ED 182

A propósito de um antigo prognóstico – André Luiz Paulilo – EXCLUSIVO
Publicado em 1963 o livro Grandezas e misérias do ensino brasileiro anunciava alguns dos maiores problemas da expansão escolar que temos hoje.

Revisitar os estudos sobre a docência – parte II – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
A educação permanente, tal como esboçada por Schwartz, operaria nos âmbitos do ser, do fazer e do saber.

III Encontro Nacional Rede Conectando SaberesMayara Capella Silva Cruz de Brito – EXCLUSIVO
O evento reuniu os 100 educadores de escolas públicas de diferentes regiões do país que se destacaram por práticas inovadoras e de excelência.

Educação patrimonial e paisagem local: Ecologia e Filosofia no Cemitério do Bonfim, Belo Horizonte – MG – Vagner Luciano de Andrade e Maria Mazzarello do Nascimento Pena – EXCLUSIVO
Apresentamos o cemitério como um recurso prático-pedagógico interdisciplinar para as aulas das Ciências Humanas, considerando que, conforme a idade, as visões da morte assumem aspectos diferentes.

Nova política nacional de formação de professores – Educação em Pauta – Marcus Taborda
O Ministério da Educação lançou recentemente uma política nacional de formação de professores com a meta de oferecer 80 mil vagas de residência pedagógica, abertura de vagas para segunda licenciatura pela Universidade Aberta do Brasil, entre outros pontos. De acordo com o MEC, parte dos docentes da educação básica leciona sem ter licenciatura ou precisa atualizar seus conhecimentos. Na coluna de hoje, o professor Marcus Taborda lembra que muitos professores atuam de forma precária devido à própria precariedade do sistema educacional brasileiro. Confira a conversa com o jornalista Vinicius Luis. A coluna Educação em Pauta é produzida pelo Núcleo de Jornalismo da Radio UFMG Educativa.

Reforma Trabalhista – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Esta semana, a coordenadora geral do Sind-UTE Minas, Beatriz Cerqueira, defendeu a revogação da Reforma Trabalhista que entra em vigor a partir do dia 11 de novembro.  Ela falou sobre os impactos que a Reforma trabalhista vai provocar no mundo do trabalho e denunciou que o projeto do governo federal tramitou no Congresso Nacional sem ouvir as entidades sindicais e movimentos sociais.

O motorista que “salvou” 15 estudantes do ENEM no país da empatia perdida. Por Nathalí Macedo – DCM
No país que mais parece um circo dos horrores, reza a lenda, ainda acontecem coisas boas, e ainda há pessoas capazes de bons atos, embora seja de fato a cada dia mais difícil de acreditar.

Envolver diferentes setores governamentais no atendimento às crianças pequenas é tendência promissora – RevistaEducação
Estudos comprovam que intervenções voltadas à primeira infância beneficiam saúde, bem-estar, desenvolvimento intelectual e produtividade no trabalho na idade adulta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *