ED Nº 101 – 16/10/2015

Ano III – Edição 101 / sexta-feira, 16 de outubro de 2015 

Sobre luchas, conflictos e identidad docente – Jorgelina Tallei – EXCLUSIVO
Una de las primeras cuestiones que encontramos cuando ejercemos la profesión docente es afiliarnos o no al sindicato. ¿Por qué nos afiliamos a los sindicatos? Porque el Estado no ofrece las condiciones, porque las provincias tampoco, porque los municipios tampoco, porque la administración universitaria tampoco.

Parabéns professores(as)… por serem alvos de interesses temporais – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO

Até que ponto a escola está subjugada aos mercadores da educação? Em que termos os(as) professores(as) são alvos de interesses temporais advindos de uma educação subjugada a critérios distantes dos pilares educativos (ressalte-se a dignidade humana e as relevantes práticas sociais).

A formação do gestor democrático precisa ser para além da escola? – Elaine Rodrigues do Carmo e Otavio Henrique Ferreira da Silva – EXCLUSIVO

Se os gestores municipais são os responsáveis pela garantia das políticas públicas e têm se prontificado para a sociedade como incapazes de consolidar uma gestão democrática da educação, a pergunta que se faz necessária para esta reflexão é, o que fazer?

Dia do professor, dia de festa – Nelson Pretto – EXCLUSIVO

Em 24 de agosto de 1974 tive minha primeira carteira assinada como professor. A escola era uma daquelas conhecidas, na Bahia de ontem, como “fábricas” e ficava ali em Nazaré, bem pertinho do tradicional e púbico Colégio Severino Ribeiro. Depois daquela primeira experiência (quase traumática!) como professor dessa “espécie” de escola, não parei mais de atuar na educação.

Conta da Educação Infantil – Marcelo Silva de Souza Ribeiro  EXCLUSIVO

Dia das crianças + dia do professor = educação infantil / professor da educação infantil. Essa espontânea matemática me trouxe de volta um sentido e um vigor para registrar algumas palavras sobre o referido resultado.

“As transferências nas escolas de São Paulo” Professor Marcus Taborda

Geração de escolas de ciclo único da rede estadual de educação de São Paulo deve transferir mais de um milhão de estudantes. Alunos, pais e professores temem pelo fechamento de escolas. O professor Marcus Tabrda comenta a proposta na educação do estado de São Paulo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *