Movimento UFMG Centenária

UFMG
Por Luciano Mendes de Faria Filho

 

Ao iniciar as comemorações dos 90 anos, fico pensando em como será a UFMG centenária que queremos e como fazer para realizá-la. O centenário, para uma instituição do porte da UFMG, não está longe, está logo ali na esquina do tempo (e o tempo, diz o ditado popular, não é como o trem que apita na curva!).
E aí me perguntam como e o que fazer. Andei pensando: nesses tempos de distopias em que vivemos, nada como um pouco de utopia para temperar!
Outro dia escrevi um texto para o Boletim da UFMG sugerindo que a UFMG, em seus 89 anos, se dê de presente para a cidade! Agora, poderíamos pensar que a UFMG, que somos nós, poderia se dar de presente um Projeto de Universidade Centenária.Quem sabe a gente não organizaria um coletivo amplo, plural e diverso para pensarmos a UFMG do Centenário que queremos? Poderíamos envolver os coletivos da UFMG e todos aqueles outros coletivos que conosco se relacionam na cena da cidade, do país e do mundo. Uma Comissão ampla que organizaria o movimento, com uma pequena estrutura de apoio etc e tal.
Penso que o ideal seria que, para fugir às vicissitudes da administração universitária e das políticas educacionais do momento, esse movimento certamente poderia (deveria!) ter o apoio da Administração Central e das demais instituições que compõem a universidade (APUB, DCE etc), mas não estaria diretamente sob “jurisdição” das mesmas. Teria liberdade e não seria pragmática e sim programática!
Poderíamos, ao final, terminar com um grande Congresso Universitário de reinvenção da UFMG e oferecer o resultado do trabalho a quem estivesse á frente da Instituição. Ou, ainda, utilizar os resultados do trabalho do Movimento UFMG Centenária para pautar as eleições daqueles que pleitearem estar à frente da Universidade durante os festejos do Centenário.
Sei que é uma utopia, mas se fosse pra ser realista e pragmático apenas não valeria a pena ter começado a sonhar, não é mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *