Ciência e Tecnologia n.84

Educação em pauta – FAPEMIG

Para Tarcísio Mauro Vago, um dos coordenadores do evento, embora o país precise de muitos avanços na área da educação, é preciso reconhecer que nunca estivemos em situação melhor que essa, por isso é preciso debater o tema e ter um olhar otimista para o futuro.

Prêmio Jovem Cientista reforça a vocação dos jovens para a pesquisa – FAPEMIG

“A iniciação cientifica é uma necessidade, e o futuro é aquele que na universidade todos tenham a liberdade e a formação para produzir as próprias perguntas”. Com essas palavras, o presidente do CNPq, Hernán Chaimovich, celebrou a importância dos trabalhos vencedores da 28ª edição do Premio Jovem Cientista e do incentivo ao desenvolvimento de um ambiente propício à pesquisa entre os jovens.

Centro militar de pesquisa e tecnologia é tema de debate na CCTCI Câmara dos Deputados

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realiza audiência pública para discutir a situação dos centros militares de pesquisa e tecnologia. Trata-se de proposta da deputada Tia Eron (PRB/BA). A parlamentar pretende debater, entre outros pontos, a viabilidade de expansão dessa rede nos estados, inclusive através de convênios e parcerias com universidades e cursos técnicos para capacitação dos jovens.

Núcleo da Escola Politécnica da USP lança vídeos sobre gestão da inovação –Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Empresários que pretendem aprimorar ou introduzir a gestão da inovação em suas companhias têm à disposição um novo serviço de capacitação. O Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (Nagi), vinculado ao Laboratório de Gestão da Inovação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), acaba de lançar um conjunto de 64 vídeos sobre gestão da inovação.

Queremos parceria comercial e intelectual com empresas globais, diz secretário Virgilio – Ministerio da Ciência, Tecnologia e Inovação

O secretário de Política de Informática, Virgilio Almeida, reafirmou, em Washington, o interesse do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação na cooperação com os Estados Unidos. Ele enfatizou a importância da colaboração nas áreas das tecnologias digitais, que, conforme analisou, têm conexão direta com a inovação em todos os setores da sociedade e economia.

Ministro destaca valor de experiência de pesquisadores brasileiros no exterior –Ministerio da Ciência, Tecnologia e Inovação

Aldo Rebelo se encontrou com o grupo Brazilian Expert Network – Washington DC (BEN-DC), nos EUA. Disse que brasileiros na diáspora podem apoiar o esforço do País no desenvolvimento da pesquisa.

Ministério quer implementar política de CT&I para os próximos 20 anos – Jornal da Ciência

Em entrevista à Agência CT&I, a secretaria executiva Emília Ribeiro falou sobre o planejamento do MCTI para curto, médio e longo prazo. Com pouco mais de um mês na função, ela já tem árduas missões: encontrar meios de recompor os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), aumentar o orçamento da pasta, que deverá sofrer um grande contingenciamento, e buscar soluções para tornar o Brasil um país mais inovador.

Investimento em ciência “não vem dando resultados”, reclama auditora do TCU– Senado

Respondendo a questionamento feito pelo senador José Medeiros (PPS-MT), a representante do Tribunal de Contas da União (TCU) na reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática  (CCT) que discutiu investimentos no setor, Angela Brusamarello, revelou que o país não dispõe de instrumentos adequados para medir o impacto das políticas orçamentárias nesta área.

Aplicação de 2% do PIB em ciência e tecnologia tem apoio de representante do governo – Senado

Em sua fala durante audiência da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) que discute as políticas orçamentárias para o setor, o representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Cristian Lima, revelou que somados os recursos públicos e privados, os investimentos na área estariam hoje por volta de 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB).

Presidente da Fapergs disposto a lutar por mais investimentos no setor – Jornal da Ciência

De volta ao comando da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), da qual foi diretor-presidente e diretor científico entre 1987 e 1990, o cientista político Abilio Baeta Neves está disposto a lutar pelo aumento dos investimentos no setor, como condição para que o Estado comece a sair da crise econômico-financeira que enfrenta. Neste sentido, afirma que a comunidade científica precisa manter-se mobilizada em torno da agência de fomento, como ele classifica a entidade que preside desde 14 de maio passado.

Um encontro para valorizar a ciência – Jornal O Globo

Em artigo publicado no jornal O Globo, o Acadêmico Wanderley de Souza fala sobre a Reunião Magna 2015 da ABC, que contou com a emocionante conferência de Ada Yonath, ganhadora do Prêmio Nobel de Química de 2009.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *