Educação em Debate – N° 173

A proletarização da profissão docente na escola pública: palavra de professor – Roberta Poltronieri – EXCLUSIVO
Nós professores somos vítimas de um sistema de precarização, que nos insulta a todo momento, quando nos pede para reproduzir as velhas e arcaicas práticas de ensino todos os dias, quando pede para avaliarmos os alunos por prova.

Potencialidades educativas das paisagens da APA Sul – Vagner Luciano de Andrade e Ludimila de Miranda Rodrigues Silva – EXCLUSIVO
Assim, a temática deste texto retrata o emprego da leitura de paisagens como instrumento educacional na conjuntura do patrimônio cultural representado pela serra do Rola Moça, região da APA (Área de Proteção Ambiental) Sul.

Jaculatória de singelezas ímpares – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Esta é a lição desse governo ilegal. O que não é ou não está legal é tornado legal, conforme a vontade do mandatário geral que declara aquilo que considera legal.

11 de Setembro (e o Brasil) – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Na manhã de 11 de setembro de 2001 eu participava de uma conturbada reunião do Conselho Universitário da UFSC, representando o Centro de Ciências da Educação. A reunião já se iniciara quando cheguei e ao sentar-me ao lado de um amigo, sou informado do ataque às Torres Gêmeas, em Nova York.

Paredes que educam – Aleluia Heringer
As paredes educam, a vida em comunidade, a escola e os pais educam. De igual modo, podem deseducar ou atrasar processos.

‘A alfabetização deveria ser prioridade absoluta’, diz Simon Schwartzman – G1
Alfabetizar todas as crianças até os seis ou sete anos de idade deveria ser prioridade absoluta no ensino brasileiro. Crianças que leem e escrevem são mais motivadas e podem se dedicar a novos aprendizados.

MEC e CNE buscam acordo sobre o ciclo de alfabetização na Base – Nova Escola
Terceira versão do documento prevê que ciclo se encerre no 2º ano do Fundamental, mas grupos têm se posicionado contra a mudança.

Base do ensino fundamental tem impasse entre MEC e CNE sobre idade de alfabetização – G1
Documento está em fase de audiências públicas. Parecer do CNE deve ser concluído até o fim do ano para análise e homologação ministerial.

CNE sinaliza alterações na Base de quatro disciplinas – Nova Escola
Indicativos de mudanças na terceira versão do documento começam a ficar mais evidentes com a proximidade do fim das audiências públicas

Governo Temer desiste de antecipar alfabetização do 3º para o 2º ano – Folha de São Paulo
O Ministério da Educação do governo Temer (PMDB) decidiu rever sua decisão de antecipar o término do ciclo de alfabetização do 3º para o 2º ano do ensino fundamental. A avaliação dos alunos, porém, será feita um ano antes do fim desse prazo.

Direito de acesso aos profissionais do magistério a cursos de formação de professores, por meio de processo seletivo diferenciado – Diári0 Oficial da União
Foi publicada no D.O.U de hoje a Lei 13.448, de 30.08.2017, que altera a Lei no 9.394/96, LDB, para estabelecer direito de acesso aos profissionais do magistério a cursos de formação de professores, por meio de processo seletivo diferenciado.

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