Ciência e Tecnologia n.81

Imagem do sertão nordestino: o que a educação pernambucana quer mostrar? – Janaina Guimaraes – EXCLUSIVO

A proposta do Sertão como tema transversal para o projeto interdisciplinar teve como objetivo trabalhar a realidade dos alunos e seu papel enquanto agentes históricos, estimulando-os a desenvolver um olhar crítico sobre os estereótipos e preconceitos que envolvem o conceito de sertão e a figura do sertanejo.

Magda Soares é primeira educadora a receber o prêmio Almirante Álvaro Alberto – Portal CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) entregou, nesta terça-feira (5), a mais importante honraria nacional do setor de ciência e tecnologia à professora e pesquisadora de educação Magda Becker Soares, graduada em letras Neolatinas e doutora em Didática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Com participação de professor da UFMG, projeto de capacitação em jornalismo científico vence Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia – UFMG Notícias

O professor Yurij Castelfranchi, do Departamento de Sociologia e Antropologia da Fafich e coordenador do Observatório InCiTe (Inovação, Cidadania, Tecnociência), integra a equipe vencedora do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, categoria Integração, que neste ano focalizou o temaPopularização da ciência.

Com participação de professor da UFMG, projeto de capacitação em jornalismo científico vence Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia – Noticias da UFMG

O professor Yurij Castelfranchi, do Departamento de Sociologia e Antropologia da Fafich e coordenador do Observatório Inovação, Cidadania, Tecnociência, integra a equipe vencedora do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia. O projeto de pesquisa Monitoramento, capacitação e aprimoramento em jornalismo científico em países do Mercosul foi criado com o objetivo de aprimorar a prática de jornalismo científico em Mídias sociais e outros instrumentos do concurso.

O poder da sociedade – Jornal da Ciência

IV Seminário do Ciência Web apresenta iniciativas da sociedade civil e do terceiro setor que estão contribuindo para a boa qualidade do ensino público no Brasil. A Agência Multimídia de Difusão Científica e Educacional Ciência Web, um projeto do Instituto de Estudos Avançados Polo São Carlos da USP, realiza o evento no dia 13 de maio, em São Carlos.

“A UFMG também é sociedade” – Boletim UFMG

A Jornada Anual de Extensão da UFMG, que chega à 14ª edição para discutir o tema UFMG, espaço de inclusão? Desafios da interação campus-cidade-campo. Cerca de 900 alunos, entre bolsistas e voluntários, de todas as áreas da extensão, são esperados para o evento, que será realizado na tarde do próximo dia 13, quinta-feira.

Diretor da FAPESP fala em Washington sobre a ciência em São Paulo – Jornal da Ciência

Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, foi um dos palestrantes no Fórum sobre Políticas em Ciência e Tecnologia da American Association for the Advancement of Science (AAAS). O encontro, organizado há 40 anos com o objetivo de debater o presente e o futuro das políticas em ciência e tecnologia, reuniu na capital dos Estados Unidos um público formado principalmente por cientistas e representantes de universidades, instituições de pesquisa e de agências governamentais que financiam ou realizam pesquisas.

Centro de Tecnologia realizará lançamento de novo programa de inovação e empreendedorismo no Inpa – Jornal da Ciência

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia lançará no dia 4 de maioo Programa Sinapse da Inovação Amazonas. O programa estimula empreendedores, principalmente aqueles atuantes nos ambientes de estudos e pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação, a apresentarem suas ideias de produtos, serviços e processos inovadores, visando à criação de negócios de sucesso.

Glenda Mezarobba é a nova diretora de Cooperação Institucional do CNPq –Jornal da Ciência

A cientista política Glenda Mezarobba tomou posse no dia 04 de maio, o cargo de diretora de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Glenda traz à agência sua experiência de gestora na área de ciência e tecnologia e sua forte atuação no campo dos Direitos Humanos, com destaque para o trabalho de diretora de Ciências Humanas e Sociais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – a Fapesp -, entre 2010 e 2012, e na assessoria da Comissão Nacional da Verdade da Presidência da República, nos últimos dois anos.

De aluno a professor: laboratório estimula docência com propostas para ensino de História – Portal da Universidade de São Paulo

Criado em 2008, o Laboratório de Ensino e Material Didático (Lemad) surgiu no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Coordenado pela professora Antônia Terra de Calazans, ele tem como um dos seus principais objetivos desenvolver trabalhos que incentivem alunos a se tornarem professores

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *