ED Nº 106 – 20/11/2015

Ano III – Edição 106 / sexta-feira,  20 de novembro de 2015 

Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir: uma visita, muitas ideias – Alexandre Fernandez Vaz  EXCLUSIVO

A recente onda de fanatismo ao qual estamos expostos surpreende os que ingenuamente deram como vencida uma batalha cultural que nem sempre é disputada à luz do dia.

Geração Moldada pelo terror: a educação e o choque de culturas – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO

Nós, professores, ignorantes da nossa própria cultura, ainda cremos em direitos universais, mas não somos capazes de redesenhar a visão que temos da história do nosso próprio país.

A universidade às avessas – Folha de Pernambuco

Qualquer universidade de prestígio é regida por princípios básicos que norteiam a meritocracia acadêmica. Entre estes princípios, a pesquisa científica assume um papel central, pois possui efeitos significativos sobre os demais. Produtividade científica permeia as atividades fim e o objetivo primordial formar bons profissionais com conhecimentos técnicos, filosóficos, científicos e artísticos que produzam muitos efeitos benéficos na sociedade.

As tragédias lentas e as abruptas – Apolo Heringer Lisboa

A tragédia da barragem de rejeitos da VALE/BHP (Samarco) em Mariana encheu de lama todo o leito do Rio Doce, inundando margens de lama pesada que tudo destruía e matava, pessoas, animais, peixes, deixando mais mortes ainda nas consequências que virão.

Reorganização em São Paulo – Educação em Pauta – Marcus Taborda 
Dezenove escolas em São Paulo estão ocupadas contra o fechamento de 94 unidades. O plano da Secretaria de Estado de Educação é unir nas mesmas escolas alunos de um mesmo ciclo. Na coluna Educação em Pauta o professor Marcus Taborda conversou com o jornalista Vinicius Luis sobre a luta dos alunos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *