Educação pela Democracia

A relação entre educação e política e o papel da escola na construção de uma sociedade democrática serão tema do Seminário Anual do Pensar a Educação Pensar o Brasil no dia 25 de outubro



Quais os desafios da educação na construção de uma sociedade democrática? Quais ações estão sendo realizadas para fortalecer a democracia no ambiente escolar? Essas e outras questões serão discutidas na próxima conferência do Seminário Anual do Pensar a Educação Pensar o Brasil que trata ao longo deste ano sobre o tema Mídias Educação e Espaço Público.

Nossos convidados Ademilson Soares (FAE/UFMG) e Marina Murphy (SEDUC/MA) vão discutir o tema Educação política na contemporaneidade: o compromisso com a construção do mundo comum. A proposta do debate é apresentar a contemporaneidade a partir da visão de Giorgio Agambem, pensando na relação com as mídias, e como isso, se articula com as diferentes esferas da sociedade, em particular na educação. A partir disso, será proposta uma reflexão acerca da importância das iniciativas na área da educação política, e como a educação para democracia se coloca como resistência a um discurso autoritário e neoconservador, a fim de fortalecer o mundo público.

 

Ademilson Soares, o Paco, é Professor Associado da Faculdade de Educação da UFMG e do Programa de Pós-Graduação na mesma instituição. É graduado em Filosofia com Doutorado em Educação. Hoje atua nas áreas de infância, criança, educação infantil, filosofia, filosofia política, ética, políticas educacionais e formação de professores.

 

Marina Murphy é professora de Sociologia do Ensino Médio na Secretaria de Educação do Estado do Maranhão. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e é especialista em Violência na Escola pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Também é especialista em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina pelo Conselho Latinoamericano em Ciências Sociais.

A conferência dialoga com o número especial da Revista Brasileira de Educação Básica “Educação e Democracia” que também será lançada no dia 25 de outubro. 

A conferência do dia 25 de outubro será às 19h no Auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação da UFMG. O debate terá transmissão ao vivo pelo canal do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil no YouTube.

Aguardamos todos para que possamos dialogar sobre a relação entre educação e política na construção de uma sociedade democrática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *