Foto: Pedro Cabral

A Universidade e a Cidade

Desde 2007 o projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil: 1822-2022” convida pesquisadores de diversas áreas para realizar seminários sobre temas da educação brasileira. Em 2017 o tema escolhido foi “Universidade e a Cidade”.

Durante todo primeiro semestre, quatro pesquisadores promoveram debates sobre a relação das instituições acadêmicas com o ambiente urbano onde elas se encontram.

A primeira conferência, no dia 30 de março foi com o  o professor da Universidade de São Paulo Franklin Leopoldo e Silva que discutiu a “Universidade e Educação Republicana”. A segunda conferencia foi com a professora Denise Morato da UFMG, no dia 27 de abril. A professora da Escola de Arquitetura destacou a Universidade e a Cidade como lugares da experiência do pensamento. A terceira com o professor Roberto Leher, reitor da UFRJ, que destacou o papel da universidade na tecitura social. E quem encerrou as atividades do primeiro semestre foi a professora da Heloisa Buarque de Holanda, que apresentou um pouco do projeto da Universidade das Quebradas.