ED 176

As vivências educativas e a construção da cidadania: pais e professores reformulando o ensino e formando cidadãos – Vagner Luciano de Andrade e Alexandre Gomes Nick – EXCLUSIVO
É preciso resignificar a prática educativa, para que ela seja menos conteudista e mais conectada à realidade dos discentes.

Em tempos de Medida Provisória, elogia-se a Ratio Studiorum – Leandro Lente de Andrade – EXCLUSIVO
O golpe não se limitou à usurpação do poder, também desencadeou uma série de ataques à fragilizada democracia.

Desafios nacionais para os anos Finais do Ensino Fundamental – Raquel Angela Speck – EXCLUSIVO
Quanto mais se acumulam dificuldades de uma etapa para outra, muito mais provavelmente tais dificuldades se agudizarão no futuro.

A arte silenciada em tempos de obscurantismo – Sandro Santos
Tudo parece obscuro, pois de modo deliberado, setores conservadores de nosso país insistem em restringir o acesso do povo ao conhecimento.

Fraudes no sistema de cotas da UFMG – Educação em Pauta – Marcus Taborda
No último fim de semana o jornal Folha de São Paulo publicou uma denúncia de que pessoas brancas se auto declararam negras para entrar no curso de Medicina da UFMG pelos sistema de cotas. Essa discussão é o assunto da coluna do professor Marcus Taborda. Para ele, a sociedade precisa discutir formas de evitar fraudes e deve haver punição para quem burla o sistema. Ouça a conversa com jornalista Vinicius Luiz.

Desmontes do governo federal – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Esta semana a coordenadora geral do Sind-UTE Minas, Beatriz Cerqueira, fala sobre os desmontes do governo federal que atingirá várias esferas do serviço público no país, onde pelo menos R$ 18 bilhões de reais serão cortados na Educação no Brasil.  Beatriz Cerqueira diz que o desmonte provocado pelos cortes de recursos previstos pelo governo para os próximos vinte anos, são estratégias para privatização das empresas e serviços públicos.

O dever de dar oportunidades – O Globo
Famílias mais vulneráveis se veem obrigadas a buscar novas formas de renda, e filhos acabam pressionados a deixar a escola.

Formação de professores em atividade terá novo modelo – CAPES
O Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (Profic) foi anunciado pelo diretor de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, Marcelo Câmara, na sexta-feira, 22, em Belém, durante a comemoração dos oito anos de atividades do Parfor na Universidade Federal do Pará (UFPA).

‘O Brasil é um Estado laico no discurso, mas não na prática’ – FIOCRUZ
Terminou ontem (27/9) o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.439 que questionava a legalidade do ensino religioso confessional nas escolas pública brasileiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *