Ano 7 – Nº 233 / sexta-feira, 17 de abril de 2019

EDITORIAL

Escola: lugar de polícia ou lugar de política?

O Presidente Bolsonaro e foi deputado federal por 28 anos e hoje ocupa o posto mais alto do governo da República. Ou seja, viveu boa parte da vida na política e nela encontrou colocação para três de seus filhos. Imaginava-se que um sujeito com tal trajetória não apenas valorizasse a política, mas também que incentivasse os jovens a dela participar. Mas não é isso que ele faz. Em mais de uma ocasião disse que a escola não deve incentivar a participação política dos alunos e sim prepará-los para o trabalho.
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XIII SEMINÁRIO ANUAL – EDUCAÇÃO NO BRASIL, TRADIÇÕES DEMOCRÁTICAS

O projeto reacionário de educação
Segunda conferência do XIII Seminário Anual do Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebe o professor Luiz Antônio Cunha (UFRJ) para discutir as forças que precipitam sobre a Educação brasileira

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 15 de abril vamos discutir educação democracia e Estado Laico. Para isso vamos receber o professor Heli Sabino, da faculdade de Educação da UFMG. Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna Educação em Pauta e a sessão especial Belimbeleza.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
A atuação e a situação atual da FAPEMIG – Paulo Sérgio Beirão
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 15 de abril, o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG, o professor Paulo Sérgio Beirão falou sobre o trabalho e o momento vivido pela fundação.

CONVITE À LEITURA
Descolonizar a língua e radicalizar a margem – Geledes
Uma resenha sobre “Um Exu em Nova York” de Cidinha da Silva

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A matança do pensamento crítico a partir do desmonte da educação pública: um olhar para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
É a chance de utilizar-se do pensamento crítico e do saber para que o desenvolvimento social se efetive por meio da ciência e da tecnologia, desde o ensino médio até a pós-graduação.

Plano de vista hoje da auditoria cidadã da dívida – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
Tanto quanto nos anima a luta o grande número de participantes que lotaram o plenário e as ruas de Belo Horizonte, nos anima o grande número de partidos políticos que se fizeram presentes à reunião.

O que está por trás do ensino domiciliar: desvelando seus perigos – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
O fato de defender a importância da escola não significa que ela deve ser o único contexto de desenvolvimento da criança.

Educação Infantil, práticas educativas-avaliativas e contextos de vida de crianças em condição de pobreza e extrema pobreza – Shellen de Lima Matiazzi e Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO
As vivências da pobreza são evidenciadas nos diferentes espaços das cidades, nas ruas, nas periferias e nas escolas públicas, em que chegam diariamente crianças em condições de vida precarizadas.

O desmonte do direito constitucional à educação – Maciana Freitas e Souza – EXCLUSIVO
Na realidade brasileira, consideramos de grande importância o aprofundamento da democracia, para que a educação seja realmente compromissada com uma nova dialética que possa contribuir para a transformação real das relações de poder.

O dia do índio num contexto de reafirmação escolar: para nunca esquecer Galdino Pataxó – Tamara Angélica Felix Lana e Vagner Luciano de Andrade  – EXCLUSIVO
As questões étnico-raciais valorizam a pluralidade cultural brasileira posicionando-se contra qualquer discriminação para agir com perseverança na busca de conhecimento e exercício de cidadania.

Os economistas no MEC – Luciano Mendes (Rádio UFMG Educativa) – Educação em Pauta
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa, Vinicius Luiz conversou com o professor Luciano Mendes sobre o projeto de educação e os efeitos de um MEC dirigido por economistas.

A falta de investimentos na educação em Minas – Feliciana Saldanha – Pensando Bem
Na coluna desta semana a diretora estadual do Sind-UTE, Feliciana Saldanha, fala sobre a falta de investimentos na educação em Minas Gerais, além da superlotação de salas de aula, do não pagamento em dia e o longo processo de pagamento do 13º Salário dos professores da rede estadual de educação.

Os ataques à educação democrática – Fernando Penna (Ação Educação Democrática)
Professor da Universidade Federal Fluminense Hoje fala sobre o movimento de resistência en defesa da educação plural e democrática.

Carta em defesa da Educação Integral – Grupo de pesquisa TEIA
Somos nós, educadoras e educadores, que devemos conduzir o processo de formação integral de nossos jovens e crianças, que não pode ser fragmentado nem reduzido a um ensino disciplinador e moralizante.

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LIVRE EXPRESSÃO
Cama no telhado – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Ventos de pompa roubam o sulco das palavras que não nasceram para marinar em covas rasas. As palavras nasceram para beijar o rio, fazer onda, espraiar bondade.

PESQUISA EDUCACIONAL
Atuação de educadores em prol de uma escola pública, laica e gratuita na cidade do Rio de Janeiro – Vania Finholdt Angelo Leite – Revista Educação e Amancipação (UFMA)
Defendo a ideia de que há intenção dos governantes no desmonte da educação no Brasil, mas, em contrapartida, os educadores/atores na escola traduzem/interpretam as políticas de acordo com os valores e projetos pedagógicos de cada escola.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
SBPC convoca sociedades científicas para mobilização em defesa da CT&I em Brasília – Jornal da Ciência
A SBPC realiza nos dias 8 e 9 de maio o movimento #cienciaocupabrasilia.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Novo presidente do Inep é criticado por especialistas por não ter experiência na área – O Globo
Elmer Coelho Vicenzi é delegado da Polícia Federal e foi diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

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​AMÉRICA LATINA
Los docentes universitarios harán un paro de 48 horas y en respuesta el Gobierno posterga la paritária – Clarin (Argentina)
Será el próximo 24 y 25 de abril. Dos días antes habían sido convocados a la mesa de discusión salarial, pero ahora será después de la huelga.

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PENSAR INDICA
Foi lançado o Edital para o concurso para uma vaga de Professor Visitante junto ao Projeto Pensar a Educação. A lotação será no Departamento de Ciências Aplicadas à Educação, mas o trabalho será realizado junto ao Projeto. A vaga foi concedida pela UFMG a partir de edital interno lançado no ano passado.

Livro “Embates em torno do Estado Laico”, organizado pela secretária da SBPC, Claudia Masini d´Avila-Levy, e o professor emérito da UFRJ e coordenador do GT da SBPC sobre o tema, Luiz Antônio Cunha, reúne textos de renomados cientistas, que apresentam o conceito de Estado Laico, e debatem o impacto da não laicidade sobre a ciência, a política, o ensino, a saúde, as pesquisas biomédicas, a sexualidade e os direitos das mulheres.

OPINIÃO DO LEITOR
Adriano Palma em 12/04/2019 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 232 – 12/04/2019 – Seu professor está com depressão. O que você tem a ver com isso?)
Na universidade, a saúde mental é um tema recorrente, mas é mais focada nos alunos, nos jovens, a saúde mental dos acadêmicos de mais alto nível ainda é um tabu, principalmente com professores, servidores, mestrandos e doutorandos. E eles vão influenciar em toda a academia de várias gerações.

Liliane Haas Schieber Silva em 16/04/2019 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 232 – 12/04/2019 – Seu professor está com depressão. O que você tem a ver com isso?)
Nesse texto eu diria que ” o melhor meio de tornar a sociedade mais benevolente e altruísta é iniciar na família, na educação dos filhos, a imposição de limites, a prática do respeito para com o próximo, empatia e compaixão. Assim, a escola poderia ser apenas um ambiente reforçador desses valores e não responsável e sobrecarregada como tem sido pelas lacunas que as famílias tem deixado.

TIRINHA
Benett Apavora

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