Nova edição da Revista Brasileira de Educação Básica apresenta experiências de educação dentro e fora das escolas

Acaba de ser lançado o n.7 da Revista Brasileira de Educação Básica (RBEB). Este número apresenta dez artigos que trazem diferentes temas de interesse de professores. Destacamos o vídeo com Nayara Garófalo, Rafael Barros e Juarez Dayrel sobre o carnaval em Belo Horizonte, chamando atenção dimensão educativa das ações políticas realizadas pelos jovens durante o carnaval e para além dele.

Contamos nesta edição com dez trabalhos de autores que se vinculam a instituições escolares nos estados do RJ, MS, RS e MG. Estes trabalhos enfatizam apostas que visam à inclusão dos sujeitos dentro do espaço escolar, mas sobretudo ao acesso destes sujeitos à aprendizagem . A RBEB traz dois textos com contribuições teóricas para reflexões em torno da escassez de produções sobre a superdotação e dupla excepcionalidade; e também sobre as contribuições da Pedagogia Social para a existência da concepção contemporânea de Educação Integral.

Os textos apresentam experiências de aprendizagem que chamam atenção para trabalhos por meio de projetos interdisciplinaresjogos para o ensino de História, o uso da história da ciência para o ensino de ciências e atividades extracurriculares na educação especial. O numero ainda apresenta textos que relatam resultados de pesquisas. Dois deles referentes à análise de recursos para a aprendizagem na escola – um Laboratório de ensino de Matemática e a imprensa como fonte histórica. As outras duas pesquisas são referentes à análise de programas institucionais específicos – o Programa de Iniciação Científica Júnior da UFMG e o subprojeto PIBID Ciências Naturais, desenvolvido em uma escola municipal de Santo Antônio de Pádua no Rio de Janeiro.

Boa leitura e contribua com comentários!