalhos precários e futuros (in) certos”, apresentada à Faculdade de Educação da Unicamp. O estudo analisou a trajetória de trabalho dos jovens brasileiros, os investimentos pessoais e financeiros feitos por eles e familiares na perspectiva de garantir “um bom emprego” e a ascensão social.

Educação precária desanima e expulsa os ribeirinhos da região do Baixo Rio Branco – Folha de Roraima
A educação precária no Baixo Rio Branco, no Sul de Roraima, na divisa com o Amazonas, vem provocando o esvaziamento das comunidades. Há três anos, 15 famílias que viviam em Samaúma abandonaram suas casas e se mudaram, para garantir que os filhos  continuem a estudar, na esperança de um futuro melhor. As cinco famílias que restaram não veem outra saída.

Senado aprova obrigatoriedade de bibliotecas nas escolas públicas – Correio Braziliense
Todas as escolas públicas brasileiras que oferecem ensino básico terão que criar e manter bibliotecas abertas para os alunos e professores. Nesta terça-feira (10), a Comissão de Educação do Senado confirmou a aprovação do projeto de lei que estabelece tal obrigatoriedade.

A educação, além dos royalties – Folha de São Paulo
A lei nº 12.858, sancionada anteontem pela presidente Dilma Rousseff, que destina parte dos royalties do petróleo para a educação, embora seja louvável, não dará conta, sozinha, de garantir a oferta de ensino público de qualidade, fundamental para o país.Mais recursos para educação são necessários, mas não suficientes. A qualidade da gestão educacional é também essencial para avançarmos.

Mercadante: ensino infantil e salário de professor estão entre prioridades de recursos dos royalties – Agência Brasil
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse no ultimo dia 11 que a educação infantil e a melhoria do salário dos professores estão entre as prioridades para a aplicação dos recursos dos royalties do petróleo. Mercadante disse que o impacto dos recursos na educação ocorrerá a médio prazo.

MEC dará bolsa para aluno do ensino médio estudar exatas e biológicas – Portal G1
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta terça-feira (10) um programa para incentivar estudantes do ensino médio a seguirem carreira nas áreas de exatas e biológicas. Batizado com o nome “Quero ser cientista, quero ser professor”, o programa vai dar bolsa de R$ 150 aos alunos de escola pública que demonstrem interesse nas áreas e que participem de uma jornada de trabalho e pesquisa, nos moldes da iniciação científica.

Mercadante defende diálogo com professores para reduzir faltas ao trabalho – Agência Brasil
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje (10) que é preciso haver um amplo diálogo com os professores para reduzir o número de faltas deles ao trabalho e evitar períodos de greve muito longos, que prejudicam os estudantes. Mercadante defendeu o direito à greve, mas observou que é preciso estabelecer um “diálogo aberto” e um “esforço coletivo” para tratar do tema.

Sul-Sudeste tem 19 das 25 melhores universidades – Folha de São Paulo
A s regiões Sul-Sudeste concentram 19 das 25 melhores universidades do país. São Paulo aparece à frente, com cinco instituições, seguido por Rio de Janeiro (quatro), Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul (três cada) e Santa Catarina (uma). O Nordeste tem quatro (Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco) e o Centro-Oeste, duas (Goiás e Distrito Federal).

Universidades são as que mais inovam – Folha de São Paulo
“As universidades estimularam o patenteamento recentemente com criação dos núcleos de inovação tecnológica internamente. Já as empresas não tiveram o mesmo estímulo adicional para patentear”, explica o engenheiro Bruno Rondani, da consultoria de inovação Allagi.

‘Nossa educação hoje é castradora e elimina líderes’, diz filósofa – O Globo
Para Viviane Mosé, o ensino no Brasil ainda é preso a uma estrutura do passado, que trata o aluno como um decorador de conteúdos. Ela ainda defende que, numa sociedade em que o acesso ao conhecimento foi democratizado em redes sociais, é preciso abandonar modelos de ensino em massa para priorizar a educação um a um.

Perfil dos professores influencia ranking de ensino – Folha de São Paulo
A partir desta edição, o RUF passa a adotar dois subindicadores para avaliar a qualidade dos docentes na graduação: número de doutores e de professores que trabalham em regime de dedicação integral.A inclusão do primeiro se baseia na aceitação mundial do critério, adotado pelos principais rankings internacionais e consenso de qualidade entre especialistas.Já o segundo contempla uma peculiaridade do cenário nacional -o predomínio de instituições com professores que apenas dão aulas, sem tempo remunerado para atender alunos e fazer pesquisas.

A corrida das avaliações – Portal do Aprendiz
Estou um pouco confusa com as propostas de avaliação deste “Programa de Reorganização Curricular eAdministrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo”. Ora fala-se em avaliação para a aprendizagem sem fins classificatórios, ora fala-se em nota de 0 a 10, inclusive em boletins. Ora fala-se em avaliação vinculada a Diretrizes Curriculares, ora em aprendizagem autoral. 

