Impasses e desafios à organização da instrução pública primária no Brasil (1890-1930)

Autor(es): Carlos Henrique de Carvalho, Ana Emília Cordeiro Souto Ferreira

Série Estudos Históricos

Este livro procura apresentar as questões que nortearam a disseminação do ideário republicano, constante nas mensagens dos presidentes dos estados de São Paulo, Rio Grande do Norte e Paraná, bem como a legislação educacional derivada no âmbito dos princípios da Primeira República, entre 1890 a 1930, tendo nas escolas primárias um dos seus principais vetores. Nesse sentido, o mapeamento da constituição do ensino primário em cada um desses estados configurou-se necessário, ao possibilitar análises em torno da educação, o que pode levar à compreensão do referido ideário, ao incorporar a necessidade de se estabelecer o ensino primário no país, com vistas a estabelecer o projeto “civilizador”, ao eleger estratégias de intervenção estatal nos cenário educacional, isto é, “civilizar” as classes populares representava condição sine qua non para forjar, pelo menos nos relatórios do presidente e de estados, a “modernidade à brasileira.”

 

ISBN: 978-85-7160-680-7

Formato: 16×23

Nº de Páginas: 144