Ano III – Edição 080 / quinta-feira, 30 de abril de 2015
Pátria Educadora é plano da presidente, diz Mangabeira – Jornal O Globo
A ausência do ministro Renato Janine Ribeiro (Educação) nos debates em torno do plano da “Pátria Educadora” foi criticada por entidades e especialistas durante a reunião convocada pelo governo para debater a proposta.
Violência da PM deixa mais de 200 feridos no Paraná – Carta Capital
A repressão da Polícia Militar do Paraná aos manifestantes que faziam ato nesta quarta-feira 29 no Centro Cívico, em frente à Assembleia Legislativa, em Curitiba, deixou ao menos 200 feridos, segundo o jornal Gazeta do Povo, sendo ao menos oito deles em estado grave.
Professores interditam rodovias em protestos no interior de SP – Jornal O Estado de São Paulo
Em greve há mais de 40 dias, os docentes querem reajuste de 75% e melhores condições de trabalho.
Ministro defende o bom uso de recursos públicos para educação – Revista Gestão Universitária“
Nós temos um caminho a seguir, o Plano Nacional de Educação (PNE), que foi amplamente discutido no Congresso Nacional e sancionado sem vetos pela presidenta”, disse o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, na reunião do Fórum Nacional de Educação (FNE) e coordenadores dos fóruns estaduais e distrital de educação, nesta quarta-feira, 29, em Brasília.
MEC alerta estados e municípios para elaboração dos planos de educação no prazo – Portal JC Notícias
Estados e municípios têm prazo de apenas um mês para elaborar seus planos de educação, conforme determina o Plano Nacional de Educação (PNE) do Ministério da Educação (MEC), aprovado em junho de 2014. No entanto, até fevereiro deste ano, apenas 55 dos 5.570 municípios brasileiros tinham finalizado o plano, bem como três das 27 unidades federativas.
CCJ da Câmara aprova acesso a notas para todos os vestibulandos – Portal G1
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28), em caráter conclusivo, projeto de lei que concede a todos os vestibulandos – inclusive os reprovados no processo seletivo – acesso à classificação e às notas nas provas.
Ji-Paraná: Município é referência nacional em Educação – Portal SGC (RO)
A ênfase na formação é uma das medidas que levou à melhoria da aprendizagem dos alunos do município, que hoje tem o melhor Ideb do Estado, de 6,3 – desempenho seria a meta municipal para 2021 e supera o 5,1 de Rondônia.
Paralisação na capital: Sindicato estima que 85% das escolas e Cmeis devem fechar; Segundo presidente, meritocracia é prejudicial à Educação – Jornal Conexão Tocantins
A Educação no Tocantins está numa semana de mobilização e paralisação aderindo à orientação da Confederação Nacional da Educação.
Professores cogitam greve após protesto sem retorno de secretários – Jornal Correio do Povo (RS)
Cpers pede que governo gaúcho pressione o Congresso Nacional para liberação de royalties do petróleo.
Educação é alternativa à redução da maioridade penal, diz Antonieta – Portal Campo Grande News
A deputada estadual Antonieta Amorim (PMDB) ocupou a tribuna na manhã desta quarta-feira para expor seu posicionamento contrário à proposta de redução da maioridade penal que tramita no Congresso.
UFMG na lista das 100 melhores do mundo – Jornal Hoje em Dia
Os rankings tomam por base índices de citações de pesquisas, além de estudos de reputação entre empregadores e acadêmicos. O trabalho é realizado pelo QS desde 2011.
MEC lamenta fatos ocorridos nos últimos dias em Curitiba – Portal MEC
O Ministério da Educação lamenta os fatos ocorridos recentemente em Curitiba e reitera a convicção de que o diálogo é o caminho para solucionar os conflitos.
Nota de Repúdio da ANPEd – A democracia ferida no Paraná – Notícias ANPED
A Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) vem a público expressar o seu repúdio ao Governo do Estado do Paraná que lançou tropas da Polícia Militar sobre manifestantes contrários à política do governo daquele estado.
Plano é para ‘sacudir a mediocridade’ na educação, diz Mangabeira – Folha de São Paulo
O ministro participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (29), por cerca de três horas. Mangabeira indicou o que o seu ministério está fazendo para pôr em prática o lema do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, Pátria Educadora.
Do lixão ao doutorado: “Eu era um ser invisível”, diz ex-catador de reciclagem – Último Segundo
Dorival Gonçalves dos Santos, de 32 anos, passou quase um terço da vida recolhendo lixo para sobreviver e agora está prestes a concluir o doutorado em uma universidade pública
Governo do DF proíbe que professores falem com a imprensa sem autorização –Portal UOL
A SEDF (Secretaria de Educação do Distrito Federal) lançou uma circular (carta destinada a setores internos) proibindo que professores, diretores e funcionários públicos deem entrevistas para a imprensa sem a autorização expressa da Assessoria de Comunicação do Órgão. A ordem, que foi publicada no dia 23 de abril, também proíbe o acesso da imprensa a escolar sem autorização prévia.