Ano 6 – Nº 206 / sexta-feira, 13 de julho de 2018

EDITORIAL

70 anos da SBPC – Contra o Golpe nas ciências brasileiras!

No final da semana passada pesquisadores de várias cidades brasileiras se reuniram para comemorar os 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Fundada em 1948, a instituição reúne hoje, milhares de sócios individuais e quase 150 instituições de representação de pesquisadores e de programas de pós-graduação de todas as áreas do conhecimento. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil está de férias! Voltaremos no dia 06 de agosto, mas por enquanto você pode conferir todos os programas de 2018.

ENTREVISTA
Dia da Ciência e 70 anos da SBPC – Ildeu de Castro
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 09 de julho conversou com o presidente da SBPC, professor Ildeu de Castro, sobre os 70 anos da instituição.

CONVITE À LEITURA
Revista destaca textos-referência sobre Educação Rural – Pensar a Educação em Revista
A Educação Rural é o tema deste número do periódico Pensar a Educação em Revista. O texto de apresentação e os textos selecionados pela professora Virgínia de Ávila (UFPE) evidenciam ‘ausências e silenciamentos’ quanto ao lugar que essa modalidade educativa deveria ocupar na história da educação brasileira.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
O lugar das mídias nas discussões sobre educação e espaço público – Priscilla Nogueira Bahiense – EXCLUSIVO
O Pensar a Educação, Pensar o Brasil organizou seu Seminário Anual sobre o tema “Mídias, educação e espaço público”. Até então foram realizadas 3 conferências e um debate envolvendo o tema e que mobilizaram um público diverso e atento às discussões.

Quando todas as escolas de ensino médio se tornam iguais – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Considero “Anomalisa” – esta grande animação de Charlie Kaufman – como uma metáfora para pensar as pedagogias contemporâneas; sobretudo aquelas que se propõem a inovar a escolarização juvenil.

Uma imagem duradoura – (outra vez) Passagens, de Walter Benjamin – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Pode ser um prazer muito grande mimetizar-se com a montagem historiográfica que fala de Marx, Baudelaire e Fourier, ao mesmo tempo em que se refere ao ferro, aos espelhos, ao vidro e às nascentes práticas da cultura de massas.

Breve cenário de uma universidade pública – Liliana Borges – EXCLUSIVO
Com o discurso de Constitucionalidade, de ingresso no serviço público exclusivamente pela via do Concurso Público, o Estado se isenta de qualquer compromisso com seus servidores marginalizados.

Educação, dados e soluções – Luciana da Silva Rosa – EXCLUSIVO
Seria interessante se fossem criados mais espaços para os profissionais da Educação discutir esses resultados, de preferência espaços públicos dos quais a comunidade também possa participar.

Falta de Educação? – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o professor Marcus Taborda comentou sobre os acontecimentos que envolveram torcedores brasileiros no Mundial de Futebol na Rússia. O professor discutiu o lugar da educação no processo de formação destes indivíduos e também nas acusações a respeito destas pessoas.

Leia mais.

PESQUISA EDUCACIONAL
A música e as artes na formação do pedagogo: polivalência ou interdisciplinaridade? – Sergio Luiz Ferreira Figueiredo – Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade (UNEB)
O objetivo deste texto é discutir questões relacionadas à música e às artes na formação do pedagogo que atua na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Salve a Ciência, SBPC 70 anos – Nelson Pretto – A Tarde
Mais do que celebrar uma data, o momento é de luta. Exige uma maior participação da sociedade na defesa da Ciência e da Educação contra essas ações que, seguramente, comprometerão de forma grave o futuro do País.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Crianças e adultos celebram o Dia da Ciência na Praça da Liberdade – UFMG Notícias
Organizada pela UFMG, programação também marcou os 70 anos de fundação da SBPC

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Un mes con debate sobre la igualdad y la xenofobia – El Pais, Uruguay
Habrá distintas actividades para celebrar en Uruguay el Mes de la Afrodescendencia.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
Alfabantu é um aplicativo voltado para o público infantil que tem como proposta ajudar no processo de alfabetização das crianças através de jogos digitais, além de enfatizar uma das contribuições africanas no falar brasileiro. É composto por um glossário formado por diversas palavras, o alfabeto kimbundu, números, saudações, partes do corpo, nomes de animais e ainda um quiz pensado como estratégia de memorização das palavras.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Sociedad Argentina de Historia de la Educación – Convida a todas(os) para a leitura do sexto volume da Revista Mexicana de Historia de la Educación.

Participe do nosso jornal enviando sua indicação ou comentário para o e-mail: jornalpepb@gmail.com

TIRINHA
Latuff

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Diagramação: Diogo Nascimento e Maria G. Lara

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355