Educação em Debate – Nº 172

Rabos e rábulas Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Junto com outras mazelas portuguesas, herdamos também isso: a não submissão do Poder Judiciário e da reciprocidade dos demais poderes entre si.

Democracia e justiça social: a defesa de Anísio Teixeira registrada no livro Educação no Brasil – Virgínia Pereira da Silva de Ávila – EXCLUSIVO
Compartilho com os leitores um artigo sobre a presença dos ideais democráticos e de justiça social, defendidos por Anísio Teixeira.

Educação e folclore nas trilhas do turismo pedagógico – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
O turismo pedagógico pode ser uma ótima possibilidade de ofertar de maneira ética e sustentável essas máximas da comunidade humana: o folclore, a gastronomia e o artesanato.

O gesto amoroso da escola – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
A educação se dá na relação com o outro e, quantos “mais outros” nós nos relacionarmos e aprendermos a ouvir e a conviver, maior será nossa compreensão da vida.

Miss Brasil 2017: interseções de classe, raça e gênero – Joaquim Ramos e Sandro Santos – EXCLUSIVO
Na contramão da história recente do nosso país, em que as mulheres são tratadas como objetos de segunda categoria, destacam-se as inúmeras mulheres que lutam.

O que temos após três anos de Plano Nacional de Educação? Parte II – Raquel Angela Speck e Eliana Santana Lisbôa – EXCLUSIVO
Em continuidade à análise sobre a situação do Plano Nacional de Educação (PNE), avaliaremos hoje a Meta 3, que diz respeito ao Ensino Médio.

Bolsonaro e as escolas militares – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna Educação em Pauta desta segunda-feira 28 de agosto, o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre a proposta do deputado federal Jair Bolsonaro, do PSC do Rio de Janeiro, de militarizar as escolas brasileiras. A coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de Jornalismo da Radio UFMG Educativa.

Campanha em Defesa dos Serviços e dos Servidores Públicos e contra o programa de privatizações e concessões do governo Temer – Pensando Bem – Professora Beatriz Cerqueira
A coordenadora geral do Sind-UTE Minas e presidenta da CUT Minas, Beatriz Cerqueira participou na tarde do dia 28 de agosto ao lado de outras lideranças sindicais do lançamento da “Campanha em Defesa dos Serviços e dos Servidores Públicos e contra o programa de privatizações e concessões do governo Temer”. A professora lembra a necessidade de união da classe trabalhadora.

Escola Sem Partido ameaça ensino de ciência nas escolas – Jornal da Ciência
O movimento Escola Sem Partido pode se tornar um perigoso instrumento para ameaçar o ensino de ciência nas escolas e deve ser repelido. O alerta é da Sociedade Brasileira de Física, que lançou um manifesto, aprovado por seu Conselho e sua Diretoria, em favor de um ensino pleno, sem restrições ao conhecimento ou à liberdade de expressão.

Aumenta número de brasileiros das classes C e D concluintes de curso superior – EBC
O aumento do número de formandos chegou a 4,7 pontos percentuais na faixa com renda familiar de até 1,5 salário mínimo, ou seja, 13,5% dos formados, e de 3,4 pontos percentuais na faixa entre 1,5 e 3 salários mínimos, o que representa 26,8%, a maior parcela dos concluintes do ensino superior.

Base do ensino fundamental tem impasse entre MEC e CNE sobre idade de alfabetização – G1
A versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino fundamental enviada pelo Ministério da Educação (MEC) para análise do Conselho Nacional de Educação (CNE) determina que a alfabetização ocorra até o fim do 2º ano do ensino fundamental, no entanto, Conselheiros e especialistas defendem que isso ocorra até o terceiro ano.

CNE sinaliza alterações na Base de Língua Portuguesa, História, Geografia e Ensino Religioso – Nova Escola
As discussões sobre a última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estão em sua reta final. Na última sexta (25/8), São Paulo sediou a quarta das cinco audiências públicas para apresentação de sugestões ao documento que deve guiar os currículos de escolas públicas e particulares nos próximos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *