Maria G. Lara
Françoise dos Santos Clement, a Fran Clemente, apareceu no Instagram em abril de 2020, mais ou menos no início das medidas de isolamento provocadas pela pandemia do coronavírus. A influencer, que hoje tem mais de 50 mil seguidores na rede, aproveitou esse período pra olhar pra si, aproveitar a própria companhia e, é claro, fazer uma ou outra publi de serviços e produtinhos pra facilitar a vida dos seu público. Ela é geração saúde, espiritualizada – mas sem fanatismos -, vive uma vida equilibrada e sem excessos, sabe a importância de ter leveza, de se divertir sempre que possível.
O que não aparece no Instagram da Fran são as partes menos glamourosas de sua vida, como o marido infiel que estava na Itália quando a bomba do coronavírus estourou, a família podre de rica e podre no resto também, as empregadas domésticas que tiveram seus salários cortados pela metade ainda no início da pandemia. Esse lado da vida de Fran a gente conhece pelos traços e histórias de Triscila Oliveira e Leandro Assis, autores da série em quadrinhos Confinada. A série acompanha as histórias de Fran e Ju, empregada doméstica que aguentou os desmandes de Françoise ao longo de 2020 pra manter o próprio salário e o de suas colegas.
Confinadas na cobertura, uma mais do que a outra, as duas, com suas famílias e amigos, representam uma boa fatia da sociedade brasileira. Do drama de Fran na convivência com a família ao sofrimento de Ju longe de casa, algo de muitos de nós está sempre se vendo ali, em maior ou menor medida.
Leandro e Triscila, cada um com as próprias experiências, expõem as estruturas de raça, classe e gênero sobre os quais o Brasil se firma, registrados através da lente da pandemia e dos cenários por diversos atores sociais se situam. Da favela à cobertura com vista pro mar, a pandemia atingiu todo mundo – mas não em igual medida. Ler Confinada é quase uma experiência no limiar entre realidade e ficção, uma sequência constante de se chocar com o absurdo e então lembrar que o absurdo é aqui, o real e cotidiano.
Confinada está em sua reta final. Os 52 episódios publicados até agora estão reunidos no perfil de Leandro Assis no Instagram, com os mais antigos organizados em destaques nos stories. Pra quem quiser esperar pela publicação completa, os autores já anunciaram planos para o livro da série.