Vol. 1, Nº 017 / Agosto de 2013 – sexta-feira, 30.

 Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação Pensar o Brasil” do dia 02 de setembro de 2013

Todas as segundas-feiras, das 20h00 as 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. No próximo programa, dia 02 de setembro, teremos a tese do mês, que vai acordar otema “Acontecimentos nas brincadeiras de rua: encontros, movimentos e experimentações”, defendida por Juliana Prochnow dos Anjos, além do sorteio de livros, agenda da educação e muito mais! Você também pode ouvir pela internet acessando AQUI.

Concurso de ensaios: “Educação e Relações Étnico-Raciais nos Intérpretes do Brasil”

O Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022 e a Mazza Edições, de Belo Horizonte, lançam  o concurso nacional com o tema Educação e Relações Étnico-Raciais nos Intérpretes do Brasil. O concurso visa premiar os dois melhores ensaios escritos sobre a temática com valores de R$ 3.000 e R$ 2.000,00, respectivamente para o primeiro e segundo lugar, além da publicação dentro da Série Ensaios da Coleção Pensar a Educação Pensar o Brasil.

A escola e a cidade – Revista Gestão Escolar

O objetivo da escola é a socialização do conhecimento e do saber acumulado pela sociedade, levando à criação de novos saberes. Entretanto, não há neutralidade nesse processo, pois ele se realiza na perspectiva de determinados interesses. A escola está posicionada entre as forças da sociedade em que se insere e, portanto, serve ou às que lutam para perpetuá-la ou às que querem transformá-la.

Mais Educação São Paulo: Reforma ou Retrocesso? – Portal do Aprendiz

“Ouvi de um professor e pesquisador que a proposta apresentada é “bem avançada para a Europa de 1913 talvez”. Faz sentido o comentário, especialmente quando nos atemos aos aspectos que mais chamam a atenção da mídia: o retorno da reprovação, obrigatoriedade de lição de casa, das provas bimestrais, dos boletins com notas de 0 a 10”.

Royalties do petróleo devem impulsionar área de educação, dizem especialistas – Jornal O Estado de São Paulo

Com os royalties do petróleo para a educação, especialistas veem boas perspectivas para profissões ligadas à área. De acordo com a pesquisa Carreiras do Futuro, ocupações que envolvem, por exemplo, educação continuada estão entre as emergentes.

A importância de políticas públicas articuladas no processo de implantação da Educação Integral – Site Educação Integral

A virada do século XX para o XXI coincidiu com novos modelos de arranjos sociais. Desde os anos 2000, os territórios virtuais vêm se ampliando e fazendo da Internet um espaço de troca de conhecimento e compartilhamento de experiências. São diversos links e hiperlinks que levam, a todo o momento, à conexão de informações, formando uma verdadeira teia de saberes. Desse modo, no âmbito da Educação Integral, essa articulação em rede não pode ser diferente, uma vez que o propósito é trabalhar toda a integralidade da pessoa humana, dando sentido aos ensinamentos e aprendizados  presentes em todos os atores da sociedade.

Macapá integra pacto pela alfabetização na idade certa – Diário do Amapá

Realizado entre municípios, Distrito Federal, estados e governo federal, o pacto tem o objetivo de alfabetizar, em português e matemática, todas as crianças até aos oito anos de idade, no fim do 3º ano do ensino fundamental.

Projeto de lei pode punir o gestor que não investe em educação – Jornal O Globo

Prefeitos e governadores que não investem o suficiente em educação estão mais próximos de serem punidos. Até novembro deve ser votado numa comissão especial da Câmara dos Deputados o projeto que cria a Lei de Responsabilidade Educacional (LRE), que deve prever que os chefes dos Executivos que não usarem bem os recursos destinados à educação não possam concorrer à reeleição.

Mais educação – Jornal Zero Hora

O anúncio do Ministério da Educação (MEC) de que estuda a possibilidade de levar professores a locais nos quais os profissionais de ensino inexistem ou são em número insuficiente é promissor num país tão carente de investimento na área escolar como o Brasil. É ponto pacífico que o atingimento das 20 metas do Plano Nacional de Educação, atualmente em tramitação no Senado, só será possível se houver a devida valorização da função docente. Como afirma o Anuário Brasileiro da Educação 2013, essa valorização “passa pela elevação do nível salarial, mas também por um conjunto de instrumentos que aperfeiçoem as condições do exercício profissional”. 

Alunos denunciam falta de professor – Diário da Amazônia

Dados da direção apontam que juntando os períodos da manhã, tarde e noite, são aproximadamente 600 alunos sem aula.

Brasil vive fetiche por tecnologia na educação – Jornal O Estado de São Paulo

Enquanto há deslumbramento com tecnologia, corremos o risco de esquecermos o principal: o currículo conteudista ainda está vivo e passa bem.

Para pesquisadora, falta padrão mínimo do que é um bom professor – Portal UOL

Um professor bom é um dos principais pilares que sustentam a qualidade da educação — com esse ponto, todos os especialistas concordam. Com base nessa afirmação inicial, surgem alguns debates na área: como é a formação desses profissionais na faculdade? Quem se interessa em ser professornum país em que os salários são baixos? É possível ensinar bem emcondições precárias?

Academia x biblioteca. O papel do estudo na expectativa de vida – Jornal O Estado de São Paulo

Pergunte para um médico, um nutricionista ou um educador físico o que fazer para viver mais e provavelmente você receberá respostas com as seguintes recomendações: exercite-se regularmente, tenha uma alimentação saudável e faça check ups . Embora todas sejam importantes, poucos se lembrarão de dar o conselho que comprovadamente mais aumenta a expectativa de vida: estude.

