Cifras de uma ideologia

Ivane Laurete Perotti

Professor, o que significa PF?

… depende do contexto!

Não! Dentro deste contexto!

–“Deste” é um pronome demonstrativo. Ele indica a posição de um sujeito em relação ao…

Prato Feito! – fala rindo o aluno no fundo da sala do ensino médio, escola pública.

Prato feito pode ser um…– continua o mesmo aluno.

Um jeito de comer com pressa! – entra na conversa a menina do centro da sala.

Não! Não é nada disso! Eu quero saber… – retorna o primeiro aluno.

Polícia Federal! – entre caras e bocas, três alunos falam em coro.

Não! Não quero saber disso! – eleva a voz o aluno que iniciara a questão.

Novamente, “disso” é um pronome que…

Não quero saber de pronomes, professor. Quero saber o que é PF!

Pau de ferro!

Pé de Foice!

Pau de Fogo!

Pé de Figo!

Pouca Fé!

Paula Fernandes!

Pão de Forma!

Pedra-fogo!

Pé de Faca!

Mano!? Faca não tem pé… acorda! – interrompe a lista o aluno que até então se mantivera calado.

Claro que tem! Lá na minha comunidade, tem pé e nome! – gargalhadas ecoam pela sala em movimento.

Eu sei! Eu sei a resposta, professor. –afirma um dos alunos que iniciara a possível lista.

Explique-nos, por gentileza! – media o professor.

Ah! Acho que não posso falar isso… em voz alta, sabe?

Não? Não entendi!– insiste o professor.

Ah! Claro que entendeu. Né, psor!

Sinceramente… não entendi!

Não quero saber de você, tá suave? – retorna o aluno com a questão na ponta da mão.

Tá, mané! Mas eu sei o que significa!

Cala a boca, aí! Eu quero ouvir o professor responder.

Responde! Responde! Responde! – em uníssono, a sala chama o professor à responsabilidade.

Bom… posso responder, mas certamente, farei outra lista tal qual vocês fizeram, pois me falta o contexto.

Fala sério, pró! com medo das filmage?

Tamo falando do homem, entendeu?

Não! Não entendi! – repete o professor.

Ah! Tamo dizendo daquele homem que foi expulso. O tal do PF.

Não! Esse daí foi assassinado! E falta um “C” no meio do nome, mano!

Ah!?

Ah! Deixa prá lá, professor! Eu tava querendo falá do P…PF, fraga?–era o perguntador resiliente.

Não! É mentira dele, psor! Ele quer saber quem é Paulo Freitas!

Vamos voltar para a aula de História? – conclama o professor.

Voltar? A gente nem intrô nela ainda, psor!

Eu avisei! Faz dias que ele anda assim… – era a aluna da primeira fila.

Assim como? Eu só quero saber sobre PF. Custa? – fazendo gestos, reclama o aluno sem resposta.

Ô! Professor, dá uma pausa aí e fala disso…

–“Disso”? Disso, o quê?

E assim lavam-se as mãos manchadas pela força capital: mãos que assinam vidas, mãos que pensam fatos, mãos que estudam nomes, verbos, objetos, sentidos; mãos que fazem da escola um lugar de múltiplos saberes.

Será?

Será “o quê”?

Imagem de destaque: Suami Dias/ GOVBA http://www.otc-certified-store.com/antiallergic-medicine-europe.html https://www.zp-pdl.com https://zp-pdl.com/fast-and-easy-payday-loans-online.php

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