Menu

Ciência e Tecnologia n. 116

Os caminhos da Ciência – Yolanda de Freitas Assunção – EXCLUSIVO
Como o caso da Fosfoetalonamina explicita as carências da cultura científica no Brasil e os impactos disso no desenvolvimento de novos medicamentos e tecnologias. 

Fapemig lança novo numero da Revista Minas Faz Ciência – Fapemig

A edição 64 do periódico traz pesquisas realizadas em Minas Gerais além de uma análise sobre o novo Marco Legal de Ciência e Tecnologia.

Roseli de Deus Lopes: “A criança nasce cientista. É a escola que a silencia” Época

A engenheira da Universidade de São Paulo, idealizadora de uma das maiores feiras de ciências do país, diz que falta de infraestrutura ou de professores com formação específica não é impeditivo para o ensino do método científico aos alunos

Ministérios propõem seminário científico sobre fosfoetanolamina – MCTI

No Senado, o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Jailson de Andrade, participou de debate sobre a fosfoetanolamina e os estudos conduzidos pelo ministério para determinar sua eficácia no tratamento do câncer.

Ciências ao gosto de crianças – Agencia Fapesp

Sesi-SP Editora lança livros para que alunos do fundamental aprendam noções sobre o método científico e se interessem por áreas como Física e Matemática

Manifesto de Apoio da SBI aos atingidos pelo bloqueio das bolsas Capes –Sociedade Brasileira de Imunologia

A Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) publica nota para manifestar solidariedade a todos os Programas de Pós-graduação e Pós-graduandos atingidos pelos cortes, e reivindicar que a Capes volte atrás na decisão.

Fiocruz divulga nota em defesa da Ciência, Tecnologia & Inovação no Estado do Rio de Janeiro – Agencia Fiocruz

No documento, o Conselho Deliberativo da Fundação Oswaldo Cruz ressalta a atuação incansável da Faperj para honrar os compromissos com projetos aprovados e o impacto negativo que o atraso no repasse de bolsas tem sobre o desenvolvimento de pesquisas e formação de recursos humanos no Estado

Ministério cria grupo para avaliar desempenho de políticas públicas em CT&I Agência Gestão C&T

A Secretaria Executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Sexec/MCTI) formou uma comissão para avaliar o desempenho, eficiência, eficácia e efetividade das políticas públicas comandadas pela pasta. A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena Nader, integra a comissão.

Estão abertas as inscrições para a Conferência Mundial de Ensino de Física 2016– Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

O evento acontecerá de 11 a 15 de julho na USP. O público presente contará com a presença de pesquisadores e professores de todo o mundo de novos os níveis de ensino que contarão casos de sucesso, experiências.  

Ministros discutem a continuidade dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial – MCTI

Celso Pansera recebeu Patrus Ananias, do Desenvolvimento Agrário, para planejar a nova etapa do programa que aloca 858 professores em áreas rurais com bolsas do CNPq.

Expectativas, perspectivas e iniciativas do Marco Legal da CT&I é tema de debate na USP – Jornal da Ciência

As expectativas, perspectivas e iniciativas do novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), sancionado em 11 de janeiro, foi tema de debate na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), na manhã do dia 04.

Lançamento da Coleção Humanistas e Cientistas do Brasil – SBPC

A Coleção é um projeto idealizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, reunindo em três volumes os perfis de renomados cientistas brasileiros da área de ciências humanas, ciências exatas e ciências da vida, e tendo como coordenador das edições o professor Luiz Edmundo de Magalhães, importante defensor da memória da ciência e cultura brasileiras.

Mulheres na Física: uma grande força sub-representada – Nossa Ciencia

Mariluce Moura faz a resenha do livro Mulheres na Física: casos históricos, panorama e perspectivas. Amélia Hamburger e Marie Curie (foto) têm suas trajetórias apresentadas no livro.

Brasil e União Europeia debatem métodos alternativos ao uso de animais  MCTI

Workshop do projeto Diálogos Setoriais inclui painéis sobre inovação, validação e regulação. MCTI é o ministério mais apoiado pela dinâmica bilateral.

Programa desenvolvido por bolsista do CNPq divulga ciência entre meninas – MCTI

Daniela Borges Pavani, professora da UFRGS, criou programa de televisão com transmissão a cabo e pela internet que desperta interesse de jovens por carreiras ligadas à ciência e tecnologia.

Discussão sobre a fosfoetanolamina precisar passar para o ‘campo da ciência’, diz presidente da Anvisa – Folha de São Paulo

Para o médico Jarbas Barbosa, não há como regulamentar o uso da “pílula do câncer” sem a realização de testes clínicos controlados — algo que nunca foi solicitado pelos pesquisadores que desenvolveram a substância. Relatos individuais de pacientes, segundo ele, não têm validade científica.

Ministro defende diálogo com setor empresarial para impulsionar inovação brasileira – MCTI

Celso Pansera acompanhou apresentação de estudo conduzido pelos especialistas Mariana Mazzucato e Caetano Pena, que traçaram um perfil do setor inovativo brasileiro.

Finep lança editais para equipar laboratórios e fortalecer ICTs – MCTI

Recursos são do FNDCT e somam R$ 390 milhões. Secretária Emília Ribeiro defendeu a interação entre o MCTI e os institutos de pesquisa.

Game mineiro disputa uma vaga para a final da Microsoft Imagine Cup

Final brasileira da competição mundial de empreendedorismo acontece entre os dias 27 e 28 de abril, em Belo Horizonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *