Inscrições para o Seminário PEPB

Até amanhã, dia 8 de março é possível fazer a inscrição no XII Seminário Anual do Pensar a Educação, Pensar o Brasil como disciplina isolada. Com o tema “Mídias, Educação e Espaço Público” o Seminário se organizará por meio de 4 conferências que acontecerão no decorrer do primeiro semestre do ano letivo.  Tais conferências têm por objetivo refletir sobre como a educação é mobilizada nos diversos suportes de comunicação. Com isto, buscamos identificar qual o papel que as mídias desempenham na construção do espaço público disputando os sentidos sobre a educação.

Partimos do papel atribuído à educação no espaço público como força retórica e argumentativa na construção de justificativas políticas e econômicas dos problemas e das soluções para as grandes questões do país. Estas justificativas estão presentes nos diversos campos de atuação e encampam diagnósticos de crise, projetos de desenvolvimento, planos de modernização, justificativas para o atraso do país, etc. Além de serem capazes de encaminhar ações, projetos e intervenções na sociedade e no estado. Por outro lado, a educação, em sua dimensão de trabalho e organização, é relegada a posições secundárias nas políticas públicas de estados, municípios e no âmbito federal, assim como, seus atores profissionais da educação, pesquisadores em educação, estudantes, etc.  

Este papel atribuído à educação, em nosso entendimento, contribui para o esvaziamento da educação em sua dimensão profissional, intelectual e institucional e nos lança a questionar como os meios de comunicação, que são parte do espaço público, contribuem para a consolidação retórica da educação. Neste sentido, lançamos alguns questionamentos acerca da relação que as mídias estabelecem com a educação no sentido de ampliar a questão dentro do campo da comunicação social.

A disciplina se propõe a apresentar as disputam que se estabelecem sobre os sentidos da educação no espaço público por meio da análise das formas como as diferentes mídias focam a questão da educação.

As inscrições podem ser realizadas através do sia do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *