Mídias, Educação e Espaço Público

O Seminário Anual do Pensar a Educação, Pensar o Brasil apresenta para o ano de 2018 o tema: Mídias, Educação e Espaço Público.

O Seminário se organizará por meio de 8 conferências durante todo ano letivo com o objetivo de refletir sobre como a educação é mobilizada nos diversos meios de comunicação. Com isto, buscamos identificar qual o papel das mídias na construção do espaço público de disputa de sentidos sobre a educação.

Questionamos o papel atribuído à educação como força retórica e argumentativa no processo de construção de justificativas políticas e econômicas dos problemas e soluções para as grandes questões do país. Estas justificativas estão presentes em diversos campos de atuação e encampam diagnósticos de crise, projetos de desenvolvimento, planos de modernização, razões para o atraso do país, etc.

Por outro lado, a educação, em sua dimensão de trabalho e organização, é relegada a posições secundárias nas políticas públicas de estados, municípios e da União, assim como seus atores, professores, gestores, pesquisadores, estudantes, etc. Neste sentido, questionamos o que leva à mobilização retórica da educação e como as mídias têm contribuído para a consolidação de justificativas e argumentos que esvaziam a educação de sua dimensão profissional, intelectual e institucional. Também interrogamos como as mídias comunicam sobre a educação e como o debate sobre a educação se estabelece no espaço público através das mídias.

Assim será possível apresentar algumas das várias disputas que se estabelecem sobre os sentidos da educação no espaço público.