Bicentenário em Foco

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Bicentenário em Foco

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O projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022, como anunciado em seu título, tem como um dos seus principais objetivos refletir acerca das questões do bicentenário da Independência. Desde as primeiras elaborações, nos idos de 2006, propunha-se colocar esse marco sob os holofotes para dar vista à responsabilidade social da Universidade na produção e popularização do conhecimento, pensando projetos que estimulassem a reflexão sobre a contribuição da Educação para a construção de um país justo, igualitário e mais plural. Acima de tudo, a principal pauta, foi construída na defesa da ideia de que a Educação Pública é um direito social imprescindível para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e de maior protagonismo no processo democrático.

Pensar a pauta educativa, a partir dos 200 anos de Independência do Brasil, é tarefa que exige um mergulho profundo nas diferentes realidades de cada região brasileira, assim como nas mais variadas formas de escolarização e experiências de educabilidade. Essa reflexão, às vésperas do bicentenário da Independência, nos leva a pensar nos caminhos percorridos até aqui e as possibilidades, por meio da educação, de criarmos bases sólidas para uma sociedade democrática.

A mobilização das memórias e das histórias se fez tendo em vista, fundamentalmente, as disputas pelo presente. É preciso, pois, dar uma visibilidade pública, cada vez maior, a essas disputas para criarmos condições de pensarmos e produzirmos “tempos presentes” mais plurais e democráticos. É com este intuito que, neste número, inauguramos, aqui, no jornal Pensar a Educação em Pauta, a coluna Bicentenário em Foco para problematizar as diversas faces dessa efeméride/acontecimento, com um corpo editorial composto por muitas mãos, fruto de uma parceria entre o Pensar a Educação/UFMG – MG, o GRUPPHED/UESC – BA e o NEPHE/UERJ – RJ.

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