Ciências na Escola, do MCTIC, excluirá ciências humanas e sociais.

 

Por Luciano Mendes

Incluído como uma das ações prioritárias dos 100 dias do governo Bolsonaro, o Programa Ciências na Escola, em elaboração no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, não incluirá as Ciências Humanas e Sociais.

Segundo vári@s pesquisadores que têm participado de reuniões com o Secretario de Pesquisa do MCTIC, o pesquisador Marcelo Morales, o programa prevê apoiar projetos de pesquisa em interface com a escola básica visando melhorar o ensino de ciências na escola. No entanto, afirmam esses interlocutores, segundo as palavras de Marcelo Morales as CHS não serão contempladas.

Essa não é a primeira vez que as CHS ficam de fora de importantes iniciativas no âmbito da C&T. Também ficaram de fora do programa Ciências Sem Fronteiras, elaborado e implementado nos governos Dilma, e que visava aumentar a internacionalização das ciências brasileiras.

Ou seja, essa visão tacanha de ciências e o menosprezo pelas ciências humanas e sociais não é coisa apenas dos bolsominions; é cultivada também por parte da comunidade científica.

Como o Edital de financiamento ainda está em elaboração, pode ser que a pressão das instituições científicas das CHS, que representam quase 40% da comunidade científica brasileira, possa mudar esse quadro.

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *