Ano 7 – Nº 231 / sexta-feira, 05 de abril de 2019

EDITORIAL

Combater o autoritarismo

O governo Bolsonaro não dá trégua à sociedade brasileira no seu afã de destruir o Estado Democrático, devastar as políticas públicas e reforçar a cultura da violência e da morte. À deprimente mensagem convocando os militares à comemorar o Golpe de 1964, seguiu-se o corte drástico de recursos da educação, ciência e tecnologia e proteção do meio ambiente, dentre outras áreas, e uma nova declaração, agora do Ministro da Educação, de que não houve golpe militar no Brasil e que os livros didáticos serão revistos para reforçar esse ponto de vista.
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XIII SEMINÁRIO ANUAL – EDUCAÇÃO NO BRASIL, TRADIÇÕES DEMOCRÁTICAS

Democracia e Autoritarismo
Professor Carlos Roberto Jamil Cury abre a programação do XIII Seminário Anual do pensar a Educação, Pensar o Brasil de 2019 refletindo sobre a tensão entre democracia entre autoritarismo no Brasil e os reflexos disso na educação.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 08 de abril vamos discutir sobre a implantação da BNCC, os itinerários formativos e os novos desafios impostos às instituições de ensino, em especial para o ensino profissionalizante. O nosso convidado é o coordenador pedagógico Angelo Sá. Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna Educação em Pauta e a estréia da sessão especial Midia na Escola.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Projeto Câmara Mirim: infância, política e cidadania – Rafael Souza de Oliveira e Milton Alves Ferreira
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 01 de abril conversou sobre o projeto Câmara Mirim da CMBH com Rafael Souza de Oliveira, coordenador do projeto e Milton Alves Ferreira, chefe da Sessão de Formação de Cidadania da Escola do Legislativo da CMBH.

CONVITE À LEITURA
A Bolsa Amarela, revisitando Bojunga – Maciana Freitas e Souza – EXCLUSIVO
Apesar de um título comum e de ser voltado para o segmento infantojuvenil, ao longo da narrativa o leitor encontra fortes críticas ao regime vigente, tendo como protagonista a menina Raquel.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Esqueça Bolsonaro – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
E foque suas energias no seu deputado. Aliás, você se lembra para qual deputado deu o seu voto nas últimas eleições?

Parque ou praça: a educação ambiental e a redescoberta da natureza na cidade – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Visando amortecer a expansão das cidades, grandes áreas verdes urbanas se tornam espaços públicos que agregam educação, preservação, entretenimento e lazer.

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LIVRE EXPRESSÃO
Carta aberta – entre as brumas da saúde imaterial – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
O almoço no ônibus tornou-se um buraco de minhoca. Por tempo incalculável os espinhos alojaram-se no professor.

PESQUISA EDUCACIONAL
Indígenas nas Escolas de Educação Básica da Cidade do México – Nicanor Rebolledo Recendiz – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Unesp/Universidad de Alcalá)
As escolas de educação básica na Cidade do México, onde crianças de origem indígena são assistidas, elaboram alternativas para a implementação da justiça escolar e, assim, permitem que os alunos indígenas participem das decisões das escolas e, de outro, segrega e, consequentemente, reforça a exclusão dos alunos.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Audiência Pública na ALMG cobra repasses integrais para a FAPEMIG e reestabelecimento de bolsas – Yolanda Assunção (Observatório da Comunicação Pública da Ciência) – EXCLUSIVO
Reunião no dia 03 de abril reuniu reitores e representantes de diversas universidades do estado, parlamentares, representantes da FAPEMIG, associações de pesquisa, sindicatos e dezenas de pesquisadores de diversas instituições.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Ministro da Educação diz que pretende revisar livros didáticos sobre o golpe de 1964 e a ditadura militar – G1
Em entrevista ao ‘Valor Econômico’, Ricardo Vélez Rodrigues disse discordar de que houve golpe militar no Brasil. Para ele foi “uma decisão soberana da sociedade brasileira”.

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​AMÉRICA LATINA
Docentes de Secundaria paran en Montevideo tras agresión a funcionarios de liceo 62 – El Pais – Uruguai
Luego de un episodio violento dentro del liceo 62, que terminó con dos funcionarios del liceo 62 agredidos, Ades resolvió un paro para de 24 horas para mañana miércoles.

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​PENSAR INDICA
A Rádio UFMG Educativa veiculou, esta semana, a série de reportagens Gênero: o que é da conta da escola? que analisa quais são os interesses por trás desse debate, como ele influencia nas estatísticas de violência contra mulheres e população e LGBT e qual é o papel das instituições de ensino e da família.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Mariana Teixeira
– Após publicar o livro/DVD “Minas Gerais nos arquivos históricos de Portugal”, o professor Caio César Boschi, diretor do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da PUC Minas, lança o livro “Por que estudar História?”.

TIRINHA
Armandinho

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