ED Nº 121 – 13/05/2016

Ano 4 – Nº 121 / sexta-feira, 13 de maio de 2016 

Série Avaliação da Pós-Graduação em Educação  Os critérios de avaliação dos Programas: instabilidade e indefinição – Luciano Mendes de Faria Filho – EXCLUSIVO

As razões dessa nossa dificuldade podem ser buscadas em diferentes dimensões do campo educacional. Há, por um lado, o fato de que a institucionalização da pesquisa ocorre muito recentemente e pelas mãos da própria pós-graduação, como já se disse num dos textos desta série. A ausência de uma tradição de pesquisa autônoma em relação à pós-graduação nos fez crer que avaliar a pós-graduação é avaliar a pesquisa.

Caminhos e descaminhos do Pibid no cenário atual – Hélder Eterno da Silveira – EXCLUSIVO

Todavia, mesmo com todos os resultados positivos que o programa vem apresentando nos últimos anos, o Ministério da Educação, em função da crise política e econômica por que passa o Brasil, colocou o Pibid na rota dos cortes orçamentários. Esses cortes, significariam não apenas a redução do programa, mais do que isso, seu redimensionamento pedagógico de modo a se voltar para atividades de “atenção à escola”, assistência à algumas áreas e atendimento à escolas prioritárias.

Não há mistério no ministério do Temer – Luciano Mendes de Faria Filho – EXCLUSIVO

Pois bem, desnuda a farsa, rasgada a fantasia, empreendidos os acordos, põe-se o país à venda! Quem vai comprar as escolas públicas? Quem dará mais pelas universidades? Quantos bônus receberão os professores? Qual a taxa de lucro dos empresários? Num país em que o público foi sempre tido e havido como um bem a ser apropriado pelos mais espertos e pelos privilegiados, em que ser desprivilegiado é um desvalor, o certo não é, justamente, entregar de vez o Estado à matilha ou à quadrilha que sempre assaltou os cofres públicos?

Estranhamento e consternação:sentimentos que perpassam a nação brasileira – Irlen Antônio Goncalves – EXCLUSIVO

Mediante tal situação, quais são os riscos que estão sinalizados para a democracia brasileira nessa situação episódica? Quais lições podem ser tiradas dessa complexa trama de tomada de poder? Que papel tem a educação e os educadores com a crise da democracia?

30 anos de EJA na UFMG: sujeitos e suas perspectivas – Juliana Ferreira de Melo  – EXCLUSIVO

Na segunda-feira, 16/05/2016, começamos nosso Seminário com a Conferência de um convidado muito especial, tendo em vista, sobretudo, seus trabalhos relacionados à Educação Popular, o Professor Titular Emérito da Faculdade de Educação da UFMG, Miguel Gonzalez Arroyo. A sessão de abertura de nossos trabalhos será coordenada pela Professora Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca (FaE/UFMG), Coordenadora do Programa de Educação de Jovens e Adultos na UFMG, continuando seus já longos caminhos de professora e pesquisadora no campo da EJA.

Educação infantil como política pública do Estado de Minas Gerais – Otavio Henrique Ferreira da Silva – EXCLUSIVO

Em audiência pública ocorrida no dia 10 de maio de 2016 na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, foi discutida a “Realidade da Educação Infantil no Estado de Minas Gerais”. Essa atividade foi organiza coletivamente pela Deputada Marília Campos, atual presidente da Comissão de Participação Popular da ALMG, pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e pelo Fórum Mineiro de Educação Infantil/FMEI.

Uma mordaça verde nos professores de Belo Horizonte – Dalvit Greiner  – EXCLUSIVO

No início do século XIX, José da Silva Lisboa, o visconde de Cairu pregava o seu projeto de educação. Num seu libelo jornalístico – A Sabatina Familiar – diz, textualmente que a função social da educação é para “que os que mandão, aumentassem os seus conhecimentos sobre o que devem ordenar; e os que obedecem, achassem um novo prazer em ser subordinados”. É admirável a atualidade do pensamento de Cairu, parlamentar que foi, comparável ao pensamento de muitos parlamentares de hoje.

“Um pastor na Ciência?” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

Professor da UFMG Luciano Mendes analisa a possível indicação de Marcos Pereira (PRB) para o Ministério da Ciência e Tecnologia em um eventual governo Michel Temer.

 

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