Ano 6 – Nº 198 / sexta-feira, 18 de maio de 2018

EDITORIAL

Por que conhecer e aprender?

Vivemos hoje em uma sociedade na qual o conhecimento científico é de grande importância.  A sua produção e divulgação movimentam milhões de pessoas no mundo todo e nossas vidas são continuamente impactadas pela sua aplicação nas mais variadas dimensões de nossa existência. Há, por isso, quem diga que vivemos numa “sociedade do conhecimento”. Conhecimento este que foi transformado em uma das principais mercadorias a circular pelo planeta. Leia mais.

a
Na próxima quinta-feira, dia 24 de maio, receberemos a professora Andrea Versuti, da Universidade de Brasília, para a conferência “Reflexões pós-panópticas sobre vigilância e consumo na sociedade da classificação”.

 

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 21 de maio vai conversar sobre o projeto Oficina de Imagens que busca promover os direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens por meio de comunicação, educação e cultura. Segunda feira também tem as colunas Educação em Pauta e Pensa do Bem, a Agenda da educação com os principais eventos da semana e a sessão especial Jovem Protagonista.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Mídia, educação e espaço público – Alunas da disciplina Mídia, educação e espaço público da FaE/UFMG
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 10 de maio, o professor Luciano Mendes conversou com alunas da disciplina Mídia, educação e espaço público sobre a cobertura midiática da educação.

Vem aí: Conape 2018 – Professora Analise da Silva
No dia 14 de maio, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil conversou com a Professora Analise da Silva sobre a Conferência Nacional Popular de Educação 2018.

CONVITE À LEITURA
“Ainda estou aqui”, de Marcelo Rubens Paiva – Marcus Taborda
No Educação e Literatura desta semana, o professor Marcus Taborda apresenta o livro “Ainda estou aqui”, de Marcelo Rubens Paiva. A obra mergulha num momento negro da história recente brasileira para contar — e tentar entender — o que de fato ocorreu com Rubens Paiva, seu pai, naquele janeiro de 1971.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Procura-se: a mulher negra na mídia – Ana Paula Campos Marques e Rayanne Cristine Joviano de Oliveira – EXCLUSIVO
Em uma sociedade demarcadamente machista e patriarcal, sobre a mulher negra recai o peso da herança colonial, apoiado numa suposta superioridade masculina branca.

O MEC pós-Maria Helena Guimarães – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna sobre educação do Jornal UFMG desta semana,  o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda que fez um balanço da gestão de Maria Helena na secretaria-executiva do MEC.

Filosofia x Matemática: torturando dados do ENEM – Avaliação Educacional
O blog Avaliação Educacional, do professor Luiz Carlos de Freitas, publicou na ultima semana uma série de textos em que discute a pesquisa do Ipea que indica a obrigatoriedade do ensino de Filosofia e Sociologia como causa para o baixo rendimento dos alunos em Matemática.

PESQUISA EDUCACIONAL
A constituição da faculdade de educação da UFMG: história e memória – Nelma Marçal Lacerda – EXCLUSIVO
Esta pesquisa propõe investigar a história institucional da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) e retraçar o itinerário de sua criação, durante a Reforma Universitária de 1968.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Na capital dos Botecos, mais um brinde à ciência – Thacyane Martinelli – EXCLUSIVO
Com o objetivo de mostrar aos mineiros a produção científica do estado e que às vezes fica escondida, entidades como FAPEMIG e a SEDECTES apoiaram a realização do Pint of Science.

Uma cerveja e um paradigma, por favor! – Priscilla Bahiense – EXCLUSIVO
Falar sobre ciência para os pares é fácil, difícil é envolver a população nas discussões, afinal.

CRISPR-Cas9: retalhando genes e costurando o tecido da vida – Vanessa Macêdo – EXCLUSIVO
Trata-se da possibilidade de alterar o código genéticode embriões, eliminando a chance de desenvolver doenças ou ainda alterando características físicas.

Formação científica de adolescente e jovens – Observatório da Comunicação Pública da Ciência
A sessão especial Ciência e Tecnologia o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu Rodrigo Leite para falar sobre Falei sobre o Prêmio Carlos Ribeiro Diniz, Saúde Pública, Educação e formação científica de adolescente e jovens.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Escutas acadêmicas precisam oferecer respostas mais efetivas – Notícias UFMG
Espaços de acolhimento foram tema de conversatório na manhã desta quinta-feira

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
¿Por qué celebración del MEP contra la homofobia genera críticas? – Costa Rica Hoy, Costa Rica
“Debemos de hacer de los centros educativos espacios donde las y los educandos se sientan con la capacidad para desarrollarse, expresarse, sentirse seguras y seguros”.

Leia mais.

PENSAR INDICA
Maio Amarelo Kids é uma iniciativa social de educação para o trânsito desenvolvida pela ZOOM education for life em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária. O projeto incentiva a discussão da mobilidade em conjunto com crianças, familiares e instituições de ensino por meio de ferramentas digitais ou presenciais, em espaços públicos ou privados, e visa assim contribuir para uma sociedade mais saudável e gerações mais conscientes sobre o tema. Instituições podem inscrever-se no concurso cultural e os pontos de seus alunos no jogo disponibilizado são convertidos em pontos para a instituição. Familiares e equipes de robótica também podem participar.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Mariana Martinato – Estão abertas as inscrições para o Prêmio Educador Nota 10
O Prêmio Educador Nota 10, maior e mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira, está com as inscrições abertas para sua 21ª edição. Até as 23h59 (horário de Brasília-DF) do dia 27 de maio, professores da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país podem submeter seus projetos pelo site. Podem se inscrever professores, com mais de 18 anos, que tenham concluído licenciatura – ensino superior – e que desenvolveram seus trabalhos como docentes titulares em turmas regulares na rede pública e privada, ou em escolas comunitárias ou filantrópicas de acesso público, sejam urbanas ou rurais.

Academia Mineira de Letras – Inscreva-se para o “Programa de Formação de Escritores”
O Programa de Formação de Escritores está com as inscrições abertas para o Ateliê de Leitura Sonora – uma experiência com “a leitura em voz alta”. O ateliê, desenvolvido pelo poeta, artista visual, sound designer, cantor, compositor, performador, ensaísta e editor Ricardo Aleixo inclui 10 encontros, com 2h30 de duração, às segundas feiras, na sede da AML. As inscrições vão até o dia 5 de junho e as aulas terão início no dia 11 de junho. faça o download da sua ficha de inscrição neste link e  envie o documento preenchido por e-mail, até 05 de junho de 2018, para academiamineira.letras@gmail.com.

Participe do nosso jornal enviando sua indicação ou comentário para o e-mail: jornalpepb@gmail.com

TIRINHA
Armandinho

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Diagramação: Diogo Nascimento e Maria G. Lara

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355