ENTREMEMÓRIAS

Nº 129 – 08/07/2016

Memórias das Madres Francisca Peeters e Maria Augusta Cooman: do Colégio André aos manuais didáticos  – Sandra Maria de Oliveira – EXCLUSIVO

Elizabeth Peeters nasceu em Tournay/Bélgica, em 21 de outubro de 1876, e faleceu em 23 de dezembro de 1973, em Jaboticabal. Foi o sétimo membro de uma grande família, tradicionalmente católica e manifestou bem cedo seu gosto pelo estudo. Ela tinha facilidade com a escrita e, assim, viu a possibilidade de auxiliar as pessoas, colocando seu serviço para sua família e sua comunidade.

Nº 128 – 1º/07/2016

Entre ideais, sonhos e memórias Sonia Maria Gomes Lopes EXCLUSIVO

Muitas foram as pessoas que contribuíram para a implantação da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro – FMTM, mas foi sem dúvida o Dr. Mozart Furtado Nunes quem merece todas as honras. Além de fundador, juntamente com os outros companheiros, foi seu primeiro diretor.

Nº 127 – 24/06/2016

Esmeralda Rocha Bunazar e a construção da identidade do “Grupo Escolar Minas Gerais” em Uberaba/MG – 1944 a 1962 – Marilsa Aparecida Alberto Assis Souza – EXCLUSIVO

O fato de ter se mantido no cargo de diretora do grupo escolar por dezoito anos consecutivos fez com que Esmeralda Rocha Bunazar desempenhasse um papel de extrema importância na formação da identidade institucional. Sua atuação não se limitou a questões administrativas, burocráticas e disciplinares, uma vez que ela transitava, com desenvoltura, no âmbito pedagógico.

Nº 126 – 17/06/2016

Memórias norte-mineiras e formação de professores: criação da Escola Normal de Porteirinha – Wilney Fernando Silva – EXCLUSIVO

A criação da Escola Normal se deu num momento marcado por forte idealização da educação que se caracterizou por uma crença no poder desenvolvimentista. Para Alcides Mendes da Silva, prefeito municipal da época, a principal causa do atraso e do subdesenvolvimento no país residia na falta de uma economia forte.

Nº 125 – 10/06/2016

Maria das Dores Campos: professora, memorialista e narradora de muitas histórias… – Cairo Mohamad Ibrahim Katrib – EXCLUSIVO

O que nos chama a atenção na trajetória da memorialista não é simplesmente o exercício do magistério, mas suas obras que nos servem como suporte dialógico para várias pesquisas, pois apresentam uma riqueza de detalhes que nos permite enveredar e compreender a dinâmica da história local em suas múltiplas possibilidades.

Nº 124 – 03/06/2016

Contribuições de Sinhazinha Wanderley para a Edução e a cultura Assuensse – Gilson Lopes da Silva – EXCLUSIVO

No campo educacional, Sinhazinha manteve em sua casa o Externato São José, escola que atendia crianças da elite local e humildes, de ambos os sexos. A mestra enviava correspondencias para livrarias do Sudeste do país, solicitando livros e material de ensino. Com a implantação do Grupo Escolar Tenenete Coronel José Correia em 07 de setembro de 1911, a professora passou a fazer parte do corpo docente, permanecendo na insittuição até 1950.

Nº 118 – 20/04/2016

Pautando e Sendo pautado pela Educação – Yolanda de Freitas Assunção –  EXCLUSIVO

O Em 3 anos S Pensar a Educação em Pauta evoluiu No Caminho de Uma DISCUSSÃO qualificada a cerca da Educação.

Nº 117 – 15/04/2016

Mulheres na Física: Uma grande força * * sub-representadaNossa Ciência

São cinco Físicas de grande destaque na História Desta Ciência universal – historicamente, o grande modelo Pará Como demais – e dez Pioneiras brasileiras que, MESMO tratadas de forma sensivelmente desigual Quanto à profundidade e roteiro de cada Abordagem, POR terminam oferecer Ao Leitor, via SUAS Trajetórias individuos, Uma Visão Panorâmica tanto da Evolução Desse campo do Conhecimento, AO Longo de approximatif 130 anos, quanto da Luta formidável que as Mulheres tiveram que travar Pará FORCAR Uma ENTRADA NUM Territorio MAIS marcadamente masculino que Outros.

Nº 116 – 2016/08/04

O legado do Padre Ibiapina Sertões nsa do Nordeste: Da Casa de Caridade Fazer Assú Ao Instituto Padre IbiapinaGilson Lopes da Silva EXCLUSIVO

Suas Missões mobilizavam Como Populações atraves dos rituais Religiosos e dos mutirões de Trabalho Organizados Para a execução das Construções. Essas Ações se caracterizam Por uma religiosidade plural, Dado que ELE socorria OS sertanejos atraves da Caridade Cristã, AO MESMO em ritmo que executava ideais de civismo e Produtividade.

Nº 115 – 2016/01/04

Anísio Teixeira: um breve Convite  –  Regina Aparecida Correa –  EXCLUSIVO

Quem foi Anísio Teixeira? Este texto e Um Convite AOS Leitores a conhecerem Um pouco Ações Como a EA vida Deste educador, Bem Como Toda A SUA representatividade Paragrafo a Educação brasileira.

Nº 112 – 2016/11/03

Para Além da escola: Memórias Sobre a Extensão Rural e Os Jovens Rurais  – Leonardo Ribeiro Gomes  –  EXCLUSIVO

Nenhuma Início da DÉCADA DE 1980 UM grupo de Funcionários e ex-Funcionários da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER-MG Deram Início de UM UM Conjunto de ações visando a Preservação da Memória da Extensão Rural nenhum mineiro estado . O Objetivo Fazer ENTÃO nomeado Projeto Memória da Extensão Rural em Minas Gerais era Preservar e Ao MESMO ritmo institucionalizar hum Espaço de Reflexão Dessa Prática Profissional e Política Que se desenvolveu em Minas desde O Último da DÉCADA DE 1940.

Nº 111 – 2016/04/03

Nevinha Santos e SUAS Memórias de Professor – Jane Bezerra de Sousa  EXCLUSIVO 

Como professora normalista, Nevinha era OS métodos contra Tradicionais that tinham bases POR Colocar o aluno de Joelho Em Cima do Milho, Assim Como OS famosos Bolos de da palmatória, pois primava sempre Cabelo Respeito Ao Aluno, e CASO Sandalo DELES transgredisse, deveriam advertidos APENAS SER .

Nº 110 – 18/12/2015

Universo Educacional de Ontem e Hoje – Kelli Suelli Geraldi da Silva –  EXCLUSIVO

Não Sei O Que Fazer Quanto a essas Situações Vividas na escola, mas sei O Que devo Fazer Quanto a MIM. AINDA SINTO o MESMO Desejo de saber o por qué, de Descobrir o significado de MUITAS Coisas, de me fascinar com o Conhecimento Que AINDA NÃO adquiri.

ENTRE AS MEMÓRIAS DE RAUL GOMES (1889-1975) – hum signatário paranaense em Defesa do Ensino Público Maria Cristina Gomes Machado EXCLUSIVO

Sem Seu Entendimento, era Preciso Ações concretas e NÃO SOMENTE Contemplação da Situação do ensino, para tanto reiterou a importancia de Reformas que exigiriam gastos que nao deveriam Ser receados POR parte dos governantes, Não haveria Dinheiro, ASSIM, consumido Melhor do Que com a Instrução popular.

Nº 109 – 2015/11/12

O almanaque do Municipio da Campanha (1900): Memórias de Júlio Bueno Alisson José da Silva Esteves Pereira EXCLUSIVO Para Quem nunca ouviu Falar Fazer Almanach fazer sucintas Municipio da Campanha Podemos Dizer EM Palavras que ESTE fóruns hum grande divulgador de Informações Históricas, Sociais , Culturais, Geográficas e Educacionais de Campanha e de SUAS freguesias circunscritas. Organizado Por Julio Bueno, obra literária ESTA e UMA Organização Memorial do autor.

Dario Veloso: reminicências de hum professor e editor (1896 – 1937) Elaine Rodrigues EXCLUSIVO

Como se PODE intuir, Cabelo título proposto hum ESTA Escrita, o Nosso Objetivo E dar a ler reminiscências de hum educador Que, Como Personagem histórico, funcoes exerceu varias, dentre ELAS Uma de professor e editor, preocupado com a Melhoria e Qualidade do Ensino nenhuma Paraná, NAS Primeiras Décadas da recém instaurada república brasileira.

Nº 108 – 2015/04/12

Memórias de Germano Laterza: Educação e voluntariado nsa ano de 1960  – Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro e Nicola José Frattari Neto  EXCLUSIVO

Desde Muito Jovem, Germano Laterza Já trazia em SUA Essência hum com Preocupação Como Causas Sociais, inspirado Nos Trabalhos Que Seu pai, Pepino Laterza, desenvolvia Como construtor, auxiliando Como PESSOAS Maïs carentes. Aos Dezesseis ano de Idade, era presidente da UMEI, União da Mocidade Espírita de Ituiutaba, e, em POUCO tempo, foi Convidado a ingressar na Maçonaria

Nº 107 – 27/11/2015

“Memoria de si”: Professor Jerônimo Arantes, “Jerominho” – Letycia Silva e Luz  EXCLUSIVO

Nascido no dia 23/07/1892 Na cidade de Monte Alegre / MG, Jerônimo Arantes, apelidado por “Jerominho”, Mudou-se para á Cidade de Uberabinha em 1918, Uberlândia DEPOIS de 1929.

Nº 106 – 20/11/2015

Professor Paulo dos Santos – “Vencer na vida Pelo Estudo e Trabalho Cabelo!” – Nicola José Frattari Neto e Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro –  EXCLUSIVO

Sua Atuação humanista, voltada sobremaneira PARA O Meio em Sociais Que o aluno estava envolvido, permitiu hum Trabalho de cunho socioeducacional, Integrando o Jovem ao Mercado de Trabalho ea Princípios éticos e morais sem Exclusivamente reter-se um zumbido viés religioso.

Nº 105 – 13/11/2015

Professor Álvaro Brandão de Andrade – grande plasmador da Juventude ituitabana  – Vera Cruz Oliveira Moraes – EXCLUSIVO

O Colégio do Instituto Marden representou o Que Tantas OUTRAS Escolas laicas e particulares o fizeram: foram Como “oficinas de luz”, a desbravar ignorâncias pelo Brasil afora, Preenchimento fazer Uma lacuna do Poder Público de Alfabetizar e de instruir a População.

Nº 104 – 2015/06/11

Entre Memórias e Lembranças: a Trajetória do Professor Mario Palmério – Matheus Barra e Silva, Nathalia Rafaela Paes e Silva e Gustavo Borges – EXCLUSIVO

O Que Marcou hum Trajetória e Memória de Mario Palmério foi Uma disposição em Ser sempre moderno. ISSO Significa Estar suspenso de Seu contexto, de SUA subjetividade, Paragrafo avaliar com Racionalidade O Que se desen Fazer para quê Uma Relação professor / aluno SEJA Eficiente, Saudável e prazerosa.

Nº 103 – 29/10/2015

Como Memórias de Neiva Marilla Leite de Oliveira de Leite de Oliveira Laterza, Uma educadora Além de Seu ritmo – Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Ana Emília Cordeiro Souto Ferreira e Armindo Quillici Neto   EXCLUSIVO

Neiva Marilla Leite de Oliveira Laterza Nasceu no município de Ituiutaba em 10 de Abril de 1934, filha de Epaminondas Leite de Oliveira e Maria Divina Pereira. AINDA Muito Jovem, dirigiu-se Pará São Paulo em Conjunto com Como amigas para o aprimoramento de SEUS ESTUDOS NÃO tradicional Colégio Santa Marcelina.

Nº 102 – 23/10/2015

Do Político Ao educador: Memórias de Antônio Borges Sampaio  – Mauro Lúcio Batista Cazarotti –  EXCLUSIVO

O “Velho Sampaio”, era Como amigos conhecido Pelos, Nasceu em Quinta do Pego, na freguesia de Valença do Douro, em Portugal, atualmente Chamada de Valença do Ouro. Um português que contribuiu PARA O intitulada Desemboque, Mais tarde Vila Uberabinha, e, posteriormente, Cidade de Uberaba. Destacou-se Como intelectual, médico, advogado, prefeito EO Primeiro historiador da Região “da farinha podre” no Triângulo Mineiro.

Lembranças do Professor Carlos Afonso – Tomaz Aroldo da Mota Santos

Carlos Afonso foi pró-reitor adjunto de Graduação de 1994, um 1997 Nenhum meu Reitorado. Com Seu Olhar Paragrafo especial Como licenciaturas, propos-me Que, à semelhança das bolsas de iniciação científica, criássemos Uma Bolsa para OS Estudantes de licenciatura Como forma de Estímulo à docência. E ASSIM surgiu Uma bolsa de iniciação à docência na UFMG, Hoje, o Programa Pibid.102

Nº 101 – 16/10/2015

Cultura e Formação de Professores: a Escola Normal de Piracicaba – Ana Clara Bortoleto Nery e Tony Honorato – EXCLUSIVO

A Escola Normal Primária de Piracicaba foi fruto da Transformação, em 1911, da Escola Complementar de Piracicaba – Criada em março de 1896, Instalada em 21 de abril de 1897 soluço a Direção de Antonio Alves Aranha.

Nº 100 – 2015/09/10

Memórias de um homem Notável: Professor Diogo Alves de Mello – educador, Pesquisador, extensionista   – Heliana Ribeiro de Melloc –  EXCLUSIVO

À memória do Velho Diogo mantém-se viva atraves das SUAS inúmeras Ações beneméritas e contribuições à universidade e à sociedade brasileiras, Que se propagaram atraves de SEUS Alunos, dos Agricultores com Quem trabalhou, dos Colegas e certamente de Todos os que tiveram o privilegio de COM ELE Conviver e Aprender.

Nº 99 – 2015/02/10

Ayotzinapa, México: Crimen de Estado y encubrimiento de la élite Política  –  René Medina Esquivel  –  EXCLUSIVO

A pesar de los esfuerzos gubernamentales POR encubrir este crimen, Ayotzinapa ha generado una explosión de movimientos y MANIFESTACIONES Ciudadanas en México y POR todo el mundo, y se ha convertido internacionalmente en un ícono de impunidade, el autoritarismo y la indolência del gobierno mexicano.

Nº 98 – 25/09/2015

Memórias do “Arcebispo da Instrução” de Goyaz, Dom Emanuel Gomes de Oliveira  – Vanessa Carnielo Ramos Gomes – EXCLUSIVO

O Passado de Dom Emanuel TEM Ligação Direta com uma Ações promovidas POR ELE NÃO decorrer de SUA Administração na diocese goiana. Ao se tornar padre com 27 ano de Idade, logotipo assumiu o cargo de Vice-Diretor do Colégio São Joaquim de Lorena em São Paulo, Onde permaneceu de 1902 a 1904.

Nº 97 – 18/09/2015

Memórias do Grupo Escolar Melo Viana, Monte Carmelo – MG – Letycia Silva e Luz – EXCLUSIVO

Presente na Memória dos moradores da Cidade de Monte Carmelo ESTÁ o Grupo Escolar Melo Viana, Que recebeu Esse nomo em Homenagem ao presidente de Minas Gerais, o Sr. Fernando Melo Viana.

Nº 96 – 2015/11/09

O Intelectual Theobaldo Miranda Santos: Memória à História da Educação  – Jaqueline de Andrade Calixto   EXCLUSIVO

SEUS Estudos contribuíram para á Divulgação de Uma pedagogia católica disseminada Escritos em SEUS. Militante dedicado à causa religiosa e educacional, apoiou-se em Autores Como Newemann, Aguayo, Luzuriaga e Franz De Hovre entre Outros Autores Representantes da Pedagogia Cristã.

Nº 95 – 2015/04/09

UFMG, um Projeto de emancipação intelectual Paragrafo Minas Gerais  – João Victor da Fonseca Oliveira e Nelma Marçal L. Fonseca – EXCLUSIVO

Comemorando 88 ano da UFMG trazemos AO Leitor UMA das Obras Que consideramos Importante NÃO Levantamento bibliográfico da Pesquisa em andamento “Formação de Professores Para a Educação Básica na UFMG: História, Memória e modelos Atuais”.

Nº 94 – 28/08/2015

Memórias do Grupo Escolar de Franca – SP  – Gabriela Barbosa Indiano de Oliveira –  EXCLUSIVO

O Grupo Escolar de Franca Funciona Até OS Atuais Dias, mas Hoje Atende Cabelo Nome de Escola Estadual Coronel Francisco Martins, Sendo Uma escola Mais Antiga da Cidade.

Nº 93 – 21/08/2015

Como Memórias do professor de Honorio Guimarães – Carlos Henrique de Carvalho – EXCLUSIVO

Sua fala vinha de Encontro Ao Interesse de se organizar a Cidade de Uberabinha, Dentro da Proposta positivista de civilidade, JA Que a sociedade evoluiria Naturalmente, uma Deveria Cidade acompanhar ESSA Evolução, conformando-se As Novas condições Sociais, fruto do Crescente Processo de urbanização Que ocorria no país.

Nº 92 – 14/08/2015

Como Memórias de Hélio Benício Sobre Grupo Escolar João Pinheiro de Ituitaba, Minas Gerais  –  Ana Emília Cordeiro Souto Ferreira e Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro – EXCLUSIVO

A História da INTRODUÇÃO do grupo escolar em Ituiutaba – entao Villa Platina – Vincula-se à Ação Politica de Tobias da Costa Junqueira, que exerceu o cargo de prefeito (agente Executivo, à Clássica), em 1905. Uma vez CIENTE dos assuntos a Sor Tratados em Seu mandato, apontou o analfabetismo com hum Problema que Devia Ser atacados com Urgência.

Nº 91- 2015/07/08

EntreMemórias –   Carlos Henrique de Carvalho e Luciano Mendes de Faria Filho – Exclusivo

EntreMemórias busca estender Olhares e apresentar OUTRAS Dimensões Paragrafo Investigações, direcionadas à página Outros Cenários, EPOCAS e Temáticas Até ENTÃO POUCO privilegiadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *