EntreMemórias – Carlos de Carvalho e Luciano Mendes

Entrememórias

Carlos Henrique de Carvalho

Luciano Mendes de Faria Filho

O projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022, vem promovendo várias ações no campo educacional brasileiro, tendo em vista a proposição de (re)pensar: a educação pública no país.

É com este horizonte que lançamos a sessão EntreMemórias, cuja a finalidade é discutir, sob diferentes ângulos, as relações entre educação e memória, pois nelas há uma atração que envolve e nos “seduz”, mas embora já saibamos que jamais teremos condições de conhecer plenamente as complexidades do “subterrâneo” das memórias.

É nesse “caleidoscópio” que temos a intenção de avançar na compreensão da realidade histórica-educacional, por meio das narrativas e interpretações que “esvaem” as muitas “memória anônimas” esquecidas ou silenciadas no curso do tempo histórico-educacional brasileiro, mas que podem (re) parecerem pelas “lentes do tempo presente”. Desta forma, essa sessão, que agora entra em cena, procura abordar o processo educativo em suas múltiplas formas – pela ação dos (as) professores(as); dos intelectuais, de âmbito local ou de projeção nacional; periódicos, especializados ou não; instituições escolares, das escolas isoladas às universidades; museus; livros; ou tudo que possa trazer à tona qualquer fragmento do passado educacional brasileiro “esculpido” pela complexidade das determinações políticas, econômicas e sociais, ou seja, por uma mediação construída historicamente no seio das relações do binômio educação e memória.

Além disso, pretende-se chamar a atenção para a relevância do papel da escola, do professor, dos periódicos, dos livros, etc. Enfim, toda ação que possibilitou a disseminação de propostas educacionais (formal ou não), isto é, a valorização do conhecimento e as formas para sua universalização na sociedade. Nessa perspectiva, o projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasi – 1822/2022, reitera seu compromisso social com a memória da educação brasileira e, ao mesmo tempo, a sessão EntreMemórias é mais uma importante ação na luta pela superação dos “esquecimentos” que ainda imperam entre os agentes responsáveis pelas políticas educacionais.

EntreMemórias busca estender olhares e apresentar outras dimensões para investigações, direcionadas a outros cenários, épocas e temáticas até então pouco privilegiadas. Assim, esta sessão pode promover aproximações da realidade educacional do país, pois a partir dela pode emergir nossos estudos, os quais podem desvelar as outras faces da constituição do sistema de instrução pública no Brasil, para além das análises macroestruturais (postura normalmente assumida pela chamada “historiografia tradicional”).

Portanto, o ofício do historiador, em suas várias perspectivas, possibilita trabalhar numa espécie de “movimento pendular”, no qual se promove as muitas tessituras do passado, à semelhança da arte tecelã de enredar os fios da urdidura e da trama, suscitando a análise pela pluralidade de argumentos produzidos pela nossa palavra, pela palavra do outro, pelo diálogo constituído de memória. Desta forma, nota-se um movimento de aproximação, ou melhor, de verdadeira “simbiose” entre os “fios recuperados das memórias” com a tarefa de reescrever “as histórias” – muitas vezes pessoas anônimas –; ou seja, nos envolvemos no movimento de tessitura da narrativa histórica pelas pesquisas que desenvolvemos e as que ainda estão sendo gestadas. Importa-nos, portanto, auscultar as diversas maneiras de pensar e agir em relação à história da educação, ao ensino e formação de professores, sobre o presente/passado vivido no momento da rememoração, pois esse movimento de afloramento do conteúdo advindo da reminiscência é possível pela análise e reflexão.

Portanto, convidamos todos: pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e de graduação, a contribuírem com EntreMemórias, encaminhando os seus textos sobre professores(as), intelectuais, periódicos, instituições escolares, museus, livros, etc., com, no máximo duas laudas e meia, com o objetivo de apresentar as muitas memórias ainda imersas nos “submundos” da história da educação brasileira. Assim, almejamos que os textos sobre as “memórias” da educação possam oferecer subsídios à compreensão do processo educativo brasileiro, bem como para a atuação dos educadores, tendo em vista, especialmente, o momento histórico atual, marcado por práticas sociais e educacionais que individualizam os sujeitos e secundarizam nossos passados histórico-educacionais, que compuseram a formação da sociedade brasileira.

E-mails para o envio das colaborações:

carloshcarvalho06@yahoo.com.br

carloshcarvalho2015@gmail.com

 

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