Divulgação científica: novos horizontes

Organizadores: Vanessa Fagundes e Maurício Guilherme Silva Jr.

Série Diálogos

O livro digital é uma publicação da Mazza Edições, com financiamento da FAPEMIG, e integra a Série Diálogos, da Coleção Pensar a Educação Pensar o Brasil. O e-book é resultado do trabalho e das discussões realizadas no âmbito do projeto Minas Faz Ciência, entre janeiro de 2014 e dezembro de 2016. Ele é dividido em duas partes. Na primeira, são apresentadas análises sobre os veículos de comunicação e as mídias sociais do projeto, além de um artigo sobre a utilização estratégica do designnas ações de divulgação científica. A segunda parte traz questões mais amplas relacionadas à comunicação da ciência e suas possibilidades em diferentes plataformas, como rádio e internet, por exemplo.

Ao todo, são dez artigos, assinados por 13 profissionais. “Divulgação da ciência é um tema importante, que deve ser discutido não apenas por profissionais da comunicação, mas por todos os envolvidos com a atividade científica. A proposta da publicação é discutir possibilidades e incentivar a reflexão sobre o tema”, comenta Vanessa Fagundes, assessora de comunicação da FAPEMIG e coordenadora do projeto Minas Faz Ciência, que assina como organizadora ao lado de Maurício Guilherme Silva Jr., professor, jornalista e editor da revista Minas Faz Ciência.

O prefácio é assinado por Yurij Castelfranchi, professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da Universidade Federal de Minas Gerais. Segundo o professor “este livro, em sua variedade de abordagens, de temas e de ideias novas, é extremamente útil para o profissional da comunicação e fornece uma contribuição, tão necessária, à literatura acadêmica sobre comunicação pública da ciência e da tecnologia”.

Faça o download.