Ciência e Tecnologia n.150

Esta semana o Blog do Forum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadasdestaca duas notícias internacionais. Primeiro chama atenção para uma nota escrita por pesquisadores espanhóis que denuncia mudanças realizadas pelo Ministério do trabalho e Seguridade Social do País que afeta o futuro dos pesquisadores e da própria pesquisa. Outro ponto é a declaração de diretoras e diretores de Unidades de pesquisa da área de Ciências Sociais e Humanidades da Argentina que rejeitam a proposta de orçamento aprovada pelo Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas do país.

As mulheres na ciência e as expectativas para o século XXI – Nossa Ciência 

Artigo da professora Vanderlan Bolzani da Unesp descreve as inúmeras barreiras encontradas pelas mulheres e os avanços concretos obtidos nas últimas décadas. 

Quem são as cientistas negras brasileiras? – El País Brasil 

As mulheres negras que realizam pesquisas voltadas para ciências exatas são pouco mais de 5.000 

8 mulheres que você nem imagina que já salvaram nossa pele – BuzzFeed  

Lista reúne invenções de mulheres que tornam o cotidiano de todos mais confortável e seguro. 

Mulheres na ciência: a invisibilidade e o reconhecimento necessário – Nossa Ciência 

Artigo de Maria José Vidal, professora da Uern, analisando a presença das mulheres na ciência como as pioneiras Marie Curie, Mildred Dresselhaus e Marie Tharp 

Institutos de pesquisa do MCTIC querem despertar o interesse das jovens pela ciência – MCTIC 

Mulheres receberam metade das bolsas concedidas pelo CNPq em 2015, mas a participação nas ciências e nas engenharias é de 30%. Esforço é para ampliar esse número incentivando a inserção nas carreiras científicas. 

Desperdício de talentos – Jornal O Globo 

Estereótipos sutis de pais e professores contribuem para a baixa proporção de mulheres em carreiras de ciências exatas e biológicas, afirma Antonio Gois.

 

Pesquisa e família: como conciliar? – ABC 

Professora Andrea Simone Stucchi fala sobre como é se dividir entre a pesquisa e a família e as atribuições como mulher na ciência, na maternidade e na rotina familiar. 

Após 15 anos, mulheres continuam sendo minoria nos cursos universitários de ciência – G1 

As mulheres representam 60% das pessoas que concluíram cursos superiores no Brasil em 2015, de acordo com o Censo da Educação Superior. No entanto, quando são considerados apenas os cursos relacionados às ciências, a participação feminina cai para 41%. 

Participação das mulheres na ciência deve ser incentivada na educação básica, diz CNPq – MCTIC 

Apesar dos impactos positivos de ações recentes, a avaliação é que a ciência brasileira ainda precisa reduzir a desigualdade de gênero. 

Pesquisadoras mulheres na área de exatas mais do que dobraram de 2011 para 2016 – Huff Post Brasil 

Apesar do aumento, na área das Ciências Exatas e da Terra, nas engenharias e na computação, a participação feminina ainda não supera 30% das bolsas disponibilizadas pelo CNPq. 

Cientista brasileira recebe prêmio da União Internacional de Química Pura e Aplicada – Jornal da Ciência 

Yvonne Mascarenhas é a única brasileira entre as 12 homenageadas do prêmio para mulheres que se destacaram na química e na engenharia química no mundo. 

Mulheres já produzem metade da ciência do Brasil, diz levantamento – Folha de São Paulo 

Os resultados são parte do relatório Gender in the Global Research Landscape (gênero no cenário global de pesquisa, em tradução livre). 

Quanto vale a matemática para o Brasil? – Folha de São Paulo 

“Cientistas vivem lembrando que pesquisa e educação são investimento, não custo. Mas como convencer as sociedades do século 21 e provar (matematicamente) que o resultado é concreto e tangível?”, questiona Marcelo Viana, diretor-geral do Impa, em artigo para a Folha de S. Paulo 

Especialista critica novo critério do CNPq para avaliação de auxílios à pesquisa – ABIFINA 

Em carta aberta ao CNPq, o vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina e Biotecnologia, Reinaldo Guimarães, diz que decisão do CNPq deveria ter sido melhor discutida antes de ser colocada em prática 

Perspectivas de estudantes nordestinos sobre ciência e educação – Nossa Ciência 

Durante o Encontro Nacional dos Estudantes de Química de 2017, Nossa Ciência conversa com dois estudantes que apontam dificuldades no ensino de Química e problemas em suas universidades 

Temer estabelece prazo para equipe apresentar propostas de aperfeiçoamento da Lei do Bem e de regulamentação do Marco Legal de CT&I – Jornal da Ciência 

Tal legislação que concede incentivos fiscais para o setor produtivo investir em pesquisa e desenvolvimento (P&D).  

Instituições pedem agilidade na aprovação da PEC que exclui gratuidade de cursos lato sensu em universidades públicas – Jornal da Ciência 

A proposta, de autoria do deputado Alex Canziani (PTB-PR), prevê excluir do princípio constitucional da gratuidade as atividades de extensão caracterizadas como cursos de treinamento e aperfeiçoamento, assim como os cursos de especialização. 

ABCMC alerta para decadência de projetos de popularização da ciência no País – ABCMC 

Em carta ao ministro Gilberto Kassab, a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) diz que museus de ciências pelo País “vivem em permanente expectativa quanto à própria sobrevivência”.

Cientistas sugerem mudanças em regras do CNPq – Jornal da Ciência 

O CNPq passou a exigir pesquisa em bases de propriedade intelectual na submissão dos projetos de pesquisa para concessão de bolsas 

Falhas persistem ao atualizar currículos Lattes; para CNPq, “problemas são pontuais” – Direto da Ciência 

Usuários continuam apontando o problema. Agência afirma que “tudo está, aparentemente, funcionando como deveria” 

Exageros na cobertura de ciência – Revista Pesquisa FAPESP 

A principal fonte dos exageros e das advertências ou ponderações que aparecem na cobertura jornalística da área de ciência e saúde é o próprio material de divulgação para a imprensa preparado pelas revistas científicas a respeito dos papers que publicam. 

Nova aventura – Folha de S. Paulo 

Começa reconstrução da base brasileira no continente gelado, projeto para abrigar cientistas fortalece o país no Tratado Antártico. 

Professor da UnB reúne obras de filósofos africanos em site educativo – Metrópoles 

O portal disponibiliza gratuitamente mais de 30 livros escritos por escritores do continente e outras 40 obras que trabalham o tema. 

 
MEC libera R$ 316 milhões para bolsas e eventos científicos – Agência Brasil 

Ao todo, estão sendo liberados R$ 316,25 milhões para pagamentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que custeiam bolsas e apoio à realização de eventos científicos e de atividades de pesquisa em programas estratégicos. 

 

A convite do MCTIC, professor e alunos de Ubatuba vão assistir o lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas – MCTIC 

Eles participam do projeto Ubatubasat, responsável por construir o nanossatélite Tancredo 1. Para Cândido Moura, acompanhar ida do Satélite Geoestacionário ao espaço reforça a decisão dos alunos em seguir a carreira científica. 

 
Seminário gratuito promovido pelo IEA discute biotecnologia – Jornal da USP 

Evento, que ocorrerá na USP, em São Paulo, no dia 10 de março, analisa as origens e o cenário atual da biotecnologia. Haverá transmissão pela internet.

 

Inscrições abertas para evento sobre papel dos institutos de pesquisa face aos desafios da inovação – Agência ABIPTI 

Estão abertas as inscrições para o workshop “A atuação sustentável dos institutos de pesquisa face aos novos modelos de desenvolvimento tecnológico e inovação”.  

ONU: empoderamento econômico feminino passa por educação de alta tecnologia – Agência Brasil 

O empoderamento econômico feminino foi o foco principal do Dia Internacional da Mulher, celebrado ontem (8). A data foi comemorada pela ONU com o tema “Mulheres no Mundo em Mudança do Trabalho: Planeta 50-50 até 2030″, pedindo transformações em todos os países

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *