EB Nº 127 – 24/06/2016

 Ano 4 – Nº 127 / sexta-feira, 24 de junho de 2016

 Associação de Jornalistas de Educação é lançada hoje em SP Portal UOL Educação

Será lançada oficialmente nesta quinta-feira (23), em São Paulo, a Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). A entidade é a primeira do tipo, no País, e terá profissionais com histórico de cobertura no setor.

Censo escolar deste ano inicia a coleta de dados no dia 27Portal MEC

A primeira etapa da coleta de dados do Censo Escolar de 2016 terá início no dia 27 próximo e se estenderá até 31 de agosto. Diretores e responsáveis por escolas de educação básica de todo o país devem providenciar o preenchimento, pela internet. Durante esse período, serão coletadas informações detalhadas sobre as unidades de ensino públicas e particulares e sobre alunos, professores e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica.

 A educação além das provasPortal JEDUCA

Na cobertura da educação, é natural que um repórter dê especial atenção aos indicadores relacionados ao que acontece na escola. Desde 1995, quando o MEC começou a divulgar resultados de avaliação de aprendizagem, o desempenho de alunos em testes de português e matemática passou a ser um dos principais focos (talvez o principal) da cobertura da imprensa no setor. A análise desses indicadores é importante, pois eles vêm mostrando o quanto ainda precisamos avançar para garantir o direito a uma educação de qualidade para todas as crianças.

Rosely Sayão: “Educar é apresentar a vida e não dizer como viver” Carta Capital

Educar não é fácil, muito menos nos tempos atuais. A sociedade tem passado por muitas transformações, e os pais se veem, tantas vezes, completamente perdidos. É o que evidencia a psicóloga Rosely Sayão em seu recém-lançado livro Educação sem blá-blá-blá (Ed. Três Estrelas, 2016). Mas por que pais e professores estão tão perdidos? Para começar, diz a especialista, complicamos o que é muito simples e simplificamos o que tem grande complexidade.

Veja o desastre que será para educação com a ‘Regra Temer’ de gasto públicoCarta Campinas

A proposta de teto para o gasto federal proposto pelo governo interino de Michel Temer (PMDB) vai provocar um verdadeiro desastre na educação, provocado por uma queda brusca na expansão.

RJ: Professores da rede estadual mantêm greve que já dura mais de 3 mesesPortal UOL Educação

Os professores da rede estadual do Rio de Janeiro decidiram manter a greve, em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (22). A paralisação já dura mais de três meses. Os docentes estão parados desde o dia 2 de março. Esta é a maior greve da história da categoria.

O programa ‘Escola sem Partido’ quer uma escola sem educaçãoJornal Nexo

Os projetos de lei do programa “Escola sem Partido”, que tramitam na Câmara dos Deputados e em diversas casas legislativas de estados e municípios, têm gerado angústia nos movimentos educacionais, nas universidades e nas comunidades escolares brasileiras.

 Sisu: instituições de ensino começam a convocar estudantes em lista de espera–  Portal Agência Brasil

Os candidatos em lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começarão a ser convocados pelas instituições de ensino a partir de hoje (23). Os estudantes devem ficar atentos e acompanhar a convocação na instituição para a qual se candidataram.

Deputado Marcos Zerbini vai presidir CPI da Merenda em São Paulo Portal Agência Brasil

A primeira reunião, na qual foi instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Merenda Escolar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), definiu hoje (22) o deputado Marcos Zerbini (PSDB) como presidente e Adilson Rossi (PSB) como vice-presidente do colegiado. Ainda falta definir a relatoria, decisão que, segundo Zerbini, deve sair na próxima reunião, marcada para terça-feira (28). 

 Inscrições abertas para capacitação em inglês nos EUA –  Jornal Tribuna da Bahia

Professores que visam fortalecer o domínio de habilidades linguísticas, bem como conhecer nova práticas pedagógicas, podem se inscrever para o curso de capacitação em instituições consorciadas com o Northern Virgínia Community College (Nova), nos Estados Unidos. Os candidatos selecionados farão o curso entre julho e agosto próximos, em até oito semanas.

 Censo Escolar – Primeira etapa da edição de 2016 terá início no dia 27 Portal da UNDIME

Diretores e responsáveis por escolas de educação básica devem ficar atentos aos prazos do Censo Escolar de 2016. A primeira etapa da coleta de dados terá início na próxima segunda-feira, 27 de junho, e se estenderá até 31 de agosto. O preenchimento é feito por meio do sistema Educacenso, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ministro destaca importância da universidade no contexto social Revista Gestão Universitária
“Quando se discute educação é preciso levar em conta a força, o prestígio, o significado e a importância das universidades federais, que hoje têm uma presença nacional”, afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho, durante reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) nesta terça-feira, 21, em Brasília.

Realidade vivenciada pelos alunos possibilita novos projetos e tecnologias em escola do PiauíRevista Gestão Universitária
Projeto pedagógico desenvolvido com os alunos da educação de jovens e adultos (EJA) no Centro Educacional Sesc Ler, no município de Acauã, Piauí, foi além da sala de aula. Iniciado em 2013, durante período de escassez de água, comum naquela região do Semiárido, o projeto Agricultura Familiar em Contexto: da Vivência à Sobrevivência possibilitou o cultivo de frutas e verduras na escola e na residência dos alunos.

Pixar lança plataforma que usa animação para ensinar conteúdos escolaresPortal EBC

Agência BrasilUm projeto da Pixar, empresa de animação digital norte-americana da The Walt Disney Company, disponibilizou aulas online que unem a animação a conteúdos escolares. Os estudantes podem, pela internet, aprender com famosas animações como Toy Story, Wall-E e Valente. Os conteúdos foram desenvolvidos especialmente para estudantes do ensino fundamental e médio.

Escola sem Censura: campanha nacional é lançada por professores universitáriosRevista Educação

Professores e pesquisadores de universidades públicas lançaram campanha nacional contra o “cerceamento da atividade docente”. Intitulada Escola sem Censura, a iniciativa pretende combater leis e projetos alinhados com o Escola sem Partido, movimento político que luta pelo fim do que considera doutrinação nas escolas brasileiras.

Creches da USP: fechamento de vagas causará prejuízo de R$ 1,2 mi, prevê estudoRevista Educação

Grupo de pesquisadores e funcionários da USP apontam que o fechamento das vagas em creches da universidade causará prejuízo financeiro de R$1,2 milhão ao invés de reduzir gastos. Por meio de análise de dados públicos, o trabalho da equipe tem a intenção de comprovar a ineficácia dos cortes e revogar a medida.

Coca-Cola, Ambev e PepsiCo mudam política para refrigerante em escolas Portal G1

As gigantes de bebidas Coca-Cola Brasil, Ambev e PepsiCo Brasil anunciaram nesta quarta-feira (22), em comunicado conjunto, um acordo para mudar a política de venda de refrigerantes em escolas.

Professor tem aula interrompida na Unicamp e reclama de insegurança –  Portal G1
Era para ser apenas mais uma aula de probabilidade do professor Serguei Popov como tantas outras que ocorrem às quintas-feiras no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp, mas um grupo de alunos de outros cursos decidiram invadir a sala e interromper a aula. Até mesmo a lousa foi apagada. O ato se tornou público por meio de um vídeo gravado por outro professor, que acabou sendo compartilhado nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *