Ano 7 – Nº 229 / sexta-feira, 22 de março de 2019

EDITORIAL

Ação Educação Democrática: resistência e criação

Uma das muitas asneiras ditas pelo presidente Jair Bolsonaro em sua deslumbrada e subserviente visita aos EUA esta semana foi a de que a democracia na América Latina foi, sempre, um dos objetivos daquele país. Como sempre, mais preocupado em agradar seus anfitriões e em vender o país a preço de banana do que com a verdade histórica, o presidente brasileiro agrediu, uma vez mais, a memória e a luta daqueles e daquelas que batalharam e, à vezes, perderam suas vidas para resgatar, aqui, os valores, as instituições e as práticas democráticas.

Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 25 de março, continuaremos discutindo as perspectivas para a educação em 2019. A terceira entrevista desta série será com Clarice Barreto, Vice-presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais, o Simpro Minas. Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna Educação em Pauta e a sessão especial Educação e Música.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Perspectivas para a educação para 2019 – Lutas do Sind-UTE Minas – Fabio Garrido
A segunda entrevista da série “Perspectivas para a educação em 2019” recebeu o professor Fábio Garrido, da direção estadual do Sind-UTE Minas. Conversamos sobre as expectativas do Sind-UTE para o ano, a agenda de lutas do sindicato e a situação da carreira docente.

CONVITE À LEITURA
Brasil ainda utópico: 55 anos de Deus e o diabo na terra do sol – Alexandre Fernandez Vaz
O bem e o mal, o Brasil que se deixa ver na tela. Não de forma imediata, ainda que estejam lá a miséria e a exploração endêmicas, estruturantes da história do país.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Um medievalista francês no samba – Ana Luiza Jesus da Costa – EXCLUSIVO
Mangueira afirma por meio da cultura popular uma refinada crítica historiográfica à chamada “história oficial”, a do descobrimento, avesso da conquista e genocídio indígena; a da abolição pelas mãos da princesa, em lugar da luta dos escravizados pela liberdade.

A falácia do sujeito passivo – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
Assombrada pela perspectiva de que eleitores pudessem vir a se comportar como marionetes, a opinião pública passou a questionar nosso livre arbítrio. Os educadores então, ficaram simplesmente horrorizados.

O direito a educação e sua função política – Maciana Freitas e Souza – EXCLUSIVO
Em tempos de neoliberalismo, embora a educação seja afirmada no âmbito jurídico, ainda impõe-se o desafio de deslocá-la do plano formal para o real.

O avanço das políticas neoliberais e a sociedade de competição –  Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Diante dos atuais discursos de naturalização da meritocracia, o medo da miséria condiciona a obediência e a aceitação de formas de existência e de sobrevivência limitadoras.

O Tempero de nossas vidas – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Plataformas virtuais já não são mais meio digital, mas o modo de operar a própria vida. Isso, sim, pode vir a ser um problema caso não esteja cercado de uma base moral que lhe dê sentido e forma.

Plano de vista 2019 – Auditoria cidadã da dívida – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
Se queremos ter voz nas Casas do Povo, precisamos ocupar os espaços e tempos de interação fazendo com que sirvam às causas populares.

Extinção cargos, funções e gratificações do Governo Federal – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, a jornalista da Rádio UFMG Educativa Alicianne Gonçalves conversou com o professor Marcus Taborda sobre a extinção de cargos, funções e gratificações do poder Executivo Federal.

A necessária luta contra a reforma da Previdência Social – Pensando Bem – Paulo Henrique Santos Fonseca
Na coluna desta semana o diretor de comunicação do Sind-UTE/MG, Paulo Henrique Santos Fonseca, diz que é preciso combater a Reforma da Previdência.

Leia mais.

ENTREMEMÓRIAS
Avivando memórias – Elaine Teixeira e Marileide Cassolli – EXCLUSIVO
Relembrar nossas vivências como estudantes ou como docentes possibilitam a construção de uma visão crítica e reflexiva sobre a educação em nosso país.

CARTAS A QUEM OUSA ENSINAR
Uma estratégia de enfrentar o Panteão da Boçalidade – Sandro Santos – EXCLUSIVO
Agora, a boçalidade impera entre os notáveis ministeriais e dos adeptos deste governo, não é mesmo?

LIVRE EXPRESSÃO
Nuvens de Sangue – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Diante da guerra, afastam-se os polos inclementes: não se ausente! Não se ausente!

PESQUISA EDUCACIONAL
Formação superior de professores de libras: primeiros desafios ao reconhecimento do sujeito multifacetado – Kate Mamhy Oliveira Kumada, Rosângela Gavioli Prieto – Reflexão e Ação (Unisc)
Considerando que em nossa sociedade contemporânea o sujeito é constituído por múltiplas e fragmentadas identidades, o presente artigo tem o objetivo de investigar a efetivação do direito à prioridade do surdo na formação de professores de Libras a partir de uma análise ampliada do sujeito multifacetado.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Cortes orçamentários na Fapemig – Observatório da Comunicação Pública da Ciência
Os cortes de cerca de 60% no orçamento da Fundação levaram à suspensão de bolsas de iniciação científica e pós-graduação e à interrupção do pagamento de editais. Universidades e entidades de todo o estado se manifestaram em apoio à Fundação.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
MEC define decreto de alfabetização mas atrasos atingem avaliação e livro didático – Folha de São Paulo
Embates ideológicos sobre os rumos das políticas atrasam definições

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Estudio de INEE revela ‘abandono’ de las escuelas en México – Televisa – México
13 mil planteles de nivel preescolar público en México no tienen luz, 31 mil no tienen agua y 6 mil no tienen baños.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
Movimento Down e o Grupo In Press, com o patrocínio da RioFilme fizeram a websérie “Crescer com Síndrome de Down”com o objetivo de apoiar famílias com bebês e crianças com síndrome de Down. Os episódios são divididos em três eixos principais: histórias de integração e inspiração; vídeos com exercícios de estimulação para bebês; e rodadas de conversas com as famílias.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Haydenee Gomes Soares Manso
 – No dia 26 de março de 2019 a escritora Fátima Gomes lança o livro “Mais que liberdade, livramento!” na Biblioteca Pública Luiz de Bessa em Belo Horizonte. O livro de poesias leva o selo da Telucazu Edições.

Priscilla Bahiense – Lançamento do Volume IX da Coleção História Geral da África (HGA), a realizar-se entre os dias 25 e 27 de março de 2019, no auditório da Escola Superior Dom Helder Câmara, na R. Álvares Maciel, 628 – Santa Efigênia, em Belo Horizonte. O evento será também transmitido online!

Mariana Santos – O livro “Democracia, escola e infância” destaca a união de duas grandes áreas de conhecimento: História e Filosofia da Educação. Os organizadores afirmam que todos os textos apresentados primam pela interlocução entre duas áreas fronteiriças, buscando entretecer o campo das práticas educativas com teorias e reflexões sobre essas mesmas práticas. O livro está disponível no  Portal de Livros Abertos da USP

Gephe Fae UFMG – Convida para aula inaugural dos programas de pós graduação UFMG/UEMG/CEFET e PUCMINAS dia 27 de março, às 14h no auditório Neidson Rodrigues – FaE/UFMG.

Gephe Fae UFMG – Temos a honra de convidá-lo para participar do evento Encontro do Comitê Científico Internacional da UNESCO para o lançamento do Volume IX da Coleção História Geral da África (HGA), a realizar-se entre os dias 25 e 27 de março de 2019, em Belo Horizonte, Minas Gerais, no auditório da Escola Superior Dom Helder Câmara ( R. Álvares Maciel, 628 – Santa Efigênia),  Confira no site.

TIRINHA
Cartunista das Cavernas

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Diagramação: Diogo Nascimento e Maria G. Lara

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355