21762556 2016231431925763 5975103625368088848 O

Sentidos do Nascer inicia nova temporada de exposição em Belo Horizonte

Começou nesta semana uma nova temporada da exposição itinerante Sentidos do Nascer. Desta vez a exposição está no Parque das Mangabeiras e fica por lá até o dia 17 de dezembro.

Sentidos do Nascer está no Parque das Mangabeiras em Belo Horizonte até o dia 17 de dezembro

Nessa temporada a exposição conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, mais especificamente com o programa Escola Aberta. As atividades do programa escola aberta envolvem as famílias dos alunos e a comunidade. Através da parceria dezenas de estudantes de toda grande BH e suas famílias têm a chance de discutir diversas questões ligadas à gestação e ao nascimento. O coordenador do projeto, o professor Bernardo Jeffeson (UFMG), lembra que é importante trazer toda a comunidade para este diálogo, valorizando o parto normal e a redução de cesarianas desnecessárias. “Agora a maioria dos mediadores são educadores da escola aberta. Cada dia a exposição recebe 3 ônibus de escolas da região desses mediadores” conta o professor Bernardo Jefferson, destacando a conversa mais próxima entre visitantes e mediadores.

Foto: Divulgação

Sobre a exposição

Desde 2015, a exposição pretende contribuir para a mudança da percepção sobre a gestação e o nascimento. Tratando de assuntos que vão do planejamento ao momento do parto, a exposição traz uma reflexão sobre o comercialização do parto e o protagonismo equivocado do médico. Um ponto forte é o momento de empoderamento da mãe, quando ela é colocada como protagonista do parto, sendo ela quem decide como, quando e com quem gostaria de dar a luz. A exposição não deixa de lado também a necessidade de cesárias para salvar vidas.

 

Foto: Divulgação

 

Thacyane Martinelli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *