Moderno, modernidade e modernização: A educação nos projetos de Brasil – séculos XIX e XX – Dimensões teórico-metodológicas – Volume 5

Organizadores: Natália Gil, Raylane Navarro Barreto e Rosana Areal de Carvalho

Série Estudos Históricos

“Em um país como o Brasil, em um momento no qual as bases da atuação política estão mais uma vez sob suspensão e risco, inquerir os sentidos da política como prática e como conceito parece urgente. Sobretudo em uma iniciativa que se incube de discutir os “projetos de Brasil” em Perspectiva histórica. Afinal, os eventos recentes que têm nos afetado não são episódios novos ou inusitados na nossa história política, e estão anunciados à algumas décadas. Claro, bem sabemos que o campo acadêmico em geral, e os historiadores, em especial, aqui incluidos os que se ocupam da história da Educação, não são pródigos do enfrentamento de problemas de ordem política – mesmo como objeto de estudo – e este não é o melhor espaço para elencarmos os motivos para que isso seja assim. Também não se trata de colocar a produção acadêmica incluindo a dos historiadores esquematicamete a serviço da política. Mas olhando para a produção do grupo, aqui parcialmente expressa, e a sua disposição para autocrítica, somos tentados a amplificar algumas cíticas.”

Marcus Aurélio Taborda de Oliveira

 

ISBN: 9788571606975

Formato: 16×23

Nº de Páginas: 176

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