Ano 6 – Nº 209 / sexta-feira, 17 de agosto de 2018

EDITORIAL

A resistência venceu: governo federal recua nos cortes à educação

Em nosso Editorial da semana passada, registramos, saudamos e apoiamos a justa, necessária e imprescindível reação da comunidade científica aos tantos ataques desfechados pelo governo federal à educação e às ciências brasileiras. Dissemos e reafirmamos ser um compromisso ético permanente resistir à imposição dessa barbárie contra o País. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil de 20 de agosto vai debater sobre a relação da mídia tradicional com a educação, principalmente em tempos de cortes de verbas públicas e avanço da iniciativa privada. Para isso, convidamos a jornalista Marta Avancini.
Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna educação em Pauta e a sessão especial Belimbeleza.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Dia do Estudante – Andrea Guerra
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 13 de agosto conversou com a professora e psicóloga Andrea Guerra sobre a vida dos estudantes hoje, com sua formação atravessada por diversas tecnologias e novas realidades.

CONVITE À LEITURA
Rolf Tiedmann (1932-2018) – Arquivista da Teoria Crítica da Sociedade – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Tiedmann ocupou-se das muitas centenas de páginas, encontrando para elas uma ordem que fosse tão fiel quanto possível às propostas de Walter Benjamin

EDUCAÇÃO EM DEBATE
As universidades e seus currículos: por uma leitura humanista – I – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Que sentidos de formação humana atualmente predominam? Quais conhecimentos e saberes profissionais são privilegiados? Como tais experiências são organizadas no interior dos processos formativos que ocorrem nesta instituição?

Escola, arborização e ecologia: laboratórios de educação para o patrimônio socioambiental – Vagner Luciano de Andrade e Tamara Angélica Fêlix Lana – EXCLUSIVO
É preciso que a Educação Patrimonial Ambiental trilhe a missão de transformar o quadro social e ecológico de destruição e degradação, e dos inúmeros caminhos que compõe diferentes ambientes da escola e de seu entorno.

MEC e a fiscalização dos recursos do FIES – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o professor Marcus Taborda, em conversa com o jornalista Vinicius Luiz da rádio UFMG Educativa, comentou sobre os processos de fiscalização do rendimento de estudantes financiados pelo FIES.

Leia mais

ENTREMEMÓRIAS
La Fontaine et moi – Zuleica Geissler Paz – EXCLUSIVO
Não apenas houvera mudanças em mim, mas que essas transformações feitas pelo tempo e pelo que a vida nos impõe, tinham modificado a própria história, contada por tantos séculos.

LIVRE EXPRESSÃO
E as aulas começam – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Um rio em cheia corre voraz pelas veias de nossa identidade linguística. Sujeitos enamorados pela vida cultuam as possibilidades de pensar além do posto.

PESQUISA EDUCACIONAL
As crianças na escola, seus enredos e narrativas – Gianine Maria de Souza Pierro – Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica ( UNEB)
Refletir sobre a cultura escolar e a cultura da infância, a partir das narrativas do que dizem as crianças sobre a escola é o desafio apresentado neste texto.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
A política da inconsciência científica – Jornal da Ciência
Artigo de Regina Pekelmann Markus, professora titular da USP e membro do Conselho Deliberativo do CNPq e da SBPC, para o Jornal da Ciência

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Desigualdade começa bem antes da escola. E aumenta a cada passo, por Reginaldo Moraes – GGN
“Famílias disfuncionais produzem crianças prejudicadas. Uma política bem sucedida de formação de habilidades envolve uma política para a família”.

Leia mais

​AMÉRICA LATINA
Educação não é prioridade em eleições na América Latina – Jeduca – Brasil
Jornalistas do México, Argentina e Colômbia contaram sobre as dificuldades na cobertura da área em seus países.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
A Criança e o Espaço é um projeto da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) que tem o objetivo de apoiar prefeitas e prefeitos na construção de políticas públicas sobre o bem estar da criança nas cidades. Para tanto, o projeto apresenta formas de intervenção no espaço público que visem um ambiente saudável, entendendo que a garantia de muitos dos direitos das crianças está relacionada à adequação dos espaços onde elas vivem e frequentam nos municípios.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Yolanda Assunção
– O Projeto Todos pela Educação está realizando no mês de agosto, o Diálogos #Educação Já, uma série de encontros com candidatas e candidatos à Presidência da República cujo tema central é a Educação Básica Pública. Os vídeos são disponibilizados no Facebook do projeto.

Alison Barbosa – Exposição Memórias Urbanas: espaços de referência da Capital, que leva fotografias históricas para várias regiões de BH

Vanessa Macêdo – O Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira lança a programação da Semana da Pessoa com Deficiência. O evento que já está em sua 24º edição, faz parte do calendário anual do centro e acontecerá entre os dias 20 e 27 de Agosto em Sousa/PB.

Yolanda Assunção – Abertas inscrições para o VII Encontro Nacional das Licenciaturas – O evento acontece de 5 a 7 de dezembro, na Uece, em Fortaleza. O prazo para submissão de trabalhos se encerra em 23 de setembro

TIRINHA
Armandinho

 

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Diagramação: Diogo Nascimento e Maria G. Lara

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355