A Dicência em Questão: Saberes, Formação e Prática – Revista Gestão Universitária
Trata-se de um texto sucinto que traz reflexões a respeito da docência, encontrando caminhos a partir dos saberes docentes, da prática pedagógica e pela formação de professores. Não inicia do zero um processo de discussão, mas a partir de autores como Tardif, Pimenta, Demo, Zeichner e Charlot, tece um debate a respeito desses temas, já muito conversados nos espaços da escola e da Universidade. É uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e que a partir da leitura desses autores, considera que é necessário “ajuntar as pedras”, ou então, diminuir os hiatos existentes entre a escola e a universidade.

Dia Mundial da Alfabetização: condição das mulheres ainda preocupa – Terra Notícias
Ainda que a cada novo índice divulgado os dados sejam, em sua maioria, positivos, ainda há muito a se fazer para se conseguir a erradicação do analfabetismo no mundo, especialmente no que diz respeito aos direitos das mulheres. Segundo dados destacados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), dos cerca de 774 milhões de analfabetos adultos que existem, dois terços são do sexo feminino.

Por que universidades? – Folha de São Paulo
Estou recebendo uma série de perguntas de leitores que reclamam que suas respectivas instituições – centros universitários e faculdades – ficaram de fora do Ranking Universitário da Folha. No ranking universitário nós consideramos apenas universidades. Isso porque não podemos colocar instituições com missões diferentes no mesmo pacote. Explico.

Não é preciso estar dentro da escola para aprender, diz educador português – Portal IG Notícias
A inspiração da Escola da Ponte levará à criação de estrutura mais ambiciosa no Brasil nos próximos meses. Segundo José Pacheco, idealizador do colégio português, no dia 23 setembro, a primeira Comunidade de Aprendizagem do Brasil será lançada. A experiência começará pela cidade de Cotia (SP), onde funciona o Projeto Âncora, já inspirado no modelo português.

Escolas terão cinema de graça em Santa Catarina – Diário Catarinense
A partir dessa segunda-feira (9/9) a Transpetro vai levar salas de cinema para escolas públicas dos municípios de Camboriú, Itajaí, Araquari e Guaramirim, em Santa Cataria, através do projeto Cinema Petrobras em Movimento. 

O esmagamento do futuro – Gazeta do Oeste
Peço licença para abordar um tema recorrente, o qual já foi abordado por mim algumas dezenas de vezes. Falo da atitude suicida de nossa sociedade, que insiste em massacrar as futuras gerações.Onde está a saída? A meu ver, é urgente e indispensável (re)pensar o Brasil atual, formular um Projeto de Nação, no qual a educação deverá ter um papel essencialmente vital. Senão, vejamos.

Um reforço para ampliar a formação profissional – Campo Grande News
Em abril deste ano lançamos o Senai Educa 2013, maior programa de formação profissional de Mato Grosso do Sul, com meta de atingir 60 mil matrículas em 269 cursos gratuitos distribuídos por 45 municípios. Passados 4 meses, identificamos a necessidade de ampliarmos essa iniciativa como forma de enfrentarmos de frente o principal gargalo do setor industrial no Estado: a falta de mão de obra qualificada para atender as demandas das nossas empresas.

A subutilização da tecnologia da informação nas escolas – Tribuna do Planalto
Qual é a diferença do quadro negro, retroprojetor, data show e dos quadros interativos multimídia ou lousas digitais? No aspecto tecnológico existe muita diferença entre todos os dispositivos acima listados, mas o que vai determinar a eficiência deles no ensino é a maneira de como utilizá-los. 

Ouça o programa “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” da última segunda-feira, dia 09 de setembro  de 2013
Tema: 87 anos da Universidade Federal de Minas Gerais e os projetos de 2013.
Entrevistada: Vice-reitora Rocksane de Carvalho Norton.

Pesquisa Educacional em Pauta: Desvendando o perfil dos gastos educacionais dos municípios brasileiros
Este artigo sistematiza os resultados da pesquisa “Perfil dos Gastos Educacionais nos Municípios Brasileiros – ano base 2009”, desenvolvida pela Undime. A pesquisa foi motivada pela constatação de que as informações disponíveis sobre os custos da educação municipal estavam imprecisas. A pesquisa comprovou a fragilidade dos indicadores sistematizados pelo Siope, mostrando que há uma subdeclaração dos gastos municipais em educação infantil e educação de jovens e adultos.

Boletim Pensar a Educação em Pauta
www.pensaraeducacao.com.br
www.facebook.com/pensaraeducacaopensarobrasil
twitter.com/pensareducacao

EQUIPE:
Coordenação: Luciano Mendes
Conteúdo e Produção: 
Isabella Brandão
Divulgação: Hercules Santos e Marcella Franca

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