Ano 7 – Nº 242 / quinta-feira, 19 de Junho de 2019

EDITORIAL

O judiciário e a prática da injustiça

Há muito tempo os movimentos sociais mais diversos, bem como as pesquisas das ciências humanas e sociais, têm denunciado e demonstrado o quanto, no Brasil, nós institucionalizamos formas arcaicas de violência e, ao mesmo, tempo, fazemos com que tais formas arcaicas funcionem por meio de mecanismos tecnológicos extremamente sofisticados.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 24 de junho, vai receber a pesquisadora Marilia Tuler Veloso, para falar sobre participação de crianças e adolescentes no planejamento e gestão das cidades. Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna Pensando Bem e a sessão especial Cinema Falado.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
A reforma da previdência – Bernardo Lanza
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil, do dia 17 de junho, recebeu o professor Bernardo Lanza Queiroz para discutir a situação do Sistema Previdenciário e a proposta de reforma da Previdência que tramita no Congresso Nacional.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Quando a Educação é alvo de ataques – Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO
O ataque às universidades parece também refletir o momento político em que se encontra o país, no qual o discurso de ódio ganha força nas instâncias administrativas e entre os governantes de mais alta importância e visibilidade.

Indústria de multas -Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
A impaciência, com tudo e todos, é a demonstração definitiva da incapacidade de viver em sociedade.

A luta em defesa da educação pública em Minas – Pensando Bem – Denise Romano
Na coluna desta semana, coordenadora-geral do Sind-UTE/MG fala sobre a agenda de lutas dos professores em Minas Gerais.

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EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Educação e Direitos Humanos: uma interface inevitável – Luiz Carlos Castello Branco Rena – EXCLUSIVO
O fato é que as posições radicalizadas do principal protagonista da luta política colocaram em evidência a questão dos Direitos Humanos e sua eficácia nesta parte ao sul do equador.

ENTREMEMÓRIAS
Rasgando as origens, reinventando o passado, construindo uma “nova história” – Valeska Francener da Luz – EXCLUSIVO
Sem dúvida nenhuma, foi a melhor escolha de minha vida, até o momento.

CONVITE À LEITURA
A escola primária noturna em Minas Gerais (1891-1924) – João C. R. Andrade – EXCLUSIVO
Nesses tempos de “negacionismo histórico”, essa pesquisa, traz contribuições às dimensões da historicidade, reveses, tensões, negociações várias, entre variadas instituições, sujeitos, acerca da configuração da escola primaria para os/as sujeitos da EJA.

LIVRE EXPRESSÃO
Confrarias – visões sobre a etimologia das palavras conchaves – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
As ideias devem ser suas, Fulano. Suas ideias! Sua escrita! Palavras suas…

PESQUISA EDUCACIONAL
Rede regionais para acreditação e avaliação da qualidade da educação superior – Margareth Guerra dos Santos e Denise Leite – Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (Fundação Cesgranrio)
No artigo, discutem-se movimentos de redes e suas lógicas, à procura de esclarecimento sobre as relações que estabelecem e as influências que produzem sobre as políticas públicas de Educação Superior.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
O estudo da Fiocruz e a desconfiança dos especialistas – Nexo
Rachel Herdy, professora de direito da UFRJ, e Rafael Monnerat, pesquisador do projeto “O problema da expertise nas arenas públicas”, questionam em artigo para o Nexo como podem leigos confiar ou desconfiar de experts de forma justificada.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Greve Geral pelos direitos dos estudantes e trabalhadores – Letícia Pires, Maria Gabriela Lara e Yolanda Assunção – EXCLUSIVO
Manifestação em Belo Horizonte no ultimo dia 14 de junho mobilizou diversas categorias em torno de putas como a Reforma da Previdência, meio ambiente e verbas para a educação.

Ao atacar universidade, Bolsonaro visa uma juventude que lhe é hostil, diz Safatle – Carta Educação
O professor da USP explica os anúncios de cortes no orçamento da educação no Brasil feitos pelo governo de Jair Bolsonaro.

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​AMÉRICA LATINA
Estudiantes del CTP Calle Blancos protestan frente al MEP – CRHoy (Costa Rica)
Los estudiantes piden que se resuelva – de una vez por todas – su situación, pues se están vivendo afectados con la pérdida de lecciones.

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PENSAR INDICA
Dirigido a professores de Matemática de escolas públicas municipais e estaduais, com dois anos de experiência no ensino básico, o programa OBMEP na Escola 2020 está com as inscrições abertas até 28 de junho. A meta principal é melhorar a qualidade do ensino da disciplina no país, estimulando a adoção de novas práticas didáticas nas salas de aula e atividades extraclasses com o uso dos materiais da OBMEP, como provas e bancos de questões.

OPINIÃO DO LEITOR
Rodrigo Kinchescki em 07/06/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 239 – 31/05/2019 –“Balbúrdias” na UDESC: experiências de um trabalho integrado entre História e Sociologia da Educação)
Registro os parabéns às profissionais de educação Ana Paula e Eliane Teixeira pelo texto exposto com uma visão sistêmica da educação associando História e Sociologia na pedagogia. Ontem tive acesso a uma afirmação que resume muito o que precisamos repensar enquanto estudantes, docentes e pesquisadores e principalmente aos governantes que nos representam:
“O trabalho não dignifica a alma. O que dignifica a alma é o conhecimento. A busca do entendimento de quem somos, onde estamos e para onde pretendemos ir”. (Autor desconhecido).
Sem mais…

INDICAÇÃO DO LEITOR
Allyson Lima
 – A Revista Temporalidades Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG convida à participação no Dossiê temático “Pensar a educação na história: intelectuais, práticas e discursos”. Além de artigos destinados ao Dossiê – que deverão ser enviados até o dia 11/07/2019 – a Temporalidades aceita artigos livres, resenhas e transcrições documentais comentadas em fluxo contínuo.

Sandra Ribas –  Mônica Araújo, professora da Faculdade de Educação da UFMG, fala sobre ‘Cultura escrita digital em sala de aula de alfabetização‘, no dia 25 de junho de 2019, das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG. O evento integra o programa Ceale Debate, da Faculdade de Educação.

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