MEC anuncia programa de intercâmbio para negros e indígenas – Portal R7

O MEC (Ministério da Educação) anunciou na última quinta-feira (28) um programa de intercâmbio voltado para estudantes negros e indígenas do ensino superior. O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento será desenvolvido em parceria com Universidades e Instituições Comunitárias de Ensino Superior Historicamente Negras nos Estados Unidos. Parte das bolsas de estudo será oferecida pelo Programa CsF (Ciência sem Fronteiras) e parte será destinada aos cursos de humanas.

Pedagoga analisa formação de alunos na história da educação alagoana – Jornal Alagoas 24 horas

Imagine uma escola formada por estudantes com conhecimento nas línguas grega, latim, francês, inglês e na retórica, ostentando de todos os preceitos para o status de um verdadeiro gentleman. Durante quase meio século esse foi o perfil do alunado nas instituições de ensino na antiga Província alagoana. A realidade, atípica aos dias atuais, foi analisada pela aluna do mestrado em Educação, Fabrícia Albuquerque, cujo resultado foi apresentado sob o título “A Tradição Humanista no Ensino Secundário de Alagoas (1839- 1889): herança de antigas matrizes”, sob orientação do professor Walter Matias.

Hora de modernizar – Instituto Ciência Hoje

Incentivar em alunos de ensino médio a leitura, a interpretação de texto e o posicionamento acerca do que foi lido. A proposta não é para aulas de literatura, história ou filosofia. A medida é sugerida por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) como forma de inovar o ensino de física – isso mesmo, a ciência que se ampara na lógica e usa a matemática como linguagem para explicar os fenômenos da natureza.

Educação infantil: fase importante para a aprendizagem – Tribuna do Planalto

Um dos principais papéis reservados à Educação é o de capacitar o indivíduo a dominar o próprio desenvolvimento, fornecendo-lhe, o mais cedo possível, o “passaporte para a vida”, levando-o a compreender melhor a si mesmo e aos outros, de forma a poder participar da vida em sociedade. O atual contexto social possui prioridades e exigências diferentes de épocas passadas, e a escola passa a ser o espaço em que as relações humanas são moldadas, deixando de ser o lugar no qual professores apenas transmitem um acervo de conhecimentos para gerações mais novas.

Professora defende mudança em turmas multisseriadas – Jornal O Estado do Tapajós

A professora doutora Maria de Fátima Souza Lima, da Ufopa, levantou a bandeira pela mudança do currículo nas turmas multisseriadas (com alunos de séries diferentes no mesmo espaço), de forma a atender as diversidades da educação no campo.

‘A regulamentação será positiva para a diferenciação entre memória e história’ – Revista História, Ciências Saúdes – Manguinhos

O blog da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos está ouvindo pessoas ligadas à área de história para registrar a diversidade de visões acerca do Projeto de Lei 4699/2012, que regulamenta a profissão de historiador. A historiadora Ivana Stolze Lima, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da PUC-Rio e coordenadora do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento na Fundação Casa de Rui Barbosa, enviou sua opinião: “É importante considerar a questão da profissão do historiador em uma perspectiva mais histórica, tanto do ponto de vista teórico como institucional”.

E depois das cotas? – Revista Carta Capital na Escola

Uma aluna levanta a mão para falar durante a aula em uma universidade carioca. A professora desvia os olhos para, assim, não ter de dar voz àquela opinião. “Ela (a professora) já sabia que eu era do pré-vestibular. (…) E parece que tem raiva!” O relato é de um universitário negro e retrata uma de muitas vivências de preconceito encontradas por beneficiários de programas de ação afirmativa.

Extinguir Apaes pode ser um retrocesso que prejudicará milhares de deficientes no país – Jornal Estado de Minas

De acordo com a Lei 7.853/89, cabe ao governo assegurar às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, como educação, saúde e lazer, assim como a oferta da modalidade especial de ensino, que dispõe de currículos, etapas e diplomação próprios. O texto da Meta 4 do Plano Nacional de Educação – PNE, aprovado na Câmara dos Deputados, garante atendimento educacional especializado nas formas complementar e suplementar, e pretende, a partir de 2016, perante alteração sugerida pelo senado, suspender toda a distribuição de recursos advindos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb, às Associações de Pais e Amigos dos Exccepcionais (Apaes), o que rematará na completa extinção da entidade, visto a inviabilidade de sua sobrevivência devido à falta de financiamentos. 

 

Ouça o programa “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” da última segunda-feira, dia 26 de agosto de 2013

Tema: “Campanha Nacional pelo Direito à Educação”.

Entrevistado: Daniel Cara

Pesquisa Educacional em Pauta: Educação em prisões

Nos últimos tempos, o Sistema Penitenciário tem sido percebido como uma caixa-preta: muito se discute, porém pouco se sabe sobre a sua verdadeira realidade. Um conjunto significativo de pesquisadores vem se dedicando aos estudos sobre a problemática da violência e da criminalidade, mas poucos são os que deitam olhar na realidade prisional. Atualmente se reconhece, por exemplo, que não é possível compreender o movimento da criminalidade urbana ignorando o funcionamento das agências de controle e repressão ao crime.

Boletim Pensar a Educação em Pauta

www.pensaraeducacao.com.br

www.facebook.com/pensaraeducacaopensarobrasil

twitter.com/pensareducacao

EQUIPE:

Coordenação: Luciano Mendes

Conteúdo e Produção: Isabella Brandão

Divulgação: Hercules Santos e Marcella Franca

 

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