Ano 6 – Nº 226 / sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

EDITORIAL

Balanço de um ano difícil para a Educação, para o Brasil.

Esta é a última edição de nosso Jornal na difícil travessia desse ano de 2018.Difícil para a Educação. Difícil para o Brasil. Difícil para a Humanidade.
Plano Nacional de Educação abandonado. Orçamento para a Ciência e a Educação em permanente redução. Base Nacional Comum Curricular indesejada e imposta sem debates, na surdina. Universidades públicas sob ataque, com o risco de privatização. Liberdade de cátedra sob ameaça de censura e perseguição. “Escola sem partido” tentando impor mordaça aos professores.

Leia mais.

XII SEMINÁRIO ANUAL – MÍDIAS, EDUCAÇÃO E ESPAÇO PÚBLICO

O Seminário Anual 2018 nas “vozes” de seus participantes – Marileide Lázara Cassoli – EXCLUSIVO
As conferências do Seminário Anual apresentaram, nesse ano, o tema Mídias, educação e espaço público.Ao todo, foram realizadas oito conferências ao longo do primeiro e segundo semestre de 2018.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil está de férias. Voltamos às transmissões em março de 2019, mas enquanto isso você pode ouvir os programas de 2018 no nosso site

ENTREVISTA
70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 10 de dezembro celebrou os 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Universidade e livre-pensar sob ameaça – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Ainda mais lamentável é supor que a crianças e jovens possa estar vedado algum conhecimento, de maneira que devesse haver um desestímulo ao que seria, nessa visão apequenada, inadequado.

Educação, mobilidade e meio ambiente: o transporte coletivo como pauta pedagógica – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Na perceptiva do movimento, a educação promove a mobilidade. Movimentar-se na cidade impõe reflexões urgentes que não podem mais ser ignoradas pelos educadores.

BNCC do Ensino Médio – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre a BNCC do Ensino Médio aprovada na última semana.

Impactos da reforma trabalhista sobre os trabalhadores – Pensando Bem – Frederico Melo
Na coluna desta semana Frederico Melo, técnico do Dieese na Subseção da CUT Minas, fala sobre os impactos da Reforma da Previdência para a classe trabalhadora.

Editoras, Livros e Políticas Culturais no Exterior: para onde caminhará o Brasil? – Luciano Mendes
Qual será a política cultural e científica da equipe do novo governo,  que terá no Palácio  Itamaraty um sujeito que acha que o aquecimento global é criada pelos socialistas e que o marxismo começou sua sanha destruidora da cultura ocidental no final do século XVIII, quando Marx nem havia nascido.

Leia mais.

ENTREMEMÓRIAS
Lição de mestre: quando “perder” significa “vencer” – Marileide Lázara Cassoli e Elaine Teixeira Pereira – EXCLUSIVO
Os textos publicados na Entrememórias possibilitaram que, por meio de relatos pessoais, construíssemos uma breve memória dos caminhos que a educação e as práticas em sala de aula trilharam nas últimas décadas.

LIVRE EXPRESSÃO
Assim cantou a sereia da Vilarinho: baseado em fatos reais – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Um cântico às anônimas mãos humanas que sobrevivem às chuvas em correntes de bondade: salvam vidas, choram perdas e permanecem entrelaçadas.

PESQUISA EDUCACIONAL
Memórias e experiências do fazer-se professor(a) de séries iniciais, no município de Rio dos índios/RS (1960-1970) – Elison Antonio Paim e Gilberto Luiz Salini – Revista Pedagógica (UNOCHAPECÓ)
O trabalho constitui-se de uma pesquisa sobre o fazer-se professor(a) de séries iniciais na área rural do município. A cidade teve seu processo de colonização datado de meados do século XX, marcado principalmente pela atividade madeireira.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Doze pesquisadores brasileiros estão entre os mais influentes do mundo – Agência Brasil
A lista, produzida anualmente pela empresa de consultoria Clarivate Analytics considera o número de citações por artigos publicados em um período de dez anos.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
MEC lança Base Comum de Formação de Professores da Educação Básica – Yahoo Notícias
A base deverá orientar a formação de professores em licenciaturas e cursos de pedagogia em todas as faculdades, universidades e instituições públicas e particulares de ensino do país.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Investigación sobre “millennials” derriba mitos sobre su disposición al trabajo y la educación – La Diária – Uruguai
Más de 15.000 jóvenes participaron en un estudio que caracteriza a la población.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
O Livro-reportagem Nossas Professoras foi o trabalho de conclusão de curso da jornalista Amanda Lüder na Universidade Federal do Paraná. O livro reúne a história de cinco professoras da rede paranaense de ensino público. Elas trabalham com apenados, crianças com deficiência, refugiados haitianos, na periferia, e na Educação de Jovens e Adultos. O livro também ajuda a entender como se formou o olhar da mulher como professora no país.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Yolanda Assunção
– O Periferias em Rede junto ao Favela é Isso Aí e a Casa do Beco, convidam para a “Mostra Periferias em Rede: conectar para fortalecer”. A Programação conta com Rodas de conversa, Oficinas, apresentações, exibição de filmes e entrega dos certificados e premiações para os vencedores do Prêmio Cultura e Direito à Cidade. O evento é gratuito e aberto ao público.

Silvia Regina Canan – É com muita alegria que socializamos com todos mais um número da Revista de Ciências Humanas.

TIRINHA
Aliens of Camila

 

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Diagramação: Diogo Nascimento e Maria G. Lara

